Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Globo terrestre: uma maneira de entender o mundo

 

13/12/2010

Autor e Coautor(es)
MARIANE ELLEN DA SILVA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Eliana Aparecida Carleto e Luciana Soares Muniz

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Orientações didáticas para alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Formas de organização dos conteúdos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de ensino e aprendizagem
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  •    Compreender o mapa mundi;
  •    Identificar elementos importantes que o compõem tais como: água, vegetação e terra;
  •    Construir um globo terrestre;
  •    Realizar atividades sobre localização de países, estados e continentes;
  •    Trabalhar a coordenação motora, criatividade.
Duração das atividades
Aproximadamente 300 minutos – Cinco (5) atividades de sessenta (60) minutos cada uma
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Professor, é necessário que o aluno tenha habilidades básicas de leitura e de escrita. Deverá também ser capaz de expor seu pensamento através da linguagem oral.

Estratégias e recursos da aula

1ª Atividade:

SENSIBILIZAÇÃO

Professor, disponibilize uma cópia da música abaixo e coloque o CD para os alunos ouvirem e cantarem. Você poderá utilizar o CD: As aventuras da turma do Luan de Thelma Chan.

Antes de apresentar a letra da música fale o título: Bola bailarina e faça um levantamento de hipóteses sobre o que os alunos pensam ser uma bola bailarina.

BOLA BAILARINA

A Terra é uma bola grande, muito grande

Onde as mais incríveis histórias acontecessem...

Terra redonda, Terra bailarina

Que gira em torno do sol e de si mesma

E enquanto ela gira

É noite

 É dia

É noite

É dia

É noite

 É dia

Bola bailarina

Terra Azul

Bola bailarina

Terra Azul

Thelma Chan

Depois de ouvirem a música, dialogue com a turma, problematizando a frase:

  •        O que vocês entenderam por bola bailarina?

Em seguida, solicite que as crianças façam um desenho de como imaginam essa Terra bailarina.

Exponha os desenhos no mural da sala de aula ou cole no caderno de Geografia.

2ª Atividade:

Professor, em roda de conversa convide a turma para participar de um momento agradável. Providencie o livro Azul e lindo: Planeta Terra, nossa casa, de Ruth Rocha e faça a leitura da história para a turma.

Esse livro fala da importância do cuidado com a casa de todos nós “o planeta Terra” e de elementos importantes como: água, terra e vegetação. Orienta sobre o que fazer para impedir que: os solos se tornem desertos, as águas fiquem envenenadas e as florestas sejam devastadas; assim como preservar o meio ambiente para que possamos viver com qualidade e para que as futuras gerações encontrem um planeta como deve ser: azul e lindo.

Fonte: Acervo da autora

Em seguida, entregue duas folhas de papel para cada aluno e peça para escrever sobre o mundo retratado na história, utilizando duas formas de registros.

MUNDO POLUÍDO

MUNDO AZUL E LINDO

3ª Atividade:

Professor, providencie o mapa do Brasil em formato grande para que os alunos possam visualizá-lo.

Fonte: http://adesivosdecorativos.wordpress.com/   

Solicite que observem o mapa, no que diz respeito, aos estados, municípios e capitais. Em seguida, organize a turma em 5 grupos e disponibilize um mapa para cada grupo no tamanho A3.

Proponha para a turma questões investigativas:

  •       Quantos estados existem em nosso país?
  •       Em qual estado fica situada a nossa cidade?
  •       Qual é a capital da nossa cidade?
  •       E a capital do nosso estado?

Em seguida, apresente o globo terrestre e solicite que encontrem o nosso estado no globo.

Fonte: http://www.siscompar.com/loja/index.php/globo-terrestre-politico.html   

Assim que encontrarem, questione:

  •         Vocês conhecem outros países?
  •          Onde estão localizados?

Em seguida, explique que  os países são divididos em 6 continentes:

  •         América (do norte, central e do Sul)
  •         Europa
  •         África
  •         Ásia
  •         Oceania
  •         Antártida  

Professor, você poderá trabalhar qualquer conteúdo relativo aos mapas usando massa de modelar é interessante e motiva a participação dos alunos. Com esse material os alunos podem usar cores diferentes para apresentar os diversos aspectos de um mapa.

No site do IBGE há diversas formas de apresentação de mapas, inclusive mapas interativos. Aproveite estes recursos! http://www.ibge.gov.br/mapas_ibge/ 

Você encontrará mais recursos, nos seguintes sítios:

http://www.brasilescola.com/geografia/continentes.htm 

http://www.infoescola.com/geografia/formacao-dos-continentes/ 

4ª atividade:

No Laboratório de Informática, proponha um jogo aos alunos sobre continentes, acesse o sitio abaixo:

http://www.sogeografia.com.br/Conteudos/Continentes/ 

Em seguida, proponha o jogo dos estados e capitais no nosso país, acesse o sítio:

 http://www.cambito.com.br/games/brasil.htm 

5ª Atividade:

Professor, diga às crianças que vista do espaço, a Terra mostra: o azul dos oceanos, os tons de marrom da terra, o verde da vegetação e o branco das superfícies geladas. A melhor forma de representar nosso planeta é o globo terrestre.

Proponha aos alunos:

  •       Que tal cada aluno construir você um globo terrestre de papel machê?

Você vai precisar de:

  •          Uma bola de futebol de plástico (pode ser uma bola velha);
  •          Jornais velhos;
  •          Cola branca;
  •          Pincel chato (trincha) para a cola;
  •          Gesso em pó;
  •          Tinta guache e pincéis;
  •          Um mapa mundi.

Construindo um globo terrestre:

1 – Dobre uma folha de jornal várias vezes. Enrole formando um anel, para servir de base para a bola.

2 – Rasgue folhas de jornal em pedaços. Passe cola e vá cobrindo a bola. Faça três ou quatro camadas, cobrindo totalmente a superfície da bola. Deixe secar bem.

Fonte: Acervo da Autora

3 – Misture o gesso em pó com água até formar uma pasta firme. Aos poucos, espalhe essa pasta no globo, modelando os continentes. Para reproduzir a forma dos continentes, vá olhando sempre o mapa mundi enquanto aplica a pasta de gesso no globo.

Fonte: Acervo da Autora

4 – Quando terminar de modelar os continentes deixe o globo secar. Espere até que a pasta de gesso esteja completamente seca.

5 – Agora pinte seu globo. Usando o mapa mundi como referência, pinte os oceanos de azul, as terras planas (vegetação) de verde e as montanhas de marrom. Use tinta branca para pintar o polo norte e o polo sul.

6 – Procure comparar o globo que você fez com um globo “profissional”. Os continentes que você modelou estão parecidos ou diferentes?

Fonte: Acervo da autora

Recursos Complementares
Avaliação

Professor, é de suma importância observar se as crianças estão participando e realizando as atividades propostas. Nesse sentido, você deverá perceber por meio de registros individuais as facilidades e as dificuldades de cada aluno com relação a compreensão do Planeta Terra, continentes, estados brasileiros e construção do globo terrestre. Aproveite para observar como está a coordenação motora dos alunos, isso poderá ser feito através da construção do globo terrestre.  

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 1/3 - 33.33%
  • Quatro estrelas 1/3 - 33.33%
  • Três estrelas 1/3 - 33.33%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • sara de souza, Estadual , São Paulo - disse:
    sara.fanikita@hotmail.com

    14/09/2014

    Cinco estrelas

    Parabéns pela aula, adorei a construção do globo. Meus alunos do fund 2 tem bastante dificuldade em ler mapas, globo..amei as ideias, obrigada!!


  • Carlos Henrique Pinto, MARIA DO CARMO ARRUDA DA SILVA PROFA , São Paulo - disse:
    chapinto2010@hotmail.com

    27/07/2012

    Três estrelas

    muito interessante. valeu


  • deise dantas, pref. nova iguaçu , Rio de Janeiro - disse:
    dofdantas@yahoo.com.br

    02/01/2011

    Quatro estrelas

    achei as atividades sugeridas muitos interessantes, irei aproveitar as ideias. um abraço.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.