Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


POESIA E ARTE - UM CAMINHO PARA SENSIBILIDADE

 

07/12/2010

Autor e Coautor(es)
Simone de Alencastre Rodrigues
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Soymara Viera Emilião, Glória Maria de Oliveira e Miriam Kaiuca

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Ortografia
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Criar poesias.         

Trabalhar com a sensibilidade para a composição de poesias.          

Desenvolver o gosto por este gênero literário.

Identificar características deste gênero literário.

Duração das atividades
4 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Ser leitor e escritor iniciante

Estratégias e recursos da aula

1º Atividade:

Reúna os alunos em roda  e informe-os que iniciarão uma Ciranda de  Livros de Poesias.

Conceitue "ciranda": Segundo o Dicionário Aurélio, ciranda é uma dança de roda. Fazendo uma analogia com a definição do Dicionário, uma ciranda de  livros de poesia  se constitui da  troca de livros escolhidos para entrarem na roda, entre os alunos.

Sugestão de  de livros de poesias para compor a Ciranda:

  •  Temqueliques - Tatiana Belinky Divertido livro infantil de poemas que falam com muito humor sobre direitos e deveres das crianças.
  •   Poeminha em Língua de Brincar - Manoel de Barros Livro do poeta Manoel de Barros apresenta seus poemas às crianças, também em forma de ilustrações.
  •   Poesia para Crianças  - Aula de Carnaval e Outros Poemas - Ricardo Azevedo Neste livro, a alegria do Carnaval contagia o dia-a-dia e inspira sonhos batuqueiros.
  •   As Meninas e o Poeta - Manuel Bandeira Coleção de dedicatórias em versinhos que Manuel Bandeira escreveu para crianças e filhas de amigos.
  •   O Menino Poeta - Henriqueta Lisboeta Obra consagrou-se como primeiro livro de poesias com linguagem compreensível para leitores-mirins.
  •   Poesias do Nilo - Gilles Eduar Livro infantil de poemas fala sobre o cachorrinho Nilo. Ideal para as crianças recém-alfabetizadas.
  •   Poesia para Crianças - Poemas para Brincar - José Paulo Paes Clássico da literatura infantil brasileira apresenta 12 poemas sobre o mágico universo das crianças.
  •   Pê de Pai - Isabel Minhós Martins Simples, com cadência e musicalidade, obra é sensível à representação paterna aos olhos da criança.
  •   Madrinha Lua - Galeio - Francisco Marques Escritor brinca com palavras para criar os belos e divertidos poemas reunidos nesta premiada obra.

Outros Títulos imperdíveis:

Oriente que eles manuseiem os livros e escolham aqueles que deverão participar da Ciranda. A quantidade de livros deverá ser correspondente ao número de alunos da sala.

2º ATIVIDADE:

Selecionado dos títulos, discuta com a turma quais os combinados que serão estabelecidos a respeito da Ciranda. Anote na lousa as principais ideias.

Sugestão de combinados da Ciranda:

  1. LER O LIVRO DURANTE O PERÍODO DO EMPRÉSTIMO;
  2. ESCOLHER UMA OU DUAS POESIAS PREFERIDAS PARA LER NA RODA;
  3. DEVOLVER O LIVRO NO DIA COMBINADO;
  4. CUIDAR DO LIVRO COM MUITO CARINHO;
  5. MANUSEAR O LVRO COM AS MÃOS LIMPAS;

Afixar os combinados no mural da classe.

3º Atividade:

Construir uma tabela de dupla entrada com o controle dos empréstimos dos livros.

Conceitue tabela: " Uma tabela é uma representação matricial, isto é, em linhas e colunas, tantas quantas a aplicação que se queira dar."

Apresente modelos:

Construa com os alunos  sentidos para a produção da tabela, tais como: Saber onde os livros estarão em uma determinada semana, e quais os livros cada criança já leu. Discuta com eles a possibilidade da criação de símbolos mostrando o quanto cada livro agradou a cada leitor. Por exemplo: Atribuir a cor verde para um livro considerado maravilhoso, amarelo para um livro considerado bom e azul para um livro que não agradou muito ao leitor.

Estabelecido o critério de preenchimento da tabela e  a importância do referido instrumento, construa a tabela em papel 40kg ou manilha. Exemplo:

TÍTULOS/ALUNOS

ANA CAROLINA

BEATRIZ

DAVI

ELEN

FABIO

GABRIEL

HELENA

ILANA

PEDRO

OU ISTO OU AQUILO

ARCA DE NOÉ

BEM-TE-VI

MEMÓRIA INVENTADA

A MENINA E O POETA

MADRINHA LUA

BRINCRIAR

POEMAS PRA ENROLAR A LÍNGUA

O MENINO POETA

3º Atividade:

Durante as rodas, solicitar que cada criança leia sua poesia preferida. O professor também deverá ler uma poesia, servindo de modelo quanto a entonação, a fluência e a cadência da leitura. Comente a importância de uma leitura prévia  para apropriar-se do texto.

Conceitue a diferença entre a leitura de um texto em prosa  da leitura de um texto em verbo:

  • Os textos em prosa apresentam uma característica marcante: as linhas são contínuas e se agrupam em parágrafos. Quando você lê uma carta, uma crônica, uma notícia ou reportagem de jornal, um conto ou um romance, você está lendo textos em prosa.    
  • Nos textos em verso, as palavras são dispostas graficamente em linhas descontínuas chamadas versos.Não basta rimar para escrever poesia. Não basta ter ritmo para ser poesia. Um texto não é poesia por ser romântico, por emocionar, por ser uma declaração de amor.   Poesia é palavra, é linguagem, é invenção verbal, é originalidade.

Leia um texto em prosa e um em verso para que as crianças percebam na prática a  diferença apresentada teoricamente.

Traga a biografia dos escritores de alguns livros da ciranda para as crianças conhecerem  um pouco da história dos poetas.

Pergunte: O que é poesia? O que move alguém a fazer um poema? Alguém da turma já escreveu um poema? Em que um texto científico é diferente de um poema? Poesia e Poema querem dizer a mesma coisa? Solicite que discutam  essas questões em pequenos grupos. Em seguida, abra para discussão no grande grupo.

Conceitue Poesia: Poesia é um termo que vem do grego. No sentido original, poiesis é “a atividade de produção artística”, “a atividade de criar ou de fazer”. De acordo com essa definição, haverá poesia sempre que, criando ou fazendo coisas, somos dominados pelo sentimento do belo, sempre que nos comovermos com lugares, pessoas e objetos. A poesia, portanto, pode estar nos lugares, nos objetos e nas pessoas.

Conceitue Poema: Poema é uma palavra que vem do latim poema, que significava 'poema, composição em verso; companhia de atores, comédia, peça teatral', e do gr. poíéma 'o que se faz, obra, manual; criação do espírito, invenção. Poema é poesia que se organiza com palavras.

4º ATIVIDADE:

Escolha uma poema para análise. Exemplo:

AS BORBOLETAS

                 Vinicius de Moraes

Brancas

Azuis

Amarelas

E  pretas

Brincam na luz

as belas Borboletas

Borboletas brancas

São alegres e francas.

Borboletas azuis

Gostam muito de luz.

As amarelinhas

São tão bonitinhas!

E as pretas, então....

Oh, que escuridão!

Antes de começar a leitura, pergunte para a classe se eles sabem qual é o tema do poema "Borboletas”, de Vinícius de Moraes.

Forneça questões que vão ajudar os alunos a compreender melhor o texto. Peça que, em duplas, eles respondam as questões no caderno. Eis algumas:

Organize uma roda com o grande grupo para socialização das conclusões das duplas e debates entre os diversos pontos de vista. Nesse debate não há respostas certas. O importante é garantir que todos expressem seus pontos de vista - o que entenderam, o que pensaram e o que sentiram a partir da leitura do poema.

Repita essa atividade, em dias diferentes, quantas vezes forem necessárias para familiarizar os alunos com a linguagem poética.

5º ATIVIDADE:

Proponha que eles escrevam poemas. Permita que eles escolham a construção em duplas ou individuais. Circule entre as mesas tirando dúvidas, propondo questões, ajudando no encontro de rimas. Nessa tarefa também não há certo ou errado. O importante é o desenvolvimento da fruição poética.

Peça que ilustrem os poemas construídos.

Faça uma grande roda para socialização das produções.

Monte um mural com os poemas da turma.

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação será feita durante toda a aula, observando a participação e o interesse do grupo, e se ao construírem o poema, observaram as características deste tipo de texto. Faz parte da avaliação, observar se nas ilustrações os alunos retrataram o poema escrito, como forma de mostrar o entendimento da mensagem.   

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.