Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Representando contos de mistério por meio das artes plásticas

 

06/12/2010

Autor e Coautor(es)
Graça Regina Franco da Silva Reis
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Celia Brito Teixeira Gama

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

a – Ler um conto de mistério registrando os elementos da narrativa e identificando as principais ideias veiculadas pelo texto.

b- Representar a história lida por meio da ilustração das personagens da história.

c – Criar um diorama a partir da história lida.

Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios

Estratégias e recursos da aula

Aula 1 - Com a turma sentada em meio círculo, lançar a seguinte pergunta:

"O que você acha que há dentro de um casarão mal-assombrado?" - Registrar as palavras no blocão da turma ou no quadro-negro. Em seguida, apresentar o livro " OS MISTERIOS DO CASARÃO de Regina Lucia Pires Nemer"

Após a leitura, retomar à pergunta inicial e relacionar os itens listados pelos alunos que, de fato, aparecem na história. Por meio destes elementos, buscar elaborar junto com a turma  uma lista de atributos específicos dos contos de mistério.

Registrar, no caderno das crianças, a descoberta feita coletivamente pela turma neste dia.

Aula 2- Retomar o livro lido organizando uma galeria de personagens. Construindo um diorama

Dividir a turma em grupos e pedir que cada grupo desenhe uma das personagens da história em folha de tamanho A3. Os desenhos devem ser coloridos com hidrocor e recortados. Atrás de cada personagem colar um ou mais palitos de churrasco, de forma que o desenho tenha sustentação.

Em seguida, pegar uma caixa de papelão com mais ou menos 80cm por 80cm e colocar as personagens presas lá dentro. Montar um cenário usando outros elementos. A caixa ´pode ser pintada ou encapada por fora. Está pronto o seu diorama.

Prenda-o no mural, ou coloque em exposição num canto da sala.

Professor: Uma outra possibilidade é montar pequenos dioramas em grupos de 5 alunos.

Recursos Complementares

Use o diorama montado pela turma como incentivação de escrita  de novos contos.

Avaliação

a – Observação da participação dos alunos no  registro de elementos da narrativa.

b – Observação da participação dos alunos na criação do diorama.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.