07/12/2010
Soymara Viera Emilião, Glória Maria de Oliveira e Miriam Kaiuca
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Ortografia |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Criar poesias.
Trabalhar com a sensibilidade para a composição de poesias.
Desenvolver o gosto por este gênero literário.
Identificar características deste gênero literário.
Ser leitor e escritor iniciante
Reúna os alunos em roda e informe-os que iniciarão uma Ciranda de Livros de Poesias.
Conceitue "ciranda": Segundo o Dicionário Aurélio, ciranda é uma dança de roda. Fazendo uma analogia com a definição do Dicionário, uma ciranda de livros de poesia se constitui da troca de livros escolhidos para entrarem na roda, entre os alunos.
Sugestão de de livros de poesias para compor a Ciranda:
Outros Títulos imperdíveis:
Oriente que eles manuseiem os livros e escolham aqueles que deverão participar da Ciranda. A quantidade de livros deverá ser correspondente ao número de alunos da sala.
Selecionado dos títulos, discuta com a turma quais os combinados que serão estabelecidos a respeito da Ciranda. Anote na lousa as principais ideias.
Sugestão de combinados da Ciranda:
Afixar os combinados no mural da classe.
3º Atividade:
Construir uma tabela de dupla entrada com o controle dos empréstimos dos livros.
Conceitue tabela: " Uma tabela é uma representação matricial, isto é, em linhas e colunas, tantas quantas a aplicação que se queira dar."
Apresente modelos:
Construa com os alunos sentidos para a produção da tabela, tais como: Saber onde os livros estarão em uma determinada semana, e quais os livros cada criança já leu. Discuta com eles a possibilidade da criação de símbolos mostrando o quanto cada livro agradou a cada leitor. Por exemplo: Atribuir a cor verde para um livro considerado maravilhoso, amarelo para um livro considerado bom e azul para um livro que não agradou muito ao leitor.
Estabelecido o critério de preenchimento da tabela e a importância do referido instrumento, construa a tabela em papel 40kg ou manilha. Exemplo:
TÍTULOS/ALUNOS |
ANA CAROLINA |
BEATRIZ |
DAVI |
ELEN |
FABIO |
GABRIEL |
HELENA |
ILANA |
PEDRO |
OU ISTO OU AQUILO |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
ARCA DE NOÉ |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
BEM-TE-VI |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
MEMÓRIA INVENTADA |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
A MENINA E O POETA |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
MADRINHA LUA |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
BRINCRIAR |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
POEMAS PRA ENROLAR A LÍNGUA |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
O MENINO POETA |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
3º Atividade:
Durante as rodas, solicitar que cada criança leia sua poesia preferida. O professor também deverá ler uma poesia, servindo de modelo quanto a entonação, a fluência e a cadência da leitura. Comente a importância de uma leitura prévia para apropriar-se do texto.
Conceitue a diferença entre a leitura de um texto em prosa da leitura de um texto em verbo:
Leia um texto em prosa e um em verso para que as crianças percebam na prática a diferença apresentada teoricamente.
Traga a biografia dos escritores de alguns livros da ciranda para as crianças conhecerem um pouco da história dos poetas.
Pergunte: O que é poesia? O que move alguém a fazer um poema? Alguém da turma já escreveu um poema? Em que um texto científico é diferente de um poema? Poesia e Poema querem dizer a mesma coisa? Solicite que discutam essas questões em pequenos grupos. Em seguida, abra para discussão no grande grupo.
Conceitue Poesia: Poesia é um termo que vem do grego. No sentido original, poiesis é “a atividade de produção artística”, “a atividade de criar ou de fazer”. De acordo com essa definição, haverá poesia sempre que, criando ou fazendo coisas, somos dominados pelo sentimento do belo, sempre que nos comovermos com lugares, pessoas e objetos. A poesia, portanto, pode estar nos lugares, nos objetos e nas pessoas.
Conceitue Poema: Poema é uma palavra que vem do latim poema, que significava 'poema, composição em verso; companhia de atores, comédia, peça teatral', e do gr. poíéma 'o que se faz, obra, manual; criação do espírito, invenção. Poema é poesia que se organiza com palavras.
4º ATIVIDADE:
Escolha uma poema para análise. Exemplo:
AS BORBOLETAS
Vinicius de Moraes
Brancas
Azuis
Amarelas
E pretas
Brincam na luz
as belas Borboletas
Borboletas brancas
São alegres e francas.
Borboletas azuis
Gostam muito de luz.
As amarelinhas
São tão bonitinhas!
E as pretas, então....
Oh, que escuridão!
Antes de começar a leitura, pergunte para a classe se eles sabem qual é o tema do poema "Borboletas”, de Vinícius de Moraes.
Forneça questões que vão ajudar os alunos a compreender melhor o texto. Peça que, em duplas, eles respondam as questões no caderno. Eis algumas:
Organize uma roda com o grande grupo para socialização das conclusões das duplas e debates entre os diversos pontos de vista. Nesse debate não há respostas certas. O importante é garantir que todos expressem seus pontos de vista - o que entenderam, o que pensaram e o que sentiram a partir da leitura do poema.
Repita essa atividade, em dias diferentes, quantas vezes forem necessárias para familiarizar os alunos com a linguagem poética.
5º ATIVIDADE:
Proponha que eles escrevam poemas. Permita que eles escolham a construção em duplas ou individuais. Circule entre as mesas tirando dúvidas, propondo questões, ajudando no encontro de rimas. Nessa tarefa também não há certo ou errado. O importante é o desenvolvimento da fruição poética.
Peça que ilustrem os poemas construídos.
Faça uma grande roda para socialização das produções.
Monte um mural com os poemas da turma.
Para estudo do professor:
http://www.crmariocovas.sp.gov.br/lei_a.php?t=020#artigo
http://www.educarede.org.br/educa/index.cfm?pg=oficina_de_criacao.ds_apoio&id_comunidade=0#17
A avaliação será feita durante toda a aula, observando a participação e o interesse do grupo, e se ao construírem o poema, observaram as características deste tipo de texto. Faz parte da avaliação, observar se nas ilustrações os alunos retrataram o poema escrito, como forma de mostrar o entendimento da mensagem.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!