31/01/2011
Rita de Cássia Roger Mariano.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Objetos e processos de transformação |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
Compreender as noções de antes e depois;
Construir um calendário para a sala de aula;
Brincar com mímicas, fantoches e historinhas em caixas de fósforos para compreender o tempo;
Construir uma “rotina móvel”;
Planejar as atividades do dia na escola.
Não há a necessidade de conhecimentos prévios.
Apresentando o tema da aula para a turma:
Consulta realizada dia 30 de novembro às 18:15 min.
Com as crianças dispostas em Roda, inicie a aula abordando os conceitos de antes e depois, aplicados no dia-a-dia da escola. Previamente confeccione fichas com as atividades diárias das crianças: "CHEGADA, ATIVIDADE, RODINHA, LANCHE, EDUCAÇÃO FÍSICA, PÁTIO, JOGOS", etc. Plastifique estas fichas para que elas tenham uma durabilidade maior e acrescente fotos das crianças nestes momentos. Faça às crianças os seguintes questionamentos:
"Quando vocês preferem fazer a atividade? Antes do lanche ou depois do lanche? Por quê?"
"Joaquim o que você vai fazer hoje depois da escola?"
"O que fizemos ontem antes do pátio?"
Conclua os questionamentos dizendo: "Hoje quem vai decidir a nossa rotina, ou seja, o que vamos fazer e a ordem destes acontecimentos serão vocês, mas teremos uma tarefa muito importante: hoje iremos construir um calendário!".
Oriente às crianças a construírem a rotina de acordo com os horários fixos da escola, exemplo: lanche, pátio, aulas especializadas (educação física, musicalização, teatro, artes plásticas,etc).
Siga o planejamento feito pelas próprias crianças, a construção desta rotina será muito importante para construção do conceito de tempo.
Sugestões
Mantenha na sala de aula o calendário construído pelas próprias crianças na atividade a seguir. A cada dia da semana, uma criança poderá ser encarregada de alterar e registrar o dia do mês e da semana.
Atividades
Construção do Calendário
1ª momento: História do calendário
Texto Informativo: "Companheiro de todos os dias". Mara Figueira do Instituto Ciência Hoje/RJ, escreveu um texto muito interessante sobre o tempo. Nele, a autora explora o uso e origem do calendário, desde os primórdios até os dias de hoje. Leia de forma lúdica e contextualizada o texto para crianças. Uma excelente estratégia para isso é o uso de fantoches e imagens coloridas representativas dos objetos destacados no texto. Para abordar o texto com fantoches, crie um personagem central que será o narrador, além de outros três personagens - Rômulo, Gregório e Júlio César. Além disso, providencie as seguintes imagens: números de 0 a 31, sol e os nomes dos meses do ano (de janeiro a dezembro).
Link para texto informativo: http://chc.cienciahoje.uol.com.br/noticias/historia/companheiro-de-todos-os-dias/
Consulta realizada dia 30 de novembro às 18:20 min.
2º momento: Construção do Calendário
Dispor os seguintes materiais: 12 folhas de papel cartão cortadas ao meio, já com os dias da semana previamente estabelecidos, fichas com os números, nomes de cada mês e fichas com as fotos dos aniversariantes de cada mês.
Separar as crianças em doze duplas e pedir que cada uma das duplas fique responsável em organizar e construir um mês.
A professora deverá providenciar um calendário prévio no quadro com os numerais dispostos de 1 a 30 ou 31 se for o caso, utilizando tampinhas para facilitar a visualização e compreensão matemática.
Intervir, com o apoio das tampinhas, atentamente em cada grupo, para a correta enumeração dos dias do mês.
Reservar um espaço na sala de aula para o calendário.
Utilizá-lo diariamente.
Os diferentes momentos desta aula possibilitam que o aluno construa hipóteses para compreender a noção de tempo. Faz-se, portanto necessário que o docente observe atentamente cada criança e sua participação, motivação e compreensão de cada atividade. É fundamental replanejar os momentos onde as crianças encontraram mais dificuldades e criar novas estratégias de aprendizagem.
Quatro estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
02/09/2014
Quatro estrelasAmei,muito criativa.Obrigado.
01/02/2011
Cinco estrelasgostei muito pois podemos trabalhar varios aspectos do desenvolvimento infantil nesta aula e podemos também uma produção textual oral