Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O que vai acontecer agora? Planejando a minha rotina na escola.

 

31/01/2011

Autor e Coautor(es)
Thalita Carlos Moreno Tomé Peres
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Rita de Cássia Roger Mariano.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Educação Infantil Natureza e sociedade Objetos e processos de transformação
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Compreender as noções de antes e depois;

Construir um calendário para a sala de aula;

Brincar com mímicas, fantoches e historinhas em caixas de fósforos para compreender o tempo;

Construir uma “rotina móvel”;

Planejar as atividades do dia na escola.

Duração das atividades
2 aulas de 1 hora cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há a necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Apresentando o tema da aula para a turma:

Meu tempo de criança 

In: http://www.google.com.br/images?hl=pt-br&gbv=2&biw=1003&bih=567&tbs=isch%3A1&sa=1&q=tempo+para+crian%C3%A7as&aq=f&aqi=&aql=&oq

Consulta realizada dia 30 de novembro às 18:15 min.

Com as crianças dispostas em Roda, inicie a aula abordando os conceitos de antes e depois, aplicados no dia-a-dia da escola. Previamente confeccione fichas com as atividades diárias das crianças: "CHEGADA, ATIVIDADE, RODINHA, LANCHE, EDUCAÇÃO FÍSICA, PÁTIO, JOGOS", etc. Plastifique estas fichas para que elas tenham uma durabilidade maior e acrescente fotos das crianças nestes momentos. Faça às crianças os seguintes questionamentos:

"Quando vocês preferem fazer a atividade? Antes do lanche ou depois do lanche? Por quê?"

"Joaquim o que você vai fazer hoje depois da escola?"

"O que fizemos ontem antes do pátio?"

Conclua os questionamentos dizendo: "Hoje quem vai decidir a nossa rotina, ou seja, o que vamos fazer e a ordem destes acontecimentos serão vocês, mas teremos uma tarefa muito importante: hoje iremos construir um calendário!".

Oriente às crianças a construírem a rotina de acordo com os horários fixos da escola, exemplo: lanche, pátio, aulas especializadas (educação física, musicalização, teatro, artes plásticas,etc).

Siga o planejamento feito pelas próprias crianças, a construção desta rotina será muito importante para construção do conceito de tempo.

Sugestões

Mantenha na sala de aula o calendário construído pelas próprias crianças na atividade a seguir. A cada dia da semana, uma criança poderá ser encarregada de alterar e registrar o dia do mês e da semana.

Atividades

Construção do Calendário  

1ª momento: História do calendário

Texto Informativo: "Companheiro de todos os dias". Mara Figueira do Instituto Ciência Hoje/RJ, escreveu um texto muito interessante sobre o tempo. Nele, a autora explora o uso e origem do calendário, desde os primórdios até os dias de hoje. Leia de forma lúdica e contextualizada o texto para crianças. Uma excelente estratégia para isso é o uso de fantoches e imagens coloridas representativas dos objetos destacados no texto. Para abordar o texto com fantoches, crie um personagem central que será o narrador, além de outros três personagens - Rômulo, Gregório e Júlio César. Além disso, providencie as seguintes imagens: números de 0 a 31, sol e os nomes dos meses do ano (de janeiro a dezembro).

Link para texto informativo: http://chc.cienciahoje.uol.com.br/noticias/historia/companheiro-de-todos-os-dias/

Calendário 

In: http://www.google.com.br/images?hl=pt-br&gbv=2&biw=1003&bih=567&tbs=isch%3A1&sa=1&q=calend%C3%A1rio+crian%C3%A7a&btnG=Pesquisar&aq=f&aqi=&aql=&oq

Consulta realizada dia 30 de novembro às 18:20 min.

2º momento: Construção do Calendário

Dispor os seguintes materiais: 12 folhas de papel cartão cortadas ao meio, já com os dias da semana previamente estabelecidos, fichas com os números, nomes de cada mês e fichas com as fotos dos aniversariantes de cada mês.

Separar as crianças em doze duplas e pedir que cada uma das duplas fique responsável em organizar e construir um mês.

A professora deverá providenciar um calendário prévio no quadro com os numerais dispostos de 1 a 30 ou 31 se for o caso, utilizando tampinhas para facilitar a visualização e compreensão matemática.

Intervir, com o apoio das tampinhas, atentamente em cada grupo, para a correta enumeração dos dias do mês.

Reservar um espaço na sala de aula para o calendário.

Utilizá-lo diariamente.

Recursos Complementares
Avaliação

Os diferentes momentos desta aula possibilitam que o aluno construa hipóteses para compreender a noção de tempo. Faz-se, portanto necessário que o docente observe atentamente cada criança e sua participação, motivação e compreensão de cada atividade. É fundamental replanejar os momentos onde as crianças encontraram mais dificuldades e criar novas estratégias de aprendizagem.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.