22/11/2010
Soymara Vieira Emilião, Glória Maria de Oliveira e Miriam Kaiuca
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
Ensino Fundamental Inicial | História | Tempo cronológico |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Tratamento da informação |
Ensino Fundamental Inicial | História | Organização histórica e temporal |
Identificar a sequência numérica.
Reconhecer as noções de espaço/tempo.
Fazer uso do calendário como material de leitura e consulta.
Identificar no calendário as datas importantes do seu cotidiano.
Não são necessários conhecimentos prévios para a aula, pois todos os conceitos serão objetos de aprendizagem ao longo das aulas.
Recurso da aula:
Diversos tipos de calendários
Um calendário grande para ficar exposto na sala.
ESTRATÉGIA DA AULA:
PRIMEIRA ATIVIDADE: adivinha
Inicie a aula dizendo para os alunos que você trouxe um material para ficar na sala que vai acompanhá-los durante todo o ano.
Brinque com a turma dizendo que para conhecer o material primeiro a turma vai precisar descobrir uma adivinha.
Leve um cartaz com a adivinha para toda turma ler e tentar adivinhar.
Uma árvore frondosa,
com 12 galhos,
cada galho com 30 frutas,
cada fruta com 24 sementes.
Quem sou eu?
Resposta: Ano, mês, dias e horas.
Espera-se que algum aluno saiba a resposta, mas caso ninguém descubra, dê algumas pistas. Pergunte se eles sabem quantos meses têm o ano? Quantos dias têm o mês? Quantas horas têm o dia? Certamente após essas dicas sua turma descobrirá a resposta.
SEGUNDA ATIVIDADE: apresentação dos calendários
Após a descoberta da adivinha pergunte aos seus alunos se eles conhecem algum material onde encontramos registrado o ano, os meses e os dias.
Mostre para a turma alguns tipos de calendários.
Veja abaixo alguns exemplos:
Pergunte se na casa de cada criança tem um calendário e para que serve?
Neste momento mostre o calendário que você trouxe para ficar na sala.
O calendário da turma pode ser um modelo já impresso que algumas vezes conseguimos em editoras ou você pode confeccionar um para sua turma.
Veja o modelo abaixo:
Faça a exploração do calendário.
Leia com a turma o nome dos meses do ano.
Observe com a turma quantos dias têm cada mês.
Desafie seus alunos pedindo que encontrem o dia que você está desenvolvendo a atividade.
Marque os dias que já passaram. Essa atividade é ideal que aconteça nos primeiros dias de aula, pois o calendário deverá ficar na sala durante todo o ano letivo.
Combine com seus alunos que cada dia uma criança vai marcar o calendário.
TERCEIRA ATIVIDADE: Personalizando o calendário
Leve para sala uma foto tamanho 3x4 de todos os seus alunos.
Pergunte quem sabe o dia do seu aniversário.
Para essa atividade o professor deverá preparar uma lista com a data de nascimento de cada criança para auxiliar aquelas que não souberem o dia do aniversário ou ficarem em dúvida.
Peça que cada criança localize no calendário a data do seu aniversário e cole sua foto no dia correspondente.
Consulte o calendário escolar e marque com seus alunos algumas datas importantes como: Início das aulas, início das férias, festas da escola, passeios e aniversário da escola.
Combine alguns símbolos para marcar as datas no calendário da turma. Por exemplo: para o dia do início das férias faça um sol e para o dia da festa junina marque com uma fogueira.
Quando estiver fazendo essas marcações no calendário trabalhe a sequência numérica deixando que os alunos contem os dias.
Faça perguntas como: qual o mês que vem primeiro, quem é o primeiro aniversariante do ano, e o último? Quando inicia um ano e quando termina?
Lance alguns desafios perguntando quantos dias que faltam para acabar o mês? Quantos dias faltam para o final de semana?
QUARTA ATIVIDADE: calendário individual
Faça uma cópia de um calendário para cada mês do ano e cole no caderno. Faça isso a cada inicio de mês.
Esse calendário mensal deverá vir com os quadrinhos em branco, de maneira que todos os meses o professor possa preencher o calendário com a turma.
Desta forma estará trabalhando com a sequência numérica e outras questões como: em que dia da semana começa o mês, os meses que tem 30, 31, 28 e 29 dias.
Veja um exemplo de como o professor pode elaborar o calendário:
CALENDÁRIO INDIVIDUAL
MÊS : ANO:
DOMINGO |
SEGUNDA-FEIRA |
TERÇA-FEIRA |
QUARTA-FEIRA |
QUINTA-FEIRA |
SEXTA-FEIRA |
SÁBADO |
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OBS: Neste modelo foram colocados os dias da semana somente para melhor visualização do professor, mas o ideal é que o calendário venha sem nada escrito, somente com os quadrinhos, para que o professor a cada mês possa organizar com os alunos o calendário, preenchendo os dias da semana e os dias do mês. Na marcação do calendário individual cada aluno pode fazer um símbolo de acordo com o tempo. Esse trabalho favorece a observação do tempo. No final de cada mês o professor poderá pedir para os alunos contarem os dias que fez sol, ou que estavam chuvosos e criar desafio de matemática com as questões do calendário.
Alguns desafios:
Neste mês tivemos mais dias com sol ou dias com chuva?
Perto do final do ano perguntar quantos dias faltam para o ano terminar? Observar quem vai precisar contar dia após dia e quem utiliza outras estratégias para descobrir a resposta.
QUINTA ATIVIDADE: Marcação do calendário diariamente
Durante o ano a marcação do calendário deve ser uma atividade permanente, que deve fazer parte da rotina da sua turma. Cada dia um aluno pode marcar o dia no calendário e o professor elaborar perguntas para estimular o desenvolvimento da sequência numérica, a organização da noção de tempo e a identidade do grupo. Com essas marcações o calendário vai ao longo do ano sendo mais um registro dos momentos vividos pela turma.
O site abaixo traz algumas informações sobre o calendário que podem completar a aula trazendo algumas curiosidades que sempre despertam o interesse dos alunos.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Calend%C3%A1rio
No site da Revista Nova Escola o professor encontra mais algumas atividades para o uso do calendário no seu cotidiano escolar.
http://revistaescola.abril.com.br/matematica/pratica-pedagogica/dia-outro-428204.shtml
O professor deverá avaliar durante todo o ano se os alunos estão aprendendo a fazer o uso do calendário como fonte de consulta.
O professor deverá observar se a cada mês no ato do preenchimento do calendário individual, seus alunos estão conseguindo fazer o registro numérico dos dias e se percebem a passagem do tempo através do uso do calendário.
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