Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Reciclagem do papel

 

22/02/2011

Autor e Coautor(es)
Vanessa Salum Cabral Galvão
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Rita Roger Mariano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Educação Infantil Natureza e sociedade Os fenômenos da natureza
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Educação Infantil Natureza e sociedade Objetos e processos de transformação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  •   Construir consciência sócio ambiental e prática da cidadania por meio da educação.
  •   Possibilitar as trocas de informações entre os colegas e o professor sobre o papel.       
  •   Conhecer  as etapas mais importantes na reciclagem do papel: a separação do lixo e a coleta seletiva.  
  •   Perceber que o uso racional e a reciclagem do papel podem reduzir a derrubada de árvores.  
Duração das atividades
7 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conversar sobre a importância de se respeitar o meio ambiente e de se preservar a natureza, entendendo que tais ações fazem parte do currículo da escola e que contribuem para a formação integral de nossas crianças.

Estratégias e recursos da aula

1º momento: SENSIBILIZAÇÃO: Professor, para Iniciar o assunto você pode utilizar uma contação de história de sua preferência. Minha sugestão é o livro"CHICO PAPELETA E A RECICLAGEM DE PAPEL" de Neireide Schilaro Santa Rosa.

Capa do livro

Sinopse: Chico Papeleta, um menino feito de papel, conta a história do papel e suas aplicações nas artes visuais e em nosso cotidiano. Consciente do quanto a fabricação de papel pode ser prejudicial à natureza se não forem tomados certos cuidados, ele nos dá uma verdadeira aula de cidadania quando explica de que forma podemos contribuir para a reciclagem do papel e, assim, ajudarmos a preservar a natureza.

2º momento: HORA DO RECONTO. Instigue as crianças a falarem sobre o que compreenderam da historinha. Não se esqueça de estimular a fala de todos. Em seguida, proponha um registro de sua preferência, pode ser pintura, modelagem ou desenhos. Aproveite para explicar passo a passo porque é importante reciclar materiais. As crianças precisam saber o porque das coisas para fazê-lo. É necessário fazê-las entender que a reciclagem existe para evitar a destruição do nosso meio ambiente.

3º momento: COMO EXPLORAR O TEMA "RECICLAGEM" COM AS CRIANÇAS?

Para esse momento você pode utilizar diversos elementos de forma lúdica e envolvente. Minha sugestão é o vídeo: Coleta Seletiva que pode ser baixado no endereço : http://www.youtube.com/watch?v=ewiInMdmYiM&NR=1 

http://www.youtube.com/watch?v=ewiInMdmYiM&NR=1

 

Depois de assistir ao vídeo converse com as crianças e descubra se perceberam como selecionar o lixo e onde devemos depositá-lo. Os resíduos podem ser separados em cinco grupos: papel, vidro, metal, plástico e orgânico. Existem então, cinco tipos de lixeiras onde devemos jogar o lixo.

1- Lixeira azul: destinado para papel e papelão.

2- Lixeira verde: destinado para vidros, cristal.

3- Lixeira vermelha: para embalagens de plástico.

4- Lixeira amarela: para as embalagens de metal e aço.

5- Lixeira marrom: para o lixo orgânico (restos de comida, plantas, terra etc.)

  • Após esse momento, organize com às crianças os recipientes, trabalhando com as cores de cada uma ( caixa de papelão pintada e identificada para serem colocadas no pátio da escola e nas salas de aula).

4º momento: ENVOLVENDO OUTRAS TURMAS  ESCOLA

Professor, estimule as crianças a divulgar suas descobertas com outras turmas, assim você terá a oportunidade de trabalhar diversas linguagens com as crianças e contribuir ainda mais com o desenvolvimento de cada uma. Para esta etapa, vocês podem organizar encontros entre os grupos em que seu grupo falará sobre as descobertas feitas até agora e convidar as demais turmas para participar da coleta seletiva do lixo na escola. Veja quantas possibilidades você terá: Linguagem oral: explorar a capacidade de expressão das crianças; Linguagem escrita: confeccionar cartazes escritos e ilustrados pelas crianças para levar nos encontros. Linguagem plástica: utilizar diferentes formas de registrar com pinturas, colagens, modelagens etc. Você ainda poderá utilizar outros recursos, seja criativo.

Cada sala deverá separar o lixo coletado, acondicionando-o em sacos plásticos e guardados na própria escola.

5º momento: EFETIVANDO AÇÕES

Entre em contato com empresas e catadores que fazem esse tipo de coleta em sua cidade e junto com as crianças, encaminhe o lixo reciclável. Porém, é importante ter atenção: as crianças devem participar e entender todo o processo.

6º momento: GENERALIZANDO O CONHECIMENTO CONSTRUÍDO

Pesquise e descubra locais em sua cidade que trabalham com reciclagem e selecionam materiais. Programe um trabalho de campo que contemple um ou mais espaços. Os trabalhos de campo mobilizam as crianças para o conhecimento e contribuem para que relacionem o que aprendem na escola com o que vivem na sociedade. Vale muito a pena investir nesses momentos. Se necessário conte com o apoio das famílias para acompanhar o trabalho.

7º momento: Convide os pais para uma oficina com materiais recicláveis. As oficinas podem contemplar: criação de brinquedos, móbiles, artesanatos, papel etc. Dê ênfase na reciclagem do papel. Para essa oficina, utilize os papéis separados por todas as crianças durante o desenvolvimento das atividades.

Como reciclar papel:

Material necessário

  • Liquidificador
     
  • Rolo de macarrão ou garrafa de vidro
     
  • Peneira circular de 20 centímetros de diâmetro
     
  • Bacia na qual caiba a peneira
     
  • Pedaço de madeira lisa
     
  • 1 litro de água
     
  • 8 colheres de sopa de amido
     
  • 20 a 30 folhas de folhas usadas ou revistas
     

Modo de fazer

  1. Rasgue as folhas de papel em pedaços bem pequenos.
     
  2. Coloque no liquidificador o papel picado, água e amido de milho, batendo por 2 minutos.
     
  3. Após desligar o liquidificador, verifique se o conteúdo tem a aparência de uma massa pastosa. Caso a massa formada esteja muito líquida, colocar mais papel picado e amido de milho e bater novamente a mistura. Despeje a mistura na bacia somente quando ela estiver bem pastosa.
     
  4. Mergulhe a peneira nessa mistura de modo que parte dela forme uma camada na peneira.
     
  5. Retire a peneira com a mistura.
     
  6. Deixe secar ao sol. Antes que a massa seque totalmente, retire-a da peneira e coloque-a sobre um pedaço de madeira bem liso.
     
  7. Estique a massa com um rolo de macarrão, deixando-a bem fina. Não havendo um rolo de macarrão, use uma garrafa de vidro. Tome cuidados para que a garrafa não quebre em suas mãos.
     
  8. Coloque a mistura bem esticada de novo ao sol, para secar totalmente. Quando a massa esticada estiver bem seca, ela se soltará da tábua. Obtemos dessa forma uma folha de papel reciclado.
     

Para saber mais sobre a reciclagem do papel visite o endereço:

http://www.fazendapassaredo.com/como-reciclar-papel.html 
 

Depois que o papel reciclado estiver seco, produza com as crianças algo que possa fazer parte do cotidiano da turma, pode ser um quadro com desenhos de todos, um cartão para presentear alguém querido pela turma, ou outra coisa escolhida pelo grupo. O importante é que as crianças compreendam todo o processo da reciclagem e que utilizem o papel feito por elas para algo interessante.

 

Depois exponha na escola os materiais construídos pelos pais e as crianças. Muitas vezes, há entre os pais, artistas que já trabalham com esse tipo de projeto e, se você professor valorizar as contribuições das famílias, terá grandes parceiros durante todo o ano letivo.

Materiais utilizados:

  • Livros infantis.  
  • Materiais recicláveis: Caixa de papelão, pote plástico, garrafas pets, rolinhos de papel higiênico, caixas de papelão de diferentes tamanhos, tampas plásticas de todos os tamanhos e cores etc.
  • Tinta.
Recursos Complementares
Avaliação

 

A avaliação deverá ser contínua, com registros diários sobre o  desenvolvimento das crianças em relação as atividades realizadas,  observando como foi a evolução pessoal no processo de conscientização sobre a importância da reciclagem.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 4 classificações

  • Cinco estrelas 3/4 - 75%
  • Quatro estrelas 1/4 - 25%
  • Três estrelas 0/4 - 0%
  • Duas estrelas 0/4 - 0%
  • Uma estrela 0/4 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.