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Liberdade Política

 

26/11/2010

Autor e Coautor(es)
LEONARDO SOUZA DE ARAUJO MIRANDA
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BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Breno Tadeu de Pinho Tavares Barroso, Lígia Beatriz de Paula Germano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio História Cidadania: diferenças e desigualdades
Ensino Médio História Processo histórico: nações e nacionalidades
Ensino Médio História Poder
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Diferentes conceitos de política;

• Diferentes conceitos de liberdade;

• A importância da liberdade política;

• A liberdade política em diferentes momentos da história.

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

• Feudalismo;

• Formação dos Estados modernos;

• Revolução francesa;

• Brasil Colônia;

• Império Brasileiro;

• República Velha;

• Era Vargas;

• Período da experiência democrática, ou populista (1946-1964);

• Período ditatorial brasileiro.

Estratégias e recursos da aula

Aula 1    

  • O professor deve conduzir uma discussão com os alunos em torno do que eles entendem por “política”, anotando no quadro suas opiniões e problematizando-as.
  • O professor deve escrever no quadro a frase “O ar da cidade liberta” e verificar se os alunos conseguem fazer a sua contextualização.
  • Em seguida, o professor deve projetar a imagem abaixo e pedir que os alunos expliquem a sociedade feudal por meio dela. 

                                                                     Imagem disponível em: http://adams.typepad.com/photos/uncategorized/feudalism_1.jpg

  •  Em seguida, deve começar a problematizar as informações passadas pelos alunos, questionando sobre a estrutura feudal e a sua mobilidade; quem poderia exercer algum tipo de poder político; o que era liberdade no período?        
  • Os alunos, então, devem apontar o que mudou com o fim do feudalismo e a formação dos Estados modernos, sempre contando com as intervenções e problematizações do professor.  Como ficou o controle político? A liberdade das pessoas aumentou?
  • O professor deve exibir, então, a seguinte imagem:

                                                                                  Imagem disponível em : http://endtimepilgrim.org/bastille.jpg

  • A qual evento as imagens remetem? Quais os ideais defendidos pelos envolvidos?          
  • Após uma breve discussão sobre a Revolução Francesa, o professor deve estimular os alunos a pensarem em como um movimento que defendia a liberdade pode resultar em cenas como a representada pela imagem abaixo.  Houve mudança na vida política das pessoas? Para melhor ou para pior?

                                                                           Imagem disponível em http://endtimepilgrim.org/guillotine3.jpg

Aula 2   

  • Nesta aula os alunos devem pensar sobre a liberdade política na trajetória histórica do Brasil. Por meio de diálogo problematizado pelo professor, devem discutir como era a vida política durante os períodos colonial, imperial e na República Velha a partir dos seguintes questionamentos:      
  • O fim da escravidão resultou de fato em liberdade para os negros?
  • A instauração da República alterou a vida das pessoas em quê?
  • O acesso à vida política aumentou, diminuiu ou permaneceu o mesmo?
  • O que a imagem abaixo representa? Quem controlava o processo eleitoral? Quem poderia votar? O eleitor tinha liberdade para escolher seu candidato? O processo eleitoral e o seu resultado representavam a vontade do eleitor?

                                                                        Imagem disponível em http://4.bp.blogspot.com/_hvqpkRsaQRo/S7Pw90ZnpSI/AAAAAAAAAGA/W8vB6HDW8d4/s1600/cabresto.gif+2.jpg

  • O professor deve abordar rapidamente as perseguições sofridas por anarquistas e comunistas e outros movimentos políticos durante a República Velha e a Era Vargas. Eles deveriam ser proibidos de se manifestar? Por quê? A quem poderia interessar a perseguição a esses grupos? ·         
  • Em seguida o professor deve falar resumidamente do período da experiência democrática no Brasil (1946-1964), abordando os diversos movimentos sociais e trabalhistas que ganharam voz ativa durante esses anos. ·         
  • Falando agora sobre o período ditatorial brasileiro, o professor deve introduzir temas como: repressão, tortura, censura, assassinatos, desaparecimentos...         
  • O professor deverá tocar a música de Caetano Veloso “É proibido proibir” (http://www.radio.uol.com.br/#/musica/caetano-veloso-os-mutantes/e-proibido-proibir/47927)e distribuir a sua  (http://letras.terra.com.br/caetano-veloso/395621/) para que os alunos a analisem e contextualizem os versos com os assuntos abordados. ·             
  • O professor agora deve comparar com os alunos os períodos analisados da história brasileira com a vida que levam atualmente. Há mais liberdade? O acesso à política está aberto a qualquer pessoa?
  • Para finalizar a aula, a turma será dividida em 4 grupos para a execução de um trabalho a ser apresentado no próximo encontro. Os alunos deverão relacionar os seguintes temas com a questão da liberdade no exercício da vida política:
    • Qual o tipo de regime político vigente.  
    • Que tipo de liberdade havia.    
    • O acesso à vida política.    
    • Quem eram os governantes e quais classes eles representavam.  
    • As causas defendidas pelos diversos movimentos populares e sua forma de organização.  
    • Havia algum tipo de repressão política; como funcionava?   
    • Como era driblado ou como foi vencido?         

    Os temas dos quatro trabalhos serão:   

    • Os movimentos trabalhistas e sociais durante os anos de 1946 e 1954.   
    • O período ditatorial brasileiro.
    • O movimento pela Anistia e pelas “Diretas Já”.   
    • A vida política nos dias atuais

    - Os alunos deverão utilizar o laboratório de informática para pesquisarem imagens, músicas e notícias para ilustrar seus trababalhos.

Aula 3

  • Apresentação dos trabalhos em grupo.  

    -  A apresentação do trabalho se dará por meio de teatro, com duração máxima de 10 minutos. A apresentação deverá representar a maneira de circulação de notícias de cada época abordada (rádio, televisão, boca-a-boca, internet)

    - Nos 10 últimos minutos da aula o professor deve fazer um jogo de perguntas entre os grupos. Cada grupo deve escolher um membro de outro grupo para responder uma pergunta sobre qualquer um dos trabalhos apresentados. Ao fim do jogo, o grupo vencedor ganha um presente (balas, bombons, etc)

Recursos            

Conclusão 

Os estudantes devem sair da aula com a ideia de que a vida política deve estar presente no seu dia a dia e que o seu exercício exige liberdade. É também importante que percebam que, por muitas vezes, essa liberdade foi e poderá ser cerceada por maus dirigentes, fazendo necessário que o povo se manifeste sempre que isto ocorrer para garantir a saúde da política.   

Recursos Complementares

Texto de apoio ao professor:

CONSTANT, Benjamim. Da liberdade dos antigos comparada à dos modernos. 1819. Disponível: (http://www.fafich.ufmg.br/~luarnaut/Constant_liberdade.pdf) - links acessados em 23/11/2010

RODRIGUES, Alberto Tosi. O que é política. Disponível (http://portal.filosofia.pro.br/o-que--poltica.html) - links acessados em 23/11/2010 

Avaliação

A avaliação se dará por meio da observação do professor da participação individual e em grupo na realização das atividades propostas, levando-se em conta a criatividade na produção da atividade final.

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  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
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