26/11/2010
Breno Tadeu de Pinho Tavares Barroso, Lígia Beatriz de Paula Germano
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | História | Cidadania: diferenças e desigualdades |
Ensino Médio | História | Processo histórico: nações e nacionalidades |
Ensino Médio | História | Poder |
• Diferentes conceitos de política;
• Diferentes conceitos de liberdade;
• A importância da liberdade política;
• A liberdade política em diferentes momentos da história.
• Feudalismo;
• Formação dos Estados modernos;
• Revolução francesa;
• Brasil Colônia;
• Império Brasileiro;
• República Velha;
• Era Vargas;
• Período da experiência democrática, ou populista (1946-1964);
• Período ditatorial brasileiro.
Aula 1
Imagem disponível em: http://adams.typepad.com/photos/uncategorized/feudalism_1.jpg
Imagem disponível em : http://endtimepilgrim.org/bastille.jpg
Imagem disponível em http://endtimepilgrim.org/guillotine3.jpg
Aula 2
Imagem disponível em http://4.bp.blogspot.com/_hvqpkRsaQRo/S7Pw90ZnpSI/AAAAAAAAAGA/W8vB6HDW8d4/s1600/cabresto.gif+2.jpg
Os temas dos quatro trabalhos serão:
- Os alunos deverão utilizar o laboratório de informática para pesquisarem imagens, músicas e notícias para ilustrar seus trababalhos.
Aula 3
Apresentação dos trabalhos em grupo.
- A apresentação do trabalho se dará por meio de teatro, com duração máxima de 10 minutos. A apresentação deverá representar a maneira de circulação de notícias de cada época abordada (rádio, televisão, boca-a-boca, internet)
- Nos 10 últimos minutos da aula o professor deve fazer um jogo de perguntas entre os grupos. Cada grupo deve escolher um membro de outro grupo para responder uma pergunta sobre qualquer um dos trabalhos apresentados. Ao fim do jogo, o grupo vencedor ganha um presente (balas, bombons, etc)Recursos
Conclusão
Os estudantes devem sair da aula com a ideia de que a vida política deve estar presente no seu dia a dia e que o seu exercício exige liberdade. É também importante que percebam que, por muitas vezes, essa liberdade foi e poderá ser cerceada por maus dirigentes, fazendo necessário que o povo se manifeste sempre que isto ocorrer para garantir a saúde da política.
Texto de apoio ao professor:
CONSTANT, Benjamim. Da liberdade dos antigos comparada à dos modernos. 1819. Disponível: (http://www.fafich.ufmg.br/~luarnaut/Constant_liberdade.pdf) - links acessados em 23/11/2010
RODRIGUES, Alberto Tosi. O que é política. Disponível (http://portal.filosofia.pro.br/o-que--poltica.html) - links acessados em 23/11/2010
A avaliação se dará por meio da observação do professor da participação individual e em grupo na realização das atividades propostas, levando-se em conta a criatividade na produção da atividade final.
Três estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
30/10/2015
Uma estrelaAmei o texto... Boa explicação... Aprendi muito... Bjsssssssssssssssssssss...
28/11/2012
Cinco estrelasOtimo material, me ajudou muito.