16/12/2010
Celia Brito Teixeira Gama
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente |
a- Ler um livro de literatura percebendo as questões ecológicas presentes no texto.
b- Elaborar pesquisas e debates a respeito dos assuntos.
c- Apresentar suas descobertas por meio de cartazes informativos.
Não há necessidade de conhecimentos prévios.
Aula 1 - Reunir a turma e realizar a contação da história " DE OLHO NA ÁGUA de Regina Lucia Pires Nemer.
SINOPSE: Lucas, personagem desta história, aprende, de uma maneira inesperada e muito simples, como é importante economizar o líquido mais precioso do planeta — a água.
Após a leitura propor a seguinte atividade:
" Resumir a história usando apenas 5 linhas do seu caderno. Atenção, as palavras: água, festa e Lucas têm que estar presentes no seu texto."
Dar um tempo para a realização da atividade e pedir que algumas crianças apresentem suas produções.
Aula 2- Na sala de Informática entrar no link:
da Revista Ciência Hoje das Crianças e ler a reportagem " Por que a água doce está ameaçada?". Realizar um pequeno debate sobre o tema, pedindo que os alunos relacionem o tema da reportagem com o livro lido na aula anterior.
Montar um dicionário ecológico com as palavras relacionadas ao tema. Usar o dicionário.
Sugestões:
Para terminar o dia, que tal um hipertexto com curiosidades sobre a água?
Aulas 3, 4 e 5 - Na sala de aula, com a turma dividida em grupos, apresente o seguinte texto:
Retirado de:
http://www.2009bioacao.com/2009/06/ciclo-da-agua-na-natureza.html
Após a leitura, proponha a construção de uma ou mais maquetes que demonstrem o ciclo que a água realiza na natureza.
Material necessário:
Exponha a(s) maquete(s), não se esqueça de montar uma legenda com as crianças.
Para avaliar este momento da aprendizagem, que tal um jogo na sala de informática?
Aula 6 - Na sala de Informática, entrar no link:
da Revista Ciência Hoje das Crianças, ler com eles a Declaração dos direitos da água e propor a confecção de um cartaz para cada direito lido. Para isso, divida a turma em 10 grupos, assim cada grupo ficará responsável por um cartaz.
Declaração dos Direitos da Água
Documento foi escrito na mesma data em que foi criado o Dia Mundial da Água
Por: Ciência Hoje das Crianças On-line Publicado em 22/03/2006 | Atualizado em 10/06/2010
Retirado de: http://www.bodega.blog.br/nareal/ta-com-sede
A declaração abaixo, escrita na mesma data em que foi criado o Dia Mundial da Água, em 22 de março de 1992, lembra a todos como esse recurso natural é importante para a existência da vida na Terra.
1 - A água faz parte do patrimônio do planeta. Cada continente, cada povo, cada nação, cada região, cada cidade, cada cidadão é plenamente responsável aos olhos de todos.
2 - A água é a seiva de nosso planeta. Ela é condição essencial de vida de todo vegetal, animal ou ser humano. Sem ela não poderíamos conceber como são a atmosfera, o clima, a vegetação, a cultura ou a agricultura.
3 - Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados. Assim sendo, a água deve ser manipulada com racionalidade, precaução e parcimônia.
4 - O equilíbrio e o futuro de nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos. Estes devem permanecer intactos e funcionando normalmente para garantir a continuidade da vida sobre a Terra. Este equilíbrio depende em particular, da preservação dos mares e oceanos, por onde os ciclos começam.
5 - A água não é somente herança de nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores. Sua proteção constitui uma necessidade vital, assim como a obrigação moral do homem para com as gerações presentes e futuras.
6 - A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo.
7 - A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada. De maneira geral, sua utilização deve ser feita com consciência e discernimento para que não se chegue a uma situação de esgotamento ou de deterioração da qualidade das reservas atualmente disponíveis.
8 - A utilização da água implica em respeito à lei. Sua proteção constitui uma obrigação jurídica para todo homem ou grupo social que a utiliza. Esta questão não deve ser ignorada nem pelo homem nem pelo Estado.
9 - A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social.
10 - O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.
Após a elaboração dos cartazes, distribua-os pela escola junto com seus alunos.
Nome | Tipo |
---|---|
Viva água | Hipertexto |
O ciclo da água | Animação/simulação |
Visite o site:
http://www2.uol.com.br/ecokids/
lá você encontrará diferentes matérias sobre ecologia e meio ambiente.
Professor, avalie cada atividade realizada:
1- Participação no debate sobre a leitura do livro "De olho na água", relacionando-o com o texto lido no site da Ciência hoje,
2- Participação e contribuições na construção da maquete sobre o ciclo da água,
3- Participação e interesse no jogo "Ciclo da água",
4- Participação e contribuições na elaboração dos cartazes sobre a Declaração dos direitos da água.
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