Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Compreendendo a História da nossa Cidade.

 

08/12/2010

Autor e Coautor(es)
Thalita Carlos Moreno Tomé Peres
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Rita de Cássia Roger Mariano.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Os lugares e suas paisagens
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer a cidade em que se vive a partir da sua história e suas origens;
  • Resgatar a memória do cotidiano da cidade estudada;
  • Despertar o interesse pela cultura e o desejo de participar dela.
Duração das atividades
5 aulas de 1 hora cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há a necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Apresentando o tema da aula para a turma

1. Inicie exibindo o vídeo clipe "Ora Bolas", do Grupo Palavra Cantada.

Link para letra da música e vídeo: http://letras.terra.com.br/palavra-cantada/286862/ 

2. Ao iniciarmos um assunto a ser pesquisado, é fundamental elaborar algumas perguntas desencadeadoras da discussão, possibilitando às crianças evocarem a memória do que sabem sobre o assunto. Faça os seguintes questionamentos, resgatando a letra da música:

"Quem é esse menino?"

"Onde ele mora?"

"Onde está a casa?"

"Onde está a Rua?"

"Onde está a cidade?"

3. Proponha uma atividade de registro através de um desenho de cada aspecto destacado na música:

BOLA

MENINO

RUA

CIDADE

FLORESTA

BRASIL

CONTINENTE AMERICANO

PLANETA TERRA

4. Exponha os desenhos e converse sobre sua cidade. Pergunte o nome, converse sobre pontos turísticos e pessoas conhecidas na cidade. Registre as informações em uma cartolina e a deixe exposta para as crianças.

Sugestões

1. Envie uma pesquisa para casa. Solicite que as crianças busquem informações sobre a cidade estudada em filmes, desenhos, imagens, fotografias, revistas e internet.

2. Crie o Canto da Pesquisa na sala de aula. Nele, o docente poderá expor as pesquisas realizadas, os registros das produções e os textos coletivos escritos durante o desenvolvimento das aulas. Ao entrar na sala, as crianças poderão contemplar as informações coletadas, os registros e as hipóteses. Essas representações poderão contar para a evolução do trabalho, mostrando o envolvimento das crianças ao longo do trabalho.

3. Não esqueça de recorrer ao Canto da Pesquisa na Roda de Conversa, valorizando a iniciativa de quem contribuiu para enriquecer este espaço de pesquisa.

Atividades

Mala e Cuia

1. Organize uma mala com a bandeira da cidade, fotografias sobre os diversos lugares da mesma, objetos antigos que compõe a história e memória da cidade pesquisada e uma bola (este objeto fornecerá pistas para descobrir quem é o dono da mala misteriosa). Decore a parte exterior da mala com adesivos, retalhos e papéis coloridos.

2. Combine previamente com outra professora ou monitora da escola, para se vestir de menino. Esta professora participará em determinado momento da atividade.

3. Com as crianças dispostas em Roda, crie um clima de mistério envolvendo a mala, coloque-a fechada no centro da roda.

4. Crie uma história sobre aquela mala, dizendo que ela foi esquecida por alguém na escola, que dentro dela havia objetos muito importantes e que precisávamos descobrir o dono daquela mala.

5. Abra a mala e explique o que é e para que serve cada objeto da mala. Não esqueça de destacar nas fotografias os pontos turísticos da cidade estudada.

6. Faça o seguinte questionamento:

"Uma bola"?! Conhecemos alguém que gosta muito de bola. Será que esta bola é do menino do Vídeo Clipe que assistimos anteriormente?

7. Neste momento entra "o menino", muito feliz e agradecido por ter encontrado sua mala. Ele convida as crianças para uma visita a um lugar muito importante da Cidade: o museu.

Visita ao Museu

Organize uma visita ao museu de sua cidade. Aproveite para fotografar e enriquecer o Canto da Pesquisa. Produza um texto coletivo com as crianças sobre como foi a visita ao museu, destaque os seguintes aspectos: objetos, imagens e acessórios observados no museu. Relembre como foi o trajeto da escola até o museu: o que observamos pela janela do ônibus, por onde passamos, etc.

Registros

Móbile e Quebra-Cabeça

Revele as fotos tiradas no museu e monte um quebra cabeça com as mesmas. 

Divida as crianças em grupos e solicite que elas montem os quebra-cabeças.

Depois de montados, crie móbiles com as imagens do quebra-cabeça.

Decore a sala com os móbiles.

Tirinhas de Jornal

Envie uma pesquisa para casa, solicitando que as crianças busquem reportagens em jornais e revistas sobre a cidade estudada.

Construa com as crianças uma televisão de papelão.

Leia as reportagens pesquisadas em casa, e peça para as crianças recontá-las na televisão construída em sala.

Distribua tirinhas de cartolina e solicite que as crianças registrem através de desenhos as informações apreendidas no Telejornal.

Construa um painel com as tirinhas produzidas pelas crianças.

Exponha o painel no Canto da Pesquisa.

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação desta aula é realizada continuamente (através da observação, questionamentos, desenhos, produções das crianças, dentre outros), sendo que a cada momento da aula, observa-se a participação, interesse e envolvimento.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.