22/02/2011
Rita Roger Mariano
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os fenômenos da natureza |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Objetos e processos de transformação |
Conversar sobre a importância de se respeitar o meio ambiente e de se preservar a natureza, entendendo que tais ações fazem parte do currículo da escola e que contribuem para a formação integral de nossas crianças.
1º momento: SENSIBILIZAÇÃO: Professor, para Iniciar o assunto você pode utilizar uma contação de história de sua preferência. Minha sugestão é o livro"CHICO PAPELETA E A RECICLAGEM DE PAPEL" de Neireide Schilaro Santa Rosa.
Sinopse: Chico Papeleta, um menino feito de papel, conta a história do papel e suas aplicações nas artes visuais e em nosso cotidiano. Consciente do quanto a fabricação de papel pode ser prejudicial à natureza se não forem tomados certos cuidados, ele nos dá uma verdadeira aula de cidadania quando explica de que forma podemos contribuir para a reciclagem do papel e, assim, ajudarmos a preservar a natureza.
2º momento: HORA DO RECONTO. Instigue as crianças a falarem sobre o que compreenderam da historinha. Não se esqueça de estimular a fala de todos. Em seguida, proponha um registro de sua preferência, pode ser pintura, modelagem ou desenhos. Aproveite para explicar passo a passo porque é importante reciclar materiais. As crianças precisam saber o porque das coisas para fazê-lo. É necessário fazê-las entender que a reciclagem existe para evitar a destruição do nosso meio ambiente.
3º momento: COMO EXPLORAR O TEMA "RECICLAGEM" COM AS CRIANÇAS?
Para esse momento você pode utilizar diversos elementos de forma lúdica e envolvente. Minha sugestão é o vídeo: Coleta Seletiva que pode ser baixado no endereço :
http://www.youtube.com/watch?v=ewiInMdmYiM&NR=1
Depois de assistir ao vídeo converse com as crianças e descubra se perceberam como selecionar o lixo e onde devemos depositá-lo. Os resíduos podem ser separados em cinco grupos: papel, vidro, metal, plástico e orgânico. Existem então, cinco tipos de lixeiras onde devemos jogar o lixo.
1- Lixeira azul: destinado para papel e papelão.
2- Lixeira verde: destinado para vidros, cristal.
3- Lixeira vermelha: para embalagens de plástico.
4- Lixeira amarela: para as embalagens de metal e aço.
5- Lixeira marrom: para o lixo orgânico (restos de comida, plantas, terra etc.)
4º momento: ENVOLVENDO OUTRAS TURMAS ESCOLA
Professor, estimule as crianças a divulgar suas descobertas com outras turmas, assim você terá a oportunidade de trabalhar diversas linguagens com as crianças e contribuir ainda mais com o desenvolvimento de cada uma. Para esta etapa, vocês podem organizar encontros entre os grupos em que seu grupo falará sobre as descobertas feitas até agora e convidar as demais turmas para participar da coleta seletiva do lixo na escola. Veja quantas possibilidades você terá: Linguagem oral: explorar a capacidade de expressão das crianças; Linguagem escrita: confeccionar cartazes escritos e ilustrados pelas crianças para levar nos encontros. Linguagem plástica: utilizar diferentes formas de registrar com pinturas, colagens, modelagens etc. Você ainda poderá utilizar outros recursos, seja criativo.
Cada sala deverá separar o lixo coletado, acondicionando-o em sacos plásticos e guardados na própria escola.
5º momento: EFETIVANDO AÇÕES
Entre em contato com empresas e catadores que fazem esse tipo de coleta em sua cidade e junto com as crianças, encaminhe o lixo reciclável. Porém, é importante ter atenção: as crianças devem participar e entender todo o processo.
6º momento: GENERALIZANDO O CONHECIMENTO CONSTRUÍDO
Pesquise e descubra locais em sua cidade que trabalham com reciclagem e selecionam materiais. Programe um trabalho de campo que contemple um ou mais espaços. Os trabalhos de campo mobilizam as crianças para o conhecimento e contribuem para que relacionem o que aprendem na escola com o que vivem na sociedade. Vale muito a pena investir nesses momentos. Se necessário conte com o apoio das famílias para acompanhar o trabalho.
7º momento: Convide os pais para uma oficina com materiais recicláveis. As oficinas podem contemplar: criação de brinquedos, móbiles, artesanatos, papel etc. Dê ênfase na reciclagem do papel. Para essa oficina, utilize os papéis separados por todas as crianças durante o desenvolvimento das atividades.
Como reciclar papel:
Material necessário
Modo de fazer
Para saber mais sobre a reciclagem do papel visite o endereço:
http://www.fazendapassaredo.com/como-reciclar-papel.html
Depois que o papel reciclado estiver seco, produza com as crianças algo que possa fazer parte do cotidiano da turma, pode ser um quadro com desenhos de todos, um cartão para presentear alguém querido pela turma, ou outra coisa escolhida pelo grupo. O importante é que as crianças compreendam todo o processo da reciclagem e que utilizem o papel feito por elas para algo interessante.
Depois exponha na escola os materiais construídos pelos pais e as crianças. Muitas vezes, há entre os pais, artistas que já trabalham com esse tipo de projeto e, se você professor valorizar as contribuições das famílias, terá grandes parceiros durante todo o ano letivo.
Materiais utilizados:
Sugestão para o professor:
Acesse...
www.suapesquisa.com/reciclagem
Acesse também o vídeo: Reciclagem de papel no endereço: http://www.bing.com/videos/search?q=reciclagem+de+papel&pc=conduit&ptag=A114E296DDC354D68BDF&conlogo=CT2233703&mid=CD156A0EB8CCE5B4CD98CD156A0EB8CCE5B4CD98&FORM=LKVR2#
A avaliação deverá ser contínua, com registros diários sobre o desenvolvimento das crianças em relação as atividades realizadas, observando como foi a evolução pessoal no processo de conscientização sobre a importância da reciclagem.
Quatro estrelas 4 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
25/10/2011
Cinco estrelasParabéns muito criativo assim de uma forma divertida aprendem a valorizar o que Deus nos deu...
19/09/2011
Quatro estrelasA aula é muito interessante, visa conscientizar os alunos da importância de reciclar e suas diferentes etapas.
28/07/2011
Cinco estrelasamei ! queria que me mandassem sempre que puderem sugestões de aulas.
02/06/2011
Cinco estrelasEsta aula serve para o aluno saber a importância da reciclagem .