Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


CALENDÁRIO, O TRABALHO COM MATEMÁTICA, ESPAÇO E TEMPO.

 

22/11/2010

Autor e Coautor(es)
Simone de Alencastre Rodrigues
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Soymara Vieira Emilião, Glória Maria de Oliveira e Miriam Kaiuca

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Ensino Fundamental Inicial História Tempo cronológico
Ensino Fundamental Inicial Matemática Tratamento da informação
Ensino Fundamental Inicial História Organização histórica e temporal
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar  a sequência numérica.  

Reconhecer as noções de espaço/tempo.           

Fazer  uso do calendário como material de leitura e consulta.

Identificar no calendário as datas importantes do seu cotidiano.

Duração das atividades
Três aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não são necessários conhecimentos prévios para a aula, pois todos os conceitos serão objetos de aprendizagem ao longo das aulas.

Estratégias e recursos da aula

Recurso da aula:

Diversos tipos de calendários

Um calendário grande para ficar exposto na sala.

ESTRATÉGIA DA AULA:

PRIMEIRA ATIVIDADE: adivinha

Inicie a aula dizendo para os alunos que você trouxe um material para ficar na sala que vai acompanhá-los durante todo o ano.

Brinque com a turma dizendo que para conhecer o material primeiro a turma vai precisar descobrir uma adivinha.

Leve um cartaz com a adivinha para toda turma ler e tentar adivinhar.

Uma árvore frondosa,

com 12 galhos,

cada galho com 30 frutas,

cada fruta com 24 sementes.

Quem sou eu?

Resposta: Ano, mês, dias e horas.

Espera-se que algum aluno saiba a resposta, mas caso ninguém descubra, dê algumas pistas. Pergunte se eles sabem quantos meses têm o ano?  Quantos dias têm o mês? Quantas horas têm o dia? Certamente após essas dicas sua turma descobrirá  a resposta.

SEGUNDA ATIVIDADE: apresentação dos calendários

Após a descoberta da adivinha pergunte aos seus alunos se eles conhecem algum material onde encontramos registrado o ano, os meses e os dias.

Mostre para a turma alguns tipos de calendários.

Veja abaixo alguns exemplos:

Pergunte se na casa de cada criança tem um calendário e para que serve?

Neste momento mostre o calendário que você trouxe para ficar na sala.

O calendário da turma pode ser um modelo já impresso que algumas vezes conseguimos em editoras ou você pode confeccionar um para sua turma.

Veja o modelo abaixo:

Faça a exploração do calendário.

Leia com a turma o nome dos meses do ano.

Observe com a turma quantos dias têm cada mês.

Desafie seus alunos pedindo que encontrem o dia  que você está desenvolvendo a atividade.

Marque os dias que já passaram. Essa atividade é ideal que aconteça nos primeiros dias de aula, pois o calendário deverá ficar na sala durante todo o ano letivo.

Combine com seus alunos que cada dia uma criança vai marcar o calendário.

TERCEIRA ATIVIDADE: Personalizando o calendário

Leve para sala uma foto tamanho 3x4 de todos os seus alunos.

Pergunte quem sabe o dia do seu aniversário.

Para essa atividade o professor deverá preparar uma lista com a data de nascimento de cada criança  para auxiliar aquelas que não souberem o dia do aniversário ou ficarem em dúvida.

Peça que cada criança localize no calendário a data do seu aniversário e cole sua foto no dia correspondente. 

Consulte o calendário escolar e marque com seus alunos algumas datas importantes como:  Início das aulas, início das férias, festas da escola, passeios e aniversário da escola.

Combine alguns símbolos para marcar as datas no calendário da turma. Por exemplo: para o dia do início das férias faça um sol e para o dia da festa junina marque com uma fogueira.

Quando estiver fazendo essas marcações no calendário trabalhe a sequência numérica deixando que os alunos contem os dias.

Faça perguntas como: qual o mês que vem primeiro, quem é o primeiro aniversariante do ano, e o último? Quando inicia um ano e quando termina?

Lance alguns desafios perguntando quantos dias que faltam para acabar o mês? Quantos dias faltam para o final de semana?

QUARTA ATIVIDADE: calendário individual

Faça uma cópia de um calendário para cada mês do ano e cole no caderno. Faça isso a cada inicio de mês.

Esse calendário mensal deverá vir com os quadrinhos em branco, de maneira que todos os meses o professor possa preencher o calendário com a turma.

Desta forma estará trabalhando com a sequência numérica e outras questões como:  em que dia da semana começa o mês, os meses que tem 30, 31, 28 e 29 dias.

Veja um exemplo de como o professor pode elaborar o calendário:

                                                                                          CALENDÁRIO INDIVIDUAL

                         MÊS :                                                                                           ANO:

DOMINGO

SEGUNDA-FEIRA

TERÇA-FEIRA

QUARTA-FEIRA

QUINTA-FEIRA

SEXTA-FEIRA

SÁBADO

 OBS: Neste modelo foram colocados os dias da semana somente para melhor visualização do professor, mas o ideal é que o calendário venha sem nada escrito, somente com os quadrinhos, para que o professor a cada mês possa organizar com os alunos o calendário, preenchendo os dias da semana e os dias do mês. Na marcação do calendário individual cada aluno pode fazer um símbolo de acordo com o tempo. Esse trabalho favorece a observação do tempo. No final de cada mês o professor poderá pedir para os alunos contarem os dias que fez sol, ou que estavam chuvosos e criar desafio de matemática com  as questões do calendário.

Alguns desafios:

Neste mês tivemos mais dias com sol ou dias com chuva?

Perto do final do ano perguntar quantos dias faltam para o ano terminar? Observar quem vai precisar contar dia após dia e quem utiliza outras estratégias para descobrir a resposta.

QUINTA ATIVIDADE: Marcação do calendário diariamente

Durante o ano a marcação do calendário deve ser uma atividade permanente, que deve fazer parte da rotina da sua turma. Cada dia um aluno pode marcar o dia no calendário e o professor elaborar perguntas para estimular o desenvolvimento da sequência numérica, a organização da noção de tempo e a identidade do grupo. Com essas marcações o calendário vai ao longo do ano sendo mais um registro dos momentos vividos pela turma.  

 

Recursos Complementares

O site abaixo traz algumas informações sobre o calendário que podem completar a aula trazendo algumas curiosidades que sempre despertam o interesse dos alunos.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Calend%C3%A1rio 

No site da Revista Nova Escola o professor encontra mais algumas atividades para o uso do calendário no seu cotidiano escolar.

http://revistaescola.abril.com.br/matematica/pratica-pedagogica/dia-outro-428204.shtml 

Avaliação

O professor deverá avaliar durante todo o ano se os alunos estão aprendendo a fazer o uso do calendário como fonte de consulta.

O professor deverá observar se a cada mês no ato do preenchimento do calendário individual, seus alunos estão conseguindo fazer o registro numérico dos dias e se percebem a passagem do tempo através do uso do calendário.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.