Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Meios de Transporte

 

07/12/2010

Autor e Coautor(es)
Thalita Carlos Moreno Tomé Peres
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Rita de Cássia Roger Mariano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Educação Infantil Natureza e sociedade Os fenômenos da natureza
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Compreender a história dos meios de transporte;
  • Pesquisar sobre os diferentes meios de transporte e suas utilizações;
  • Construir diferentes meios de transporte;
  • Conhecer e compreender a utilização dos espaços da cidade reservado ao trânsito de carros e ao trânsito de pedestres.
Duração das atividades
4 aulas de 1 hora cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há a necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Problematização

Faça a leitura do texto abaixo. No momento da leitura leve para a sala de aula uma RODA para a ilustração do texto.

MEIOS DE TRANSPORTE

Olá amiguinhos, você já imaginou uma bicicleta sem rodas? É isso mesmo, por mais que os meios de transporte evoluam, estamos sempre utilizando a "roda" para nos levar onde queremos. Desde o carro de boi até o mais moderno avião, a roda sempre está presente nos meios de transporte, transformando a vida em movimento. Muitos estudiosos afirmam que a roda foi a maior invenção da humanidade. Acredita-se que roda foi inventada há mais ou menos 6 mil anos, na Ásia, mais precisamente, na Mesopotâmia. Ela era de madeira maciça e foi evoluindo com o tempo. A invenção da roda mudou o mundo. De diferentes cores, tamanhos, velocidade e materiais, a roda nos leva a diversos lugares como a casa da vovó, ao parquinho, a praia, a fazenda, a montanha, ao clube, a escola e até para outros países. A roda nos permitiu ir muito longe. Vamos aprender um pouco mais sobre os meios de transporte e ver onde a roda está presente em cada um deles?

Fonte: http://www.smartkids.com.br/especiais/meios-de-transporte.html 

Envie uma pesquisa para casa sobre os diferentes meios de transporte. Com as crianças dispostas na Roda de Conversa, socialize as atividades e destaque o uso das rodas nos diferentes meios de transportes pesquisados.

Sugestões

A história dos meios de transportes é um tema de grande importância para a compreensão das mudanças que ocorrem nas cidades, como alargamento de ruas, construção de ciclovias, calçamento e construção de túneis subterrâneos, bem como as mudanças no ritmo de vida das pessoas, com a valorização cada vez maior do tempo. Organize uma exposição de figurinhas ou fotografias antigas, trazidas pelas próprias crianças ou retiradas de revistas, plastifique-as, para que as crianças possam manuseá-las livremente, e para que possam ficar expostas durante a realização das atividades propostas, como forma de relacionar os temas.

Exponha também a roda utilizada para contar o texto acima. Faça um móbile desta Roda, enfeite-a com fitas e tecidos coloridos.

Atividades

Dia do Transporte

Faça um Dia do Transporte com as crianças. Solicite que as crianças tragam de casa brinquedos que foram contemplados na exposição de fotografias. Exemplo: aviãozinho, carrinho, caminhãozinho, trenzinho, motocicletas, ônibus, helicóptero, etc.

Organize um rodízio de brincadeiras com estes brinquedos ao ar livre.

Registre em um porta-texto os nomes dos meios de transportes utilizados na brincadeira.

Passeio Educativo

Organize um passeio educativo pelo bairro da escola. Observe os sinais de trânsito e o comportamento dos motoristas e pedestres. Para a segurança das crianças, solicite à escola dois adultos para auxiliar o(a) professor(a) no passeio. Se possível solicite também a ajuda do órgão responsável pela educação no trânsito de sua cidade, para acompanhar o passeio. No caso, de Uberlândia - Minas Gerais, o órgão responsável é o Setran.

Anteriormente ao passeio confeccione com as crianças um semáforo e explore suas cores e significados.

Oriente as crianças o que elas deverão observar:

"Os motoristas respeitam o semáforo?"

"E a faixa de pedestres?"

"Os motoristas param quando o semáforo fica vermelho?"

"Existe lugar apropriado para a locomoção de pedestres? E de ciclistas?"

"Onde devemos atravessar a rua?"

"Os motoristas respeitam a faixa de pedestres?"

"As calçadas são seguras para andar?"

Ao retornar para escola, produza um texto coletivo com a ajuda do órgão responsável pela educação no trânsito. Recorra ao porta-texto e solicite que as próprias crianças escrevam o nome dos meios de transportes observados durante o passeio educativo.

Exponha o texto coletivo para toda a escola, que servirá como um instrumento de educação no trânsito.

Oficina de Transporte

Confeccione com as crianças carrinhos, usando caixas de papelão.

Primeiramente, retire a tampa e o fundo da caixa. Faça alças com barbante. Com tinta e pincel, solicite que as crianças desenhem as portas, as lanternas, os faróis, a chapa e outros detalhes do carro. Entregue papel colorido para que as crianças possam incrementar seus carros.

Confeccione também com as crianças, placas de sinalização. Para isso, separe com antecedência modelos e materiais adequados, como: cartolinas, celofanes, canetinhas, cola, tesoura, etc.

Utilize o semáforo confeccionado anteriormente para o passeio educativo.

Escolha um lugar do pátio da escola, e represente com giz branco uma rua fictícia. Algumas crianças poderão ser os guardas de trânsito (distribua apitos), outras poderão ser os pedestres e o restante os motoristas dos carros confeccionados. Inverta os papéis, para que todos tenham a oportunidade de brincar de guarda, pedestre e motorista. Divirta-se! Não se esqueça de relembrar as regras de segurança no trânsito apreendidas anteriormente durante o passeio educativo.

Recursos Complementares
Avaliação

Nesta aula, é preciso oportunizar aos alunos momentos de expressão de ideias, observá-los individualmente e em grupo, sempre os auxiliando a superar suas dificuldades, oferecendo-lhes oportunidades de refletirem sobre o que foi apreendido.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.