18/11/2010
Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Movimentos básicos de solo na ginástica artística.
Atividade 1:
Reunir os alunos em uma sala com recursos multimídia e exibir os vídeos abaixo:
http://www.ginasticas.com.br/interacao/videos/torneiointernacional_bra_usa_ukr_2002/02CominBB.mpg
http://www.ginasticas.com.br/interacao/videos/olimpiadas_atlanta_1996/96OTOKhorkinaBB.mpg
http://www.ginasticas.com.br/interacao/videos/circuito_olimpico_portoalegre_2003/03RodriguesBB.mpg
Acessos dia 15 de outubro de 2010.
Ao término da exibição, o professor irá mediar um debate com os alunos acerca dos vídeos apresentados e do tema da aula:
O objetivo deste primeiro debate é introduzir os assuntos que serão abordados na aula. As respostas poderão ser anotadas pelo professor a fim de que, a cada momento da aula, possam ser confrontadas com o que for apresentado pelo professor, bem como servir de opções. O professor deverá informar também que estes vídeos são de uma das provas da ginástica artística denominada trave de equilíbrio e que desportivamente, ela é exclusivamente feminina.
Atividade 2: Construindo formas alternativas da trave de equilíbrio:
Ao término das discussões, o professor irá propor a construção de formas alternativas da trave de equilíbrio, para a vivência das atividades posteriores. Sugerimos, aqui, 3 formas que poderão ser construídas em conjunto com os alunos:
1) Os cavaletes duplos de trepar e saltar podem ser bons substitutos da trave de equilíbrio e paralelas simétricas, simultaneamente. Este material é feito utilizando-se dois cavaletes com três barrotes de madeira. Estes barrotes são aparafusados nos cavaletes de forma que vários tipos de materiais possam ser encaixados entre os mesmos, como bancos suecos, outros barrotes, etc. Entre os dois cavaletes, encaixa-se outros barrotes de 10 cm de largura, por 10cm de altura e 3 m de comprimento, bem lixados e com as quinas arredondadas, que podem ser utilizados como trave de equilíbrio para caminhar, saltar ou também como barras paralelas, conforme podemos visualizar abaixo:
Estes cavaletes poderão ser utilizados também para a montagem de um plano inclinado, com diferentes graus de inclinação, que é muito importante para o ensino dos rolamentos.
2) A segunda proposta é a utilização de bancos suecos, que são construídos com 20cm de largura por 3m de comprimento, estando aproximadamente entre 20 a 40cm de altura do solo, sendo os mesmos empilháveis. Na sua estrutura inferior é colocado um barrote de madeira de aproximadamente 15cm de largura, possibilitando-se o uso do banco virado do lado contrário, em substituição à trave de equilíbrio. Estes bancos suecos podem ser adaptados em espaldares ou nos cavaletes duplos descritos anteriormente, com inclinações em diferentes ângulos e alturas. A parte mais estreita do banco sueco pode ser usada como trave baixa, para desenvolver equilíbrio de uma maneira geral e destrezas específicas da trave.
3) A trave baixa para trabalho escolar pode ser feita com largura maior do que a oficial (medida oficial da trave: 10cm de largura x 5m de comprimento). Podem ser confeccionadas traves de diferentes alturas, de madeira ou de alvenaria, tomando o cuidado de não deixar quinas vivas para evitar que as crianças se machuquem. Estas traves poderão ser utilizadas em circuitos que estimulem desafios, colocadas em diferentes ângulos, inclinações e formações.
Outros materiais também podem ser adaptados, com a utilização da criatividade do professor, sendo que o importante é que se consiga atender às necessidades da criança em idade escolar, e que se consiga desenvolver os objetivos propostos.
Adaptado de:
http://www.4shared.com/account/document/A_CsjRsS/APOSTILA_GINSTICA_ARTSTICA_OLM.html (acesso dia 14 de outubro de 2010) (fotos e textos).
Atividade 3: Vivenciando os movimentos da trave de equilíbrio:
Os alunos serão divididos em 5 grupos e, munidos das figuras acima, executar os movimentos nas traves de equilíbrio adaptadas, na seguinte seqüência:
Extraído de http://www.ginasticas.com.br/ginasticas/painel_01.pdf (acesso dia 15 de outubro de 2010).
Devem ser observados:
Caso algum aluno se sinta à vontade, pode tentar os movimentos na primeira opção da Atividade 2, desde que sejam respeitadas as regras de segurança, dadas pelo professor.
Deverá ser montada uma estrutura de forma que se tenha uma estação para cada tipo de movimento das figuras. Assim, os alunos deverão passar por todas as estações, vivenciando e experimentando todos os movimentos.
http://www.4shared.com/account/document/A_CsjRsS/APOSTILA_GINSTICA_ARTSTICA_OLM.html
http://www.ginasticas.com.br/ginasticas/gin_artistica_provas.html
Acessos dia 15 de outubro de 2010.
Os alunos deverão montar um painel com fotos, descrições e textos sobre as vivêencias e discussões das aulas.
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