13/12/2010
Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Eliana Aparecida Carleto e Luciana Soares Muniz
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Orientações didáticas para alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Formas de organização dos conteúdos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de ensino e aprendizagem |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Professor, é necessário que o aluno tenha habilidades básicas de leitura e de escrita. Deverá também ser capaz de expor seu pensamento através da linguagem oral.
Professor, disponibilize uma cópia da música abaixo e coloque o CD para os alunos ouvirem e cantarem. Você poderá utilizar o CD: As aventuras da turma do Luan de Thelma Chan.
Antes de apresentar a letra da música fale o título: Bola bailarina e faça um levantamento de hipóteses sobre o que os alunos pensam ser uma bola bailarina.
BOLA BAILARINA
A Terra é uma bola grande, muito grande
Onde as mais incríveis histórias acontecessem...
Terra redonda, Terra bailarina
Que gira em torno do sol e de si mesma
E enquanto ela gira
É noite
É dia
É noite
É dia
É noite
É dia
Bola bailarina
Terra Azul
Bola bailarina
Terra Azul
Thelma Chan
Depois de ouvirem a música, dialogue com a turma, problematizando a frase:
Em seguida, solicite que as crianças façam um desenho de como imaginam essa Terra bailarina.
Exponha os desenhos no mural da sala de aula ou cole no caderno de Geografia.
Professor, em roda de conversa convide a turma para participar de um momento agradável. Providencie o livro Azul e lindo: Planeta Terra, nossa casa, de Ruth Rocha e faça a leitura da história para a turma.
Esse livro fala da importância do cuidado com a casa de todos nós “o planeta Terra” e de elementos importantes como: água, terra e vegetação. Orienta sobre o que fazer para impedir que: os solos se tornem desertos, as águas fiquem envenenadas e as florestas sejam devastadas; assim como preservar o meio ambiente para que possamos viver com qualidade e para que as futuras gerações encontrem um planeta como deve ser: azul e lindo.
Fonte: Acervo da autora
Em seguida, entregue duas folhas de papel para cada aluno e peça para escrever sobre o mundo retratado na história, utilizando duas formas de registros.
MUNDO POLUÍDO |
MUNDO AZUL E LINDO
|
Professor, providencie o mapa do Brasil em formato grande para que os alunos possam visualizá-lo.
Fonte: http://adesivosdecorativos.wordpress.com/
Solicite que observem o mapa, no que diz respeito, aos estados, municípios e capitais. Em seguida, organize a turma em 5 grupos e disponibilize um mapa para cada grupo no tamanho A3.
Proponha para a turma questões investigativas:
Em seguida, apresente o globo terrestre e solicite que encontrem o nosso estado no globo.
Fonte: http://www.siscompar.com/loja/index.php/globo-terrestre-politico.html
Assim que encontrarem, questione:
Em seguida, explique que os países são divididos em 6 continentes:
Professor, você poderá trabalhar qualquer conteúdo relativo aos mapas usando massa de modelar é interessante e motiva a participação dos alunos. Com esse material os alunos podem usar cores diferentes para apresentar os diversos aspectos de um mapa.
No site do IBGE há diversas formas de apresentação de mapas, inclusive mapas interativos. Aproveite estes recursos! http://www.ibge.gov.br/mapas_ibge/
Você encontrará mais recursos, nos seguintes sítios:
http://www.brasilescola.com/geografia/continentes.htm
http://www.infoescola.com/geografia/formacao-dos-continentes/
No Laboratório de Informática, proponha um jogo aos alunos sobre continentes, acesse o sitio abaixo:
http://www.sogeografia.com.br/Conteudos/Continentes/
Em seguida, proponha o jogo dos estados e capitais no nosso país, acesse o sítio:
http://www.cambito.com.br/games/brasil.htm
Professor, diga às crianças que vista do espaço, a Terra mostra: o azul dos oceanos, os tons de marrom da terra, o verde da vegetação e o branco das superfícies geladas. A melhor forma de representar nosso planeta é o globo terrestre.
Proponha aos alunos:
Você vai precisar de:
Construindo um globo terrestre:
1 – Dobre uma folha de jornal várias vezes. Enrole formando um anel, para servir de base para a bola.
2 – Rasgue folhas de jornal em pedaços. Passe cola e vá cobrindo a bola. Faça três ou quatro camadas, cobrindo totalmente a superfície da bola. Deixe secar bem.
Fonte: Acervo da Autora
3 – Misture o gesso em pó com água até formar uma pasta firme. Aos poucos, espalhe essa pasta no globo, modelando os continentes. Para reproduzir a forma dos continentes, vá olhando sempre o mapa mundi enquanto aplica a pasta de gesso no globo.
Fonte: Acervo da Autora
4 – Quando terminar de modelar os continentes deixe o globo secar. Espere até que a pasta de gesso esteja completamente seca.
5 – Agora pinte seu globo. Usando o mapa mundi como referência, pinte os oceanos de azul, as terras planas (vegetação) de verde e as montanhas de marrom. Use tinta branca para pintar o polo norte e o polo sul.
6 – Procure comparar o globo que você fez com um globo “profissional”. Os continentes que você modelou estão parecidos ou diferentes?
Fonte: Acervo da autora
Professor, é de suma importância observar se as crianças estão participando e realizando as atividades propostas. Nesse sentido, você deverá perceber por meio de registros individuais as facilidades e as dificuldades de cada aluno com relação a compreensão do Planeta Terra, continentes, estados brasileiros e construção do globo terrestre. Aproveite para observar como está a coordenação motora dos alunos, isso poderá ser feito através da construção do globo terrestre.
Quatro estrelas 3 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
14/09/2014
Cinco estrelasParabéns pela aula, adorei a construção do globo. Meus alunos do fund 2 tem bastante dificuldade em ler mapas, globo..amei as ideias, obrigada!!
27/07/2012
Três estrelasmuito interessante. valeu
02/01/2011
Quatro estrelasachei as atividades sugeridas muitos interessantes, irei aproveitar as ideias. um abraço.