Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A Ilustração e suas funções na sociedade contemporânea

 

21/02/2011

Autor e Coautor(es)
Frederico Marcelo Crochet
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Nelson Vieira da Fonseca Faria

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Apreciação significativa em artes visuais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Evidenciar a Presença e a importância da ilustração nos cotidiano dos alunos.

Conceituar a ilustração, Suas características e aplicações.

Desenvolver trabalhos onde a ilustração se faz presente.

Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não é necessário conhecimento prévio.

Estratégias e recursos da aula

Aula 1:

 O professor introduzirá o tema perguntando aos alunos: O que é ilustração? Após ouvir as respostas ele apresentará o texto ilustração contido na wikipédia http://pt.wikipedia.org/wiki/Ilustração (acessado em 10/02/2010). É importante exemplificar  com imagens (impressas ou projetadas) o uso da ilustração e discutir suas várias funções com os alunos. O professor pode apresentar outras funções da ilustração além das referenciadas a seguir.  

Cartaz

http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.ccs.saude.gov.br/revolta/images/cartazes/Cartaz-VacinacaoG.jpg&imgrefurl=http://www.ccs.saude.gov.br/revolta/cartazes.html&usg=__DFaQWjypJNzke580GWWUxR8sZDU=&h=906&w=627&sz=123&hl=pt-br&start=0&zoom=1&tbnid=4tL4zCb304TubM:&tbnh=101&tbnw=70&prev=/images%3Fq%3Dcartazes%26um%3D1%26hl%3Dpt-br%26sa%3DN%26biw%3D1280%26bih%3D526%26tbs%3Disch:1&um=1&itbs=1&iact=hc&vpx=110&vpy=59&dur=2175&hovh=270&hovw=187&tx=82&ty=156&ei=nai3TLb3GoS8lQf8o_yKCQ&oei=bqe3TLHEKMG88gb_-NGACQ&esq=12&page=1&ndsp=29&ved=1t:429,r:0,s:0

(acesso em 13/07/2010)

Ilustração científica

http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.dianamarques.com/images/portfolio-images/DMarques-sardines.jpg&imgrefurl=http://www.dianamarques.com/portfolio-imagens%2Blegendas/DMarques-sardinhas.html&usg=__LtCBQvv47XcYKfZGhe03xQQXxG0=&h=360&w=540&sz=41&hl=pt-br&start=0&zoom=1&tbnid=ek2LrCivW_WDuM:&tbnh=117&tbnw=176&prev=/images%3Fq%3Dilustra%25C3%25A7%25C3%25A3o%2Bcient%25C3%25ADfica%26um%3D1%26hl%3Dpt-br%26client%3Dfirefox-a%26rls%3Dorg.mozilla:pt-BR:official%26biw%3D1280%26bih%3D526%26tbs%3Disch:1&um=1&itbs=1&iact=hc&vpx=758&vpy=236&dur=11139&hovh=183&hovw=275&tx=114&ty=136&ei=E4u3TMjcOcKqlAfZ_-iBCA&oei=x4q3TPqEAsP78AbYnLikCA&esq=20&page=1&ndsp=23&ved=1t:429,r:20,s:0

(acesso em 10/02/2010) 

Publicidade

http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.publihelp.com.br/admin/news/config/fotos/PublicidadeInfantil.jpg&imgrefurl=http://www.publihelp.com.br/publicidade/index.asp%3FPagAtual%3D105&usg=__-foMSK37u6yUbps8bOfEZH8Doh0=&h=435&w=580&sz=116&hl=pt-br&start=69&zoom=1&tbnid=SQiSoo52X-4LMM:&tbnh=114&tbnw=152&prev=/images%3Fq%3Dpublicidade%26um%3D1%26hl%3Dpt-br%26client%3Dfirefox-a%26rls%3Dorg.mozilla:pt-BR:official%26biw%3D1280%26bih%3D526%26tbs%3Disch:10%2C1254&um=1&itbs=1&iact=hc&vpx=921&vpy=200&dur=6086&hovh=194&hovw=259&tx=166&ty=73&ei=xYu3TKLGDcH6lwf0lIXeBg&oei=tYu3TPjHOMH48AakuMm6CA&esq=4&page=4&ndsp=24&ved=1t:429,r:14,s:69&biw=1280&bih=526

(acesso em 10/02/2010)

Histórias em quadrinhos

http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.fredfrog.com.br/website/wp-content/uploads/2009/04/tira011.gif&imgrefurl=http://www.fredfrog.com.br/website/%3Ftag%3Dcartum%26paged%3D10&usg=__RKcPiZMZUPJiwXquzK6VnhpYmSo=&h=216&w=641&sz=42&hl=pt-br&start=36&zoom=1&tbnid=nvhjq3hMbD7oIM:&tbnh=87&tbnw=258&prev=/images%3Fq%3Dtiras%2Bhist%25C3%25B3ria%2Bem%2Bquadrinhos%26um%3D1%26hl%3Dpt-br%26client%3Dfirefox-a%26rls%3Dorg.mozilla:pt-BR:official%26biw%3D1280%26bih%3D526%26tbs%3Disch:10%2C912&um=1&itbs=1&iact=hc&vpx=104&vpy=289&dur=15035&hovh=130&hovw=387&tx=153&ty=89&ei=X4y3TN-HEYW8lQeM-MHbBg&oei=QIy3TKe0NMT58Abzi5nfCA&esq=3&page=3&ndsp=13&ved=1t:429,r:9,s:36&biw=1280&bih=526

(acesso em 10/02/2010)

Storyboard

http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://souzacampus.files.wordpress.com/2008/07/storyboard-hexomedine.jpg&imgrefurl=http://souzacampus.com/ondemand/%3Ftag%3Devermedia&usg=__sqzBDMH4_zAvWgtXY5vM7rxOZUM=&h=364&w=500&sz=84&hl=pt-br&start=0&zoom=1&tbnid=Lfci_gswjvSLzM:&tbnh=114&tbnw=157&prev=/images%3Fq%3Dstoryboard%2Bbrasileiro%26um%3D1%26hl%3Dpt-br%26client%3Dfirefox-a%26sa%3DN%26rls%3Dorg.mozilla:pt-BR:official%26biw%3D1280%26bih%3D526%26tbs%3Disch:1&um=1&itbs=1&iact=hc&vpx=281&vpy=71&dur=7606&hovh=191&hovw=263&tx=178&ty=106&ei=WY23TI6AJIf0tgPpt_jsCA&oei=WY23TI6AJIf0tgPpt_jsCA&esq=1&page=1&ndsp=25&ved=1t:429,r:1,s:0

(acesso em 10/02/2010)

Ilustração Infantil

http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://2.bp.blogspot.com/_vZgP-JxqPv8/SZDnGXTqKCI/AAAAAAAAAfY/AYwG_pizn64/s400/2008-Afro%2BBaby2.jpg&imgrefurl=http://soniauemura.blogspot.com/&usg=__a44AFpYne1BhgTYyVJkUZRJmGdE=&h=400&w=294&sz=38&hl=pt-br&start=66&zoom=1&tbnid=UqlvyWShtE7sjM:&tbnh=167&tbnw=123&prev=/images%3Fq%3Dilustra%25C3%25A7%25C3%25A3o%2Binfantil%26um%3D1%26hl%3Dpt-br%26client%3Dfirefox-a%26rls%3Dorg.mozilla:pt-BR:official%26biw%3D1280%26bih%3D526%26tbs%3Disch:10%2C1824&um=1&itbs=1&iact=hc&vpx=404&vpy=104&dur=3340&hovh=262&hovw=192&tx=146&ty=148&ei=0423TOK3DoaBlAeZ08C2Bw&oei=uI23TNbfJZH4swPRyaTlCA&esq=5&page=5&ndsp=16&ved=1t:429,r:10,s:66&biw=1280&bih=526

(acesso em 10/02/2010)

Outdoor

http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://lafora.com.br/wp-content/uploads/2008/10/Alimentando.jpg&imgrefurl=http://lafora.com.br/2008/11/outdoor-junta-supermercado-e-cultura/&usg=__si3RnLfFu9Ks5Pd3ouHIqTA-lcI=&h=490&w=693&sz=50&hl=pt-br&start=18&zoom=1&tbnid=AYUJTr3nsf8F0M:&tbnh=115&tbnw=155&prev=/images%3Fq%3Doutdoor%2Bbrasil%26um%3D1%26hl%3Dpt-br%26client%3Dfirefox-a%26rls%3Dorg.mozilla:pt-BR:official%26biw%3D1280%26bih%3D526%26tbs%3Disch:10%2C228&um=1&itbs=1&iact=hc&vpx=614&vpy=254&dur=511&hovh=115&hovw=163&tx=96&ty=130&ei=rpi3TJuLKIa0lQerp8mHCQ&oei=h5i3TPioBoL_8Abkz6nkCA&esq=13&page=2&ndsp=21&ved=1t:429,r:3,s:18&biw=1280&bih=526

(acesso em 10/02/2010)

Desenho animado

http://www.youtube.com/watch?v=JtHjsrvP-wU

(acesso em 10/02/2010)

Cenário

http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://3.bp.blogspot.com/_yXJoDvtvIYk/S8t7Iqn_4OI/AAAAAAAAAWQ/Uoiog23yTr8/s1600/jo%C3%A3o%2Be%2Bmaria%2B-%2Bcen%C3%A1rio.jpg&imgrefurl=http://tramandoteatro.blogspot.com/2010/03/cenario-do-espetaculo-joao-e-maria.html&usg=__MR68caZZ83LJ4fF_qC4azf8HnUI=&h=536&w=800&sz=77&hl=pt-br&start=145&zoom=1&tbnid=lAQC4GdG0TghmM:&tbnh=113&tbnw=154&prev=/images%3Fq%3Dcen%25C3%25A1rio%26um%3D1%26hl%3Dpt-br%26client%3Dfirefox-a%26sa%3DG%26rls%3Dorg.mozilla:pt-BR:official%26biw%3D1280%26bih%3D526%26tbs%3Disch:10%2C2878&um=1&itbs=1&iact=hc&vpx=272&vpy=103&dur=2163&hovh=184&hovw=274&tx=202&ty=131&ei=KpC3TPqnAsH78Aavx73dCQ&oei=xI-3TJ-_IoSisAPJyYDzCA&esq=22&page=8&ndsp=21&ved=1t:429,r:1,s:145&biw=1280&bih=526

(acesso em 10/02/2010)

Ilustração de rua

http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.designup.pro.br/files/port/1253835273.jpg&imgrefurl=http://www.designup.pro.br/pro/BrunoSousa&usg=__l7ExS1K9GH-SIF-VkjXqog0k4fU=&h=469&w=625&sz=87&hl=pt-br&start=0&zoom=1&tbnid=MYWDGMQo-VWO4M:&tbnh=121&tbnw=161&prev=/images%3Fq%3Dilustra%25C3%25A7%25C3%25A3o%2Bde%2Brua%26um%3D1%26hl%3Dpt-br%26client%3Dfirefox-a%26rls%3Dorg.mozilla:pt-BR:official%26biw%3D1280%26bih%3D526%26tbs%3Disch:1&um=1&itbs=1&iact=hc&vpx=980&vpy=241&dur=195&hovh=194&hovw=259&tx=163&ty=139&ei=qJC3TMv4MIH_8AaV4MGSCQ&oei=d5C3TIePO4-0sAPaweCZAQ&esq=11&page=1&ndsp=21&ved=1t:429,r:20,s:0

(acesso em 10/02/2010)

 

Aula 2 e 3:

O professor dividirá a turma em grupos de 3 ou 4 alunos e proporá a cada grupo que discutam internamente e definam sobre que tema desejam produzir um trabalho onde a ilustração se faz presente (cartaz, Ilustração científica, Publicidade, História em Quadrinhos, Storyboard, Ilustração infantil, outdoor,  cenário, etc). É importante que o trabalho mantenha as características da função escolhida pelo grupo.

Devem ser disponibilizados materiais variados para que os alunos não fiquem restritos na escolha da técnica a ser utilizada, com isso, tanto o tema quanto a técnica usados na ilustração serão definidos com plena liberdade pelo grupo.

Aula 4:

Com os trabalhos completos, cada grupo apresentará à turma seu trabalho, evidenciando o tema, o motivo de sua escolha, as opções de ilustração pensadas pelo grupo e a função da ilustração realizada. Caberá, nesse momento, ao professor provocar o debate com toda turma, evidenciando o as diferenças do uso da ilustração em cada função escolhida.

Caso haja disponibilidade da escola, o Professor de Artes pode desenvolver esse projeto com o professor de Sociologia.

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação será feita durante todo o processo da atividade levando em conta a compreensão das funções da ilustração na contemporaneidade, a participação individual e em grupo e o empenho na produção dos trabalhos.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.