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ESCRITA BIOGRÁFICA.

 

07/12/2010

Autor y Coautor(es)
Simone de Alencastre Rodrigues
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RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Soymara Vieira Emilião, Glória Maria de Oliveira e Miriam Kaiuca

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Ortografia
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Pontuação
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Pesquisar as características de algumas personagens da literatura infantil brasileira.           

Construir  uma biografia.           

Elaborar um texto de autoria.

Selecionar características das personagens para compor a biografia.

Duração das atividades
5 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O aluno deve ser leitor e escritor iniciante.

Estratégias e recursos da aula

1ª Atividade:

Leia, em capítulos, o livro "Reinações de Narizinho" de Monteiro Lobato .

A primeira edição o livro "Reinações de Narizinho" foi publicado em  1931. É o livro que serve de propulsor à série que seria protagonizada no Sítio do Picapau Amarelo. Apresenta os personagens de grande sucesso: Emília, Pedrinho e Narizinho, as crianças que partem nas aventuras, o Visconde de Sabugosa, o sabugo de milho que é um sábio, Dona Benta, Tia Nastácia, o Marquês de Rabicó e outros. O livro é composto de várias pequenas histórias, previamente publicadas, compostas em capítulos. Algumas histórias são plenamente originais, enquanto outras histórias são interessantes combinações utilizando histórias e personagens já conhecidos, como a visita dos personagens do Mundo das Maravilhas, incluindo as princesas Branca de Neve e Cinderela e Aladim. Monteiro Lobato, dessa forma, já utilizava em 1931 a técnica que recentemente fez o sucesso da animação cinematográfica Shrek.

A cada capítulo lido peça que os alunos desenhem como imaginaram os personagens que vão sendo apresentados gradativamente na história.

2ª Atividade:

Disponibilize em um espaço da sala  livros e materiais biográficos sobre personalidades ( escritores, artistas, pintores, cantores e compositores) que já sejam familiares para as crianças. Algumas sugestões:

  •  "Minhas Memórias de Lobato contadas por Emília, Marquesa de Rabicó", de Luciana Sandroni, Companhia das Letrinhas, 1997.
  •  "17 é Tov!", de Tatiana Belinky, Companhia das Letrinhas, 2005.
  • "Encontro com Portinari", de Rosane Acedo e Cecília Aranha, Coleção Encontro com a Arte Brasileira, Editora Minden, 1995
  •   Coleção "Crianças Famosas"  da Editora Caliis: "Aleijadinho", "Bach", "Castro Alves", "Chopin", "Cecília Meireles" e "Mozart" entre outros.
  • Coleção "A Infância de..."  da Editora Callis, com nomes como Ziraldo, Ruth Rocha e Mauricio de Sousa.
  • Coleção Biografias Brasileira, da editora Paulinas, "Dom Pedro II, Imperador do Brasil", "Machado de Assis" e "Oswald de Andrade".
  • Coleção Olharte, da Editora Paulinas, com biografias de artistas nacionais e internacionais, como "Tarsila", "Picasso", "Goeldi" e "Maria Martins".

Capas dos livros citados:

 Separe um tempo da aula para exploração e leituras do material onde você deve  suscitar curiosidades, solicitar mais acervo, comparar trajetórias entre as personalidades. O importante é  que essa atividade possibilite que as crianças se familiarizem com o tipo de texto da "biografia", a partir dos modelos oferecidos.

3ª ATIVIDADE:

Depois de algumas leituras, solicite que o grupo construa, coletivamente, um roteiro contemplando todos os assuntos que gostariam de escrever na biografia de um dos personagens do "Sítio do Picapau Amarelo": nome,características físicas, o que mais gostam de fazer no sítio, os maiores medos, habilidades especiais,  brinquedos preferidos,as comidas preferidas, os bichos de estimação, as lembranças mais queridas, histórias divertidas.

 4ºATIVIDADE:

Construído o roteiro, pergunte para a turma: "o que precisamos fazer para que esta biografia fique mais bonita e mais gostosa de ler?".Peça que  se recordem quais  as palavras mais bonitas usadas pelos escritores lidos em sala e que  fazem um texto mais gostoso de ler?  Espera-se que as  crianças respondam: desde então, tal qual, predileta, emocionante, porém, silenciosamente, entre outras. Anote a lista  com expressões, organizadores textuais conectivos e palavras que eles citaram e que  gostariam de usar em suas biografias. Exponha a lista no mural da classe.

5ª ATIVIDADE:

A partir do roteiro  e da lista de expressões  preferidas, proponha que, antes de escrever de forma autônoma a biografia do personagem escolhido, construam a produção  coletiva de  uma biografia, para exercitar a transformação do roteiro em texto narrativo e a utilização das expressões. Pode ser a biografia de  personagem de outra história conhecida, como " Os três Porquinhos", " Branca de Neve"," Chapeuzinho Vermelho" e etc.

6º ATIVIDADE:

Inicia -se a fase de  produção de texto, revisão e ajustes.  Para criar uma cadência de atividades  e criando  uma atmosfera colaborativa, leia em voz alta as autobiografias de todos e, juntos, revisem e definam versões mais aprimoradas de cada texto. Se for necessário, peça que escrevam uma segunda versão da história, baseados nos comentários feitos pelos colegas. Promova a ilustração das biografias.

Organize o material, produza coletivamente a capa, contra capa, encaderne com o livro pronto, apresente o material  e promova uma leitura das biografias produzidas pelos seus alunos para uma turma de alunos menores.

Recursos Complementares
Avaliação

Avaliar

  •  A pertinência dos textos produzidos pelas crianças em relação à sua função social, à sua forma e aos seus aspectos lingüísticos;
  • Qualidade e propriedade dos comentários das crianças nas rodas de revisão de texto;
  • Ocorrência de marcas de revisão nos textos das crianças, convencionadas em grupo; - Uso de comportamentos escritores: definir o gênero, planejar/decidir que aspectos serão tratados no texto, considerar o destinatário ausente...
  • Uso de marcas textuais no discurso oral
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