06/12/2010
Celia Brito Teixeira Gama
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Produção do aluno em arte visual |
a – Ler um conto de mistério registrando os elementos da narrativa e identificando as principais ideias veiculadas pelo texto.
b- Representar a história lida por meio da ilustração das personagens da história.
c – Criar um diorama a partir da história lida.
Não há necessidade de conhecimentos prévios
Aula 1 - Com a turma sentada em meio círculo, lançar a seguinte pergunta:
"O que você acha que há dentro de um casarão mal-assombrado?" - Registrar as palavras no blocão da turma ou no quadro-negro. Em seguida, apresentar o livro " OS MISTERIOS DO CASARÃO de Regina Lucia Pires Nemer"
Após a leitura, retomar à pergunta inicial e relacionar os itens listados pelos alunos que, de fato, aparecem na história. Por meio destes elementos, buscar elaborar junto com a turma uma lista de atributos específicos dos contos de mistério.
Registrar, no caderno das crianças, a descoberta feita coletivamente pela turma neste dia.
Aula 2- Retomar o livro lido organizando uma galeria de personagens. Construindo um diorama
Dividir a turma em grupos e pedir que cada grupo desenhe uma das personagens da história em folha de tamanho A3. Os desenhos devem ser coloridos com hidrocor e recortados. Atrás de cada personagem colar um ou mais palitos de churrasco, de forma que o desenho tenha sustentação.
Em seguida, pegar uma caixa de papelão com mais ou menos 80cm por 80cm e colocar as personagens presas lá dentro. Montar um cenário usando outros elementos. A caixa ´pode ser pintada ou encapada por fora. Está pronto o seu diorama.
Prenda-o no mural, ou coloque em exposição num canto da sala.
Professor: Uma outra possibilidade é montar pequenos dioramas em grupos de 5 alunos.
Use o diorama montado pela turma como incentivação de escrita de novos contos.
a – Observação da participação dos alunos no registro de elementos da narrativa.
b – Observação da participação dos alunos na criação do diorama.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!