Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


APRENDENDO A LER E ESCREVER COM TEXTOS DAS CANTIGAS DE RODA.

 

30/11/2010

Autor e Coautor(es)
Simone de Alencastre Rodrigues
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Soymara Vieira Emilião, Glória Maria de Oliveira e Miriam Kaiuca

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Análise e reflexão sobre a língua
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Reescrever as cantigas com as hipóteses de escrita que cada aluno dispõe.          

Pesquisar a cultura popular.           

Escrever  textos de memória, aumentando a possibilidade de reflexões sobre o código.          

Aprender a ler e a escrever a partir dos textos.

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Estar iniciando o processo de construção da escrita e fazendo uso de estratégias de leitura.

Estratégias e recursos da aula

RECURSOS  DA AULA:

ESTRATÉGIAS DA AULA:

PRIMEIRA ATIVIDADE: Motivadora

Inicie sua aula levando seus alunos para o pátio.

Explique para a turma que a aula será uma descoberta de brincadeiras cantadas, isto é, brincadeiras que tenham músicas.

Deixe que cada aluno dê a sua sugestão.

Dê também algumas dicas, sugerido brincadeiras tradicionais como: Ciranda, cirandinha, galinha choca, passaraio, e outras que você que conheça.

Faça uma roda e cante com seus alunos várias cantigas como roda  como: pião, o cravo brigou com a rosa, pai Francisco, estimulando que os alunos também dêem sugestões de músicas.

Observe e chame a atenção de seus alunos para a observação da possibilidade de uma mesma canção ser cantada de maneiras diferentes.

SEGUNDA ATIVIDADE: Registro

Após todos satisfeitos de brincar e cantar volte para sala e registre em um mural as músicas e brincadeiras que foram feitas no pátio.

Neste momento, faça o registro do título das músicas com a participação dos alunos. Estimule que a turma vá falando as letras necessárias para a escrita das palavras do título.

Após a escrita, faça uma leitura de todos os títulos. Peça que cada criança leia um título, de forma a garantir a participação de todos. O trabalho de leitura de pequenas sentenças, como no caso dos títulos das músicas, ajuda no início do processo da leitura, onde o aluno por conhecer o que está escrito  e sente-se mais confiante para fazer inferências e arriscar-se.

TERCEIRA ATIVIDADE: Escolha da música

Após ler a lista, escolha com a turma a primeira música que a turma vai trabalhar. Explique que com essa música eles vão fazer algumas atividades e que no final terão um livro com várias cantigas.

Para essa aula escolhemos a música "O Cravo Brigou com a Rosa"

Leve seus alunos ao laboratório de informática para que eles possam ouvir a música com uma animação.

http://www.youtube.com/watch?v=c2XfWqbJ5mw  

Chegando a sala, cante mais algumas vezes a música para garantir que todos iniciem a memorização da letra da música.

Segue abaixo a letra da música:

O Cravo Brigou Com a Rosa

 

O cravo brigou com a rosa,

Debaixo de uma sacada,

O cravo saiu ferido,

E a rosa despedaçada.

O cravo ficou doente,

A rosa foi visitar,

O cravo teve um desmaio,

E a rosa pôs-se a chorar.

 

QUARTA ATIVIDADE: Descobrindo palavras

Entregue uma folha para cada criança com a letra da cantiga.

Cante a música com os alunos e peça que cada um acompanhe com o dedinho as partes da música.

Peça para marquem algumas palavras como cravo e rosa.

Escreva no quadro essas palavras.

Solicite que os alunos digam algumas palavras que comecem com a mesma letra de cravo e de rosa.

Registre no quadro.

Leia as palavras e peça os alunos para lerem também.

Após a exploração da letra da música, deixe que seus alunos ilustrem a folha da letra da música.

QUINTA ATIVIDADE: ORGANIZANDO A MÚSICA

Entregue para cada dupla de alunos a letra da música separada em versos desorganizados.

Oriente que organizem os versos da música e colem no caderno.

Dê algumas pistas para os alunos na fase inicial da alfabetização com: procurar pista pelo som da primeira letra da palavra do verso, identificar as palavras trabalhadas anteriormente ( cravo e rosa) .

Veja como o professor pode fazer a folha dos versos desorganizados.

RECORTE OS VERSOS E ORGANIZE A MÚSICA. DEPOIS DE ORGANIZÁ-LOS COLE EM SEU CADERNO.

O CRAVO SAIU FERIDO,

O CRAVO TEVE UM DESMAIO, 

E A ROSA DESPEDAÇADA.

O CRAVO BRIGOU COM A ROSA  

E A ROSA DESPEDAÇADA.

O CRAVO BRIGOU COM A ROSA,

O CRAVO FICOU DOENTE,

A ROSA FOI VISITAR,

DEBAIXO DE UMA SACADA,

E A ROSA PÔS A CHORAR.

Durante a atividade circule pelas mesas para ajudar as duplas que estiverem precisando.

Faça a organização das duplas colocando crianças em fases diferentes  para trabalharem  juntas, desta forma você  possibilita a troca de conhecimentos entre elas e facilitar o trabalho da dupla garantindo que a atividade seja desafiadora e possível de ser realizada.

SEXTA ATIVIDADE: Organizando as palavras da cantiga

A próxima atividade deverá ser feita em outro dia de aula.

A letra da cantiga deverá estar permanentemente fixada em um mural visível e todos os dias enquanto o professor estiver trabalhando a música ele deverá ler a letra com as crianças e cantar a música.

Para as atividades desta aula as crianças deverão saber de cor a letra da música.

A próxima atividade será parecida com a anterior, mas os alunos em trios deverão organizar as palavras da música e colar em um cartaz.

Essa atividade é um pouco mais complexa e exige que a criança pense na organização de cada palavra.

Mais uma vez a seleção dos alunos que vão compor os trios deverá sempre diversificar as crianças pelas fases em que estão na alfabetização. Colocar uma criança pré-silábica, junto com uma silábica e outra silábica com valor sonoro é um bom agrupamento. Este agrupamento provoca a desestruturação das hipóteses das crianças permitindo que avancem.

Converse com os trios garantindo sempre a participação de todos.

Exemplo da folha:

ORGANIZE AS PALAVRAS DA CANTIGA E DEPOIS DE ORGANIZADA COPIE EM SEU CADERNO.

DE

O

UMA

BRIGOU

A

O

SACADA

CRAVO

DEBAIXO

CRAVO

FERIDO

E

COM

A

FICOU

O

DESPEDAÇADA

ROSA

ROSA

A

PÔS-SE

CHORAR.

DESMAIO

UM

E

A

ROSA

VISITAR

FOI

O

CRAVO

TEVE

CRAVO

FICOU

ROSA

A

DOENTE

Depois que os trios terminarem de organizar a música e colarem no cartaz, peça que façam uma bela ilustração e coloque o cartaz preso no mural da sala. Cada aluno do trio deverá copiar em seu caderno a letra da música organizada.

SÉTIMA ATIVIDADE: escrita espontânea

No mesmo dia, logo após a organização das palavras da cantiga o professor deverá pedir que cada aluno agora individualmente, escreva em uma folha a música que foi trabalhada durante as aulas, no caso, O Cravo Brigou com a Rosa.

Essa atividade tem o objetivo de possibilitar que os alunos pensem em como vão escrever, utilizando os conhecimentos que dispõem conforme a hipótese de escrita que estão no  momento.

É uma atividade de avaliação se o professor não fizer intervenções e deixar que os alunos escrevam da maneira que sabem.

Quando  a atividade apresentar essa proposta o professor deverá, a cada música trabalhada, repetir os passos desta aula e guardar essas escritas sem interferências para ser um material de acompanhamento da evolução da escrita dos alunos.

 

Recursos Complementares

No site abaixo o professor poderá compreender de forma simplificada as fases da escrita.

http://professorasim.blogspot.com/2008/03/fases-de-desenvolvimento-da-escrita.html 

Sugiro o livro abaixo para os professores que desejam aprofundar seus conhecimentos sobre as fases de construção da escrita.

Psicogênese da Língua Escrita - Emilia Ferreiro  e Ana Teberosky Ed. ARTMED

Avaliação

O professor deverá observar se seus alunos estão, a cada nova atividade, apresentando mais conhecimentos sobre a língua e se estão escrevendo segundo suas hipóteses.  Essa avaliação ficará mais evidente no momento da atividade de escrita espontânea, onde o professor deverá comparar a escrita do aluno com as anteriores para verificar o quanto cada aluno está avançando na escrita.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 9 classificações

  • Cinco estrelas 9/9 - 100%
  • Quatro estrelas 0/9 - 0%
  • Três estrelas 0/9 - 0%
  • Duas estrelas 0/9 - 0%
  • Uma estrela 0/9 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Doraci Visoto, Tristão de Athayde , São Paulo - disse:
    Visoto2@terra.com.br

    28/02/2014

    Cinco estrelas

    Gostei , assim que tiver outras ,irei aproveitar


  • Edilene Tavares lima Jesus, Centro Educacional Alfredo Ramos , Bahia - disse:
    dila_dejesus@hotmail.com

    21/01/2014

    Cinco estrelas

    Muito bom, criativo, dinâmica, amei a sugestão e irei sim inserir nas minhas aulas com a minha turma do 3. ano fundamental. Parabéns.


  • Rosangela, Centro Educacional Caminho Suave , Minas Gerais - disse:
    rosangelabcaixeta@outlook.com

    28/08/2013

    Cinco estrelas

    Amei esta exposição de aula...me ajudou e muito no meu plano. Obrigada.


  • Rosangela Basros de Figueiredo, Jardim Escola Fazendo e Aprendendo , Rio de Janeiro - disse:
    zanjabastos@hotmail.com

    26/08/2012

    Cinco estrelas

    Adorei esta atividade e vou começar a faze-la amanhã com a minha turma.


  • elizandra dos santos antunes, IEE Elisa Ferrari Valls , Rio Grande do Sul - disse:
    lilika.antunes@gmail.com

    01/12/2011

    Cinco estrelas

    adorei esse plano faz os alunos refletirem bem mais sobre a lingua portuguesa


  • Leila Batista de Proença, Secretaria Municipal de Educação de RIO DE JANEIRO , Rio de Janeiro - disse:
    leilabproenca@bol.com.br

    02/08/2011

    Cinco estrelas

    Muito bom!


  • jacqueline, escola dom paulo , Amazonas - disse:
    jacquelinepena2009@gmail.com

    06/06/2011

    Cinco estrelas

    acredito que este procedimento é capaz de trazer resu.ltados positivos no âmbito educacional e familiar.


  • maria aparecida spineli ferraz da silva, CASA DA CRIANCA DE IGARACU DO TIETE , São Paulo - disse:
    marryspi@hotmail.com

    05/06/2011

    Cinco estrelas

    Gostei muito das atividades são otimas atividades para inicio de alfabetização


  • Ana Karenina Pessoa , EMEF Eucy Mesquita Lima , Amazonas - disse:
    aninerak.pessoa@hotmail.com.br

    13/02/2011

    Cinco estrelas

    Sempre gostei de trabalhar por meio de textos que as crianças conheçam, só que após a primeira etapa de identificação de certas palavras, não sabia mais como continuar, esta sugestão me ajudou e muito, sugiro ainda, que seja trabalhado músicas que tenham em Karaokê, como por exemplo "A galinha pintadinha", que contém marcadores nas sílabas das letras, é uma variação da roda.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.