23/06/2009
Eziquiel Menta
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Química | Modelos de constituição: substâncias, transformações químicas |
Inicie esta aula indagando os estudantes se já fizeram uso do AAS e se sabem sobre sua composição química. Aguarde que discutam sobre sua aplicabilidade e eficácia no tratamento de enfermidades. Depois lhes fale sobre a utilização deste para padronizar uma solução de NaOH. Pergunte-lhes se sabem o que é padronizar uma solução e o que é necessário para realizar tal procedimento. Pode ocorrer que não saibam então será o momento de lhes propor o desenvolvimento de um experimento. Informe que será necessário saber sobre a titulação de compostos químicos para que possam determinar a concentração do ácido muriático (HCl) comercial.
Se julgar necessário conduza-os ao laboratório de info rmática e proponha que desenvolvam a pesquisa ab aixo:
Atividade 1:
Solicite aos estudantes que pesquisem e construam um dicionário apresentando o significado das palavras e expressões a seguir: titulação, concentração, acido acetil salicílico, soda cáustica, ácido muriático, ácido, base, hidrólise, solução química e registrem na ferramenta Google Docs cujo tutorial está disponível no link: http://docs.google.com/View?id=dcdf798z_163c6gmxdm.
Não havendo necessidade da pesquisa leve-os ao laboratório de química para que possam desenvolver o experimento.
Experimento: Utilização de ácido acetilsalicílico em comprimidos como padrão primário
Objetivo: compreender como ocorre a utilização de ácido acetilsalicílico (AAS) em comprimidos como padrão primário. O AAS será utilizado para padronizar uma solução de NaOH comercial (padrão secundário), que posteriormente será usado na titulação do ácido muriático (HCl comercial).
Tempo previsto: Aproximadamente 30 minutos.
Material e reagentes
Obs: evite o contato da solução de NaOH ou de ácido muriático com a sua pele. Caso isto ocorra, lave a região afetada com muita água.
Deve-se ter o cuidado ao manipular o álcool etílico tendo em vista que ele é inflamável, assim, não deve haver qualquer chama acesa no laboratório.
Procedimentos
Parte 1
Parte 2
Discussão
Em uma titulação qualquer, é fundamental que se conheça a concentração de um reagente em solução (titulante), o qual denominamos solução padrão. Observe que qualquer solução de concentração conhecida pode ser utilizada como padrão. No entanto, é sempre necessário que se tenha uma solução de parti da (padrão primário), a partir do qual se pod e padronizar outra solução (padrão secundário). Um padrão secundário pode então ser utilizado na padronização de uma terceira solução (padrão terciário). É fácil perceber que não é recomendável proceder a um grande número de padronização devido ao acúmulo de erros de preparação e titulação. Um padrão quaternário, por exemplo, já não apresenta precisão confiável para uma titulação e certamente comprometerá os resultados.
Na preparação de um padrão primário, normalmente é utilizada uma substância que apresenta as seguintes características:
A rigor o AAS não pode ser utilizado como padrão primário, pois este não satisfaz a última condição já que em solução aquosa sofre hidrólise. No entanto, como esta reação é muito lenta podemos utilizá-lo desde que logo após o preparo da solução. Uma vantagem que este procedimento apresenta é que podemos dispensar o uso de balança de precisão se partirmos de comprimidos que o contém na composição, pois a sua massa é sempre expressa na embalagem.
Obs:
Relatório
Professor, sugerimos que os estudantes, se organizem em equipes de no máximo 5 pessoas e utilizem os textos colaborativos disponível no Google Docs. Para auxiliar na utilização da ferramenta, há um tutorial no link: http://docs.google.com/Doc?docid=dcdf798z_12chsmbcdf&hl=pt_BR
Atividade 2:
Fazer um levantamento na comunidade escolar sobre o consumo de AAS e construir uma planilha eletrônica.
Educador solicite aos educandos que representem as fórmulas: molecular, estrutural e iônica do Ácido acetilsalicílico.
Perspectiva interdisciplinar
Matemática: Tabulação dos dados levantados na pesquisa de campo.
Biologia: Efeitos da ingestão inadequada de medicamentos
Nome | Tipo |
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Ácido acetilsalicílico | Imagem |
http://www.ufpa.br/quimicanalitica/spadronizacao.htm
http://www.jcainfo.hpg.ig.com.br/pessoal/padronizacao.htm
http://inorgan221.iq.unesp.br/quimgeral/experimental1/experimento_9.html
http://www.geocities.com/ramos.bruno/.../naoh_anal.pdf
http://www.tebras.com.br/pdf/preparacao_padronizacao_solucao_hidroxido_potassio.pdf
A verificação da aprendizagem pode ser feita a partir da exposição dos trabalhos elaborados pelos estudantes bem como das provas implementadas.Recomenda-se que os estudantes tenham ciência acerca dos critérios a serem utilizados é também uma oportunidade de que eles participem da elaboração dos critérios.
Quatro estrelas 7 classificações
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12/05/2011
Três estrelasNo procedimento experimental parte 1, a solução de NaOH a ser titulada já estará rosa devida a presença de fenolftaleína, o texto diz que ficará rósea com a presença a ácido acetilsalicilico. e o que deverá ocorrer é exatamente o contrario. eu sugiro que a solução de AAS seja colocada no erlemeyer e o hidróxido de sódio na bureta, com esse procedimento ocorrerá o que foi descrito na parte 1 do procedimento. obrigado!!! Gabriel Silva, 3ºialm-v, IFS, Maio de 2011
05/03/2011
Cinco estrelasParábens, ótima a abordagem de concentração
25/01/2011
Cinco estrelasExperimento interessante sobre as soluções! Gostei muito!
03/08/2010
Quatro estrelasA proposta é muito interessante. De fácil compreensão. ótimas propostas de atividades.
24/03/2010
Cinco estrelasEste experimento pode ser encontrado e está disponível na rede. Como por exemplo: http://www.cdcc.sc.usp.br/quimica/experimentos/aas.html
24/03/2010
Quatro estrelasMuito boa,foi utilizado o material de conhecimento de todos isso é muito interessante, ajuda a envolver a garotada.
24/03/2010
Quatro estrelasAchei que o texto está com uma linguagem de fácil compreensão, facilitando o aprendizado daqueles os quais necessitaram de pesquisa.