07/12/2010
Soymara Vieira Emilião, Glória Maria de Oliveira e Miriam Kaiuca
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: gêneros discursivos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Ortografia |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Pontuação |
Pesquisar as características de algumas personagens da literatura infantil brasileira.
Construir uma biografia.
Elaborar um texto de autoria.
Selecionar características das personagens para compor a biografia.
O aluno deve ser leitor e escritor iniciante.
Leia, em capítulos, o livro "Reinações de Narizinho" de Monteiro Lobato .
A primeira edição o livro "Reinações de Narizinho" foi publicado em 1931. É o livro que serve de propulsor à série que seria protagonizada no Sítio do Picapau Amarelo. Apresenta os personagens de grande sucesso: Emília, Pedrinho e Narizinho, as crianças que partem nas aventuras, o Visconde de Sabugosa, o sabugo de milho que é um sábio, Dona Benta, Tia Nastácia, o Marquês de Rabicó e outros. O livro é composto de várias pequenas histórias, previamente publicadas, compostas em capítulos. Algumas histórias são plenamente originais, enquanto outras histórias são interessantes combinações utilizando histórias e personagens já conhecidos, como a visita dos personagens do Mundo das Maravilhas, incluindo as princesas Branca de Neve e Cinderela e Aladim. Monteiro Lobato, dessa forma, já utilizava em 1931 a técnica que recentemente fez o sucesso da animação cinematográfica Shrek.
A cada capítulo lido peça que os alunos desenhem como imaginaram os personagens que vão sendo apresentados gradativamente na história.
Disponibilize em um espaço da sala livros e materiais biográficos sobre personalidades ( escritores, artistas, pintores, cantores e compositores) que já sejam familiares para as crianças. Algumas sugestões:
Capas dos livros citados:
Separe um tempo da aula para exploração e leituras do material onde você deve suscitar curiosidades, solicitar mais acervo, comparar trajetórias entre as personalidades. O importante é que essa atividade possibilite que as crianças se familiarizem com o tipo de texto da "biografia", a partir dos modelos oferecidos.
Depois de algumas leituras, solicite que o grupo construa, coletivamente, um roteiro contemplando todos os assuntos que gostariam de escrever na biografia de um dos personagens do "Sítio do Picapau Amarelo": nome,características físicas, o que mais gostam de fazer no sítio, os maiores medos, habilidades especiais, brinquedos preferidos,as comidas preferidas, os bichos de estimação, as lembranças mais queridas, histórias divertidas.
Construído o roteiro, pergunte para a turma: "o que precisamos fazer para que esta biografia fique mais bonita e mais gostosa de ler?".Peça que se recordem quais as palavras mais bonitas usadas pelos escritores lidos em sala e que fazem um texto mais gostoso de ler? Espera-se que as crianças respondam: desde então, tal qual, predileta, emocionante, porém, silenciosamente, entre outras. Anote a lista com expressões, organizadores textuais conectivos e palavras que eles citaram e que gostariam de usar em suas biografias. Exponha a lista no mural da classe.
A partir do roteiro e da lista de expressões preferidas, proponha que, antes de escrever de forma autônoma a biografia do personagem escolhido, construam a produção coletiva de uma biografia, para exercitar a transformação do roteiro em texto narrativo e a utilização das expressões. Pode ser a biografia de personagem de outra história conhecida, como " Os três Porquinhos", " Branca de Neve"," Chapeuzinho Vermelho" e etc.
Inicia -se a fase de produção de texto, revisão e ajustes. Para criar uma cadência de atividades e criando uma atmosfera colaborativa, leia em voz alta as autobiografias de todos e, juntos, revisem e definam versões mais aprimoradas de cada texto. Se for necessário, peça que escrevam uma segunda versão da história, baseados nos comentários feitos pelos colegas. Promova a ilustração das biografias.
Organize o material, produza coletivamente a capa, contra capa, encaderne com o livro pronto, apresente o material e promova uma leitura das biografias produzidas pelos seus alunos para uma turma de alunos menores.
Para estudo do professor:
http://jaling.ecml.at/pdfdocs/jaling_presentation/portuguais.pdf
Avaliar
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!