Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Ecologia – De olho na água do planeta

 

16/12/2010

Autor e Coautor(es)
Graça Regina Franco da Silva Reis
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Celia Brito Teixeira Gama

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

a- Ler um livro de literatura percebendo as questões ecológicas presentes no texto.

b-  Elaborar pesquisas e debates a respeito dos assuntos.

c- Apresentar suas descobertas por meio de cartazes informativos.

Duração das atividades
6 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Aula 1 - Reunir a turma e realizar a contação da história " DE OLHO NA ÁGUA de Regina Lucia Pires Nemer.

SINOPSE: Lucas, personagem desta história, aprende, de uma maneira inesperada e muito simples, como é importante economizar o líquido mais precioso do planeta — a água.

Após a leitura propor a seguinte atividade:

" Resumir a história usando apenas 5 linhas do seu caderno. Atenção, as palavras: água, festa e Lucas têm que estar presentes no seu texto."

Dar um tempo para a realização da atividade e pedir que algumas crianças apresentem suas produções.

Aula 2- Na sala de Informática entrar no link: 

http://chc.cienciahoje.uol.com.br/revista/revista-chc-2007/183/por-que-a-agua-doce-esta-ameacada/?searchterm=None  

da Revista Ciência Hoje das Crianças e ler a reportagem " Por que a água doce está ameaçada?". Realizar um pequeno debate sobre o tema, pedindo que os alunos relacionem o tema da reportagem com o livro lido na aula anterior.

Montar um dicionário ecológico com as palavras relacionadas ao tema. Usar o dicionário.

Sugestões:

  • escassez, desperdício, ecologia, meio ambiente...

Para terminar o dia, que tal um hipertexto com curiosidades sobre a água?

Viva água 

Aulas 3, 4 e 5 - Na sala de aula, com a turma dividida em grupos, apresente o seguinte texto:

Retirado de:

http://www.2009bioacao.com/2009/06/ciclo-da-agua-na-natureza.html 

Após a leitura, proponha a construção de uma ou mais maquetes que demonstrem o ciclo que a água realiza na natureza.

Material necessário:

  • isopor, argila, papel celofane azul, palitos de churrasco, papel colorido, palito de sorvete, folhas secas de plantas...

Exponha a(s) maquete(s), não se esqueça de montar uma legenda com as crianças.

Para avaliar este momento da aprendizagem, que tal um jogo na sala de informática?

O ciclo da água 

Aula 6 - Na sala de Informática, entrar no link:

http://chc.cienciahoje.uol.com.br/noticias/ecologia-e-meio-ambiente/agua-e-vida/declaracao-dos-direitos-da-agua 

da Revista Ciência Hoje das Crianças, ler com eles a   Declaração dos direitos da água e propor a confecção de um cartaz para cada direito lido. Para isso, divida a turma em 10 grupos, assim cada grupo ficará responsável por um cartaz.

Declaração dos Direitos da Água

Documento foi escrito na mesma data em que foi criado o Dia Mundial da Água

Por: Ciência Hoje das Crianças On-line Publicado em 22/03/2006 | Atualizado em 10/06/2010

 

Retirado de: http://www.bodega.blog.br/nareal/ta-com-sede

 A declaração abaixo, escrita na mesma data em que foi criado o Dia Mundial da Água, em 22 de março de 1992, lembra a todos como esse recurso natural é importante para a existência da vida na Terra.

1 - A água faz parte do patrimônio do planeta. Cada continente, cada povo, cada nação, cada região, cada cidade, cada cidadão é plenamente responsável aos olhos de todos.

2 - A água é a seiva de nosso planeta. Ela é condição essencial de vida de todo vegetal, animal ou ser humano. Sem ela não poderíamos conceber como são a atmosfera, o clima, a vegetação, a cultura ou a agricultura.

3 - Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados. Assim sendo, a água deve ser manipulada com racionalidade, precaução e parcimônia.

4 - O equilíbrio e o futuro de nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos. Estes devem permanecer intactos e funcionando normalmente para garantir a continuidade da vida sobre a Terra. Este equilíbrio depende em particular, da preservação dos mares e oceanos, por onde os ciclos começam.

5 - A água não é somente herança de nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores. Sua proteção constitui uma necessidade vital, assim como a obrigação moral do homem para com as gerações presentes e futuras.

6 - A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo.

7 - A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada. De maneira geral, sua utilização deve ser feita com consciência e discernimento para que não se chegue a uma situação de esgotamento ou de deterioração da qualidade das reservas atualmente disponíveis.

8 - A utilização da água implica em respeito à lei. Sua proteção constitui uma obrigação jurídica para todo homem ou grupo social que a utiliza. Esta questão não deve ser ignorada nem pelo homem nem pelo Estado.

9 - A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social.

10 - O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.

Após a elaboração dos cartazes, distribua-os pela escola junto com seus alunos.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Viva água Hipertexto
O ciclo da água Animação/simulação
Recursos Complementares

Visite o site:

http://www2.uol.com.br/ecokids/ 

lá você encontrará diferentes matérias sobre ecologia e meio ambiente.

Avaliação

Professor, avalie cada atividade realizada:

1- Participação no debate sobre a leitura do livro "De olho na água", relacionando-o com o texto lido no site da Ciência hoje,

2- Participação e contribuições na construção da maquete sobre o ciclo da água,

3- Participação e interesse no jogo "Ciclo da água",

4- Participação e contribuições na elaboração dos cartazes sobre a Declaração dos direitos da água.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.