30/11/2010
Soymara Vieira Emilião, Glória Maria de Oliveira e Miriam Kaiuca
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Análise e reflexão sobre a língua |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Reescrever as cantigas com as hipóteses de escrita que cada aluno dispõe.
Pesquisar a cultura popular.
Escrever textos de memória, aumentando a possibilidade de reflexões sobre o código.
Aprender a ler e a escrever a partir dos textos.
Estar iniciando o processo de construção da escrita e fazendo uso de estratégias de leitura.
RECURSOS DA AULA:
ESTRATÉGIAS DA AULA:
PRIMEIRA ATIVIDADE: Motivadora
Inicie sua aula levando seus alunos para o pátio.
Explique para a turma que a aula será uma descoberta de brincadeiras cantadas, isto é, brincadeiras que tenham músicas.
Deixe que cada aluno dê a sua sugestão.
Dê também algumas dicas, sugerido brincadeiras tradicionais como: Ciranda, cirandinha, galinha choca, passaraio, e outras que você que conheça.
Faça uma roda e cante com seus alunos várias cantigas como roda como: pião, o cravo brigou com a rosa, pai Francisco, estimulando que os alunos também dêem sugestões de músicas.
Observe e chame a atenção de seus alunos para a observação da possibilidade de uma mesma canção ser cantada de maneiras diferentes.
SEGUNDA ATIVIDADE: Registro
Após todos satisfeitos de brincar e cantar volte para sala e registre em um mural as músicas e brincadeiras que foram feitas no pátio.
Neste momento, faça o registro do título das músicas com a participação dos alunos. Estimule que a turma vá falando as letras necessárias para a escrita das palavras do título.
Após a escrita, faça uma leitura de todos os títulos. Peça que cada criança leia um título, de forma a garantir a participação de todos. O trabalho de leitura de pequenas sentenças, como no caso dos títulos das músicas, ajuda no início do processo da leitura, onde o aluno por conhecer o que está escrito e sente-se mais confiante para fazer inferências e arriscar-se.
TERCEIRA ATIVIDADE: Escolha da música
Após ler a lista, escolha com a turma a primeira música que a turma vai trabalhar. Explique que com essa música eles vão fazer algumas atividades e que no final terão um livro com várias cantigas.
Para essa aula escolhemos a música "O Cravo Brigou com a Rosa"
Leve seus alunos ao laboratório de informática para que eles possam ouvir a música com uma animação.
http://www.youtube.com/watch?v=c2XfWqbJ5mw
Chegando a sala, cante mais algumas vezes a música para garantir que todos iniciem a memorização da letra da música.
Segue abaixo a letra da música:
O Cravo Brigou Com a Rosa
O cravo brigou com a rosa,
Debaixo de uma sacada,
O cravo saiu ferido,
E a rosa despedaçada.
O cravo ficou doente,
A rosa foi visitar,
O cravo teve um desmaio,
E a rosa pôs-se a chorar.
QUARTA ATIVIDADE: Descobrindo palavras
Entregue uma folha para cada criança com a letra da cantiga.
Cante a música com os alunos e peça que cada um acompanhe com o dedinho as partes da música.
Peça para marquem algumas palavras como cravo e rosa.
Escreva no quadro essas palavras.
Solicite que os alunos digam algumas palavras que comecem com a mesma letra de cravo e de rosa.
Registre no quadro.
Leia as palavras e peça os alunos para lerem também.
Após a exploração da letra da música, deixe que seus alunos ilustrem a folha da letra da música.
QUINTA ATIVIDADE: ORGANIZANDO A MÚSICA
Entregue para cada dupla de alunos a letra da música separada em versos desorganizados.
Oriente que organizem os versos da música e colem no caderno.
Dê algumas pistas para os alunos na fase inicial da alfabetização com: procurar pista pelo som da primeira letra da palavra do verso, identificar as palavras trabalhadas anteriormente ( cravo e rosa) .
Veja como o professor pode fazer a folha dos versos desorganizados.
RECORTE OS VERSOS E ORGANIZE A MÚSICA. DEPOIS DE ORGANIZÁ-LOS COLE EM SEU CADERNO.
O CRAVO SAIU FERIDO, |
O CRAVO TEVE UM DESMAIO, |
E A ROSA DESPEDAÇADA. |
O CRAVO BRIGOU COM A ROSA |
E A ROSA DESPEDAÇADA. |
O CRAVO BRIGOU COM A ROSA, |
O CRAVO FICOU DOENTE, |
A ROSA FOI VISITAR, |
DEBAIXO DE UMA SACADA, |
E A ROSA PÔS A CHORAR. |
Durante a atividade circule pelas mesas para ajudar as duplas que estiverem precisando.
Faça a organização das duplas colocando crianças em fases diferentes para trabalharem juntas, desta forma você possibilita a troca de conhecimentos entre elas e facilitar o trabalho da dupla garantindo que a atividade seja desafiadora e possível de ser realizada.
SEXTA ATIVIDADE: Organizando as palavras da cantiga
A próxima atividade deverá ser feita em outro dia de aula.
A letra da cantiga deverá estar permanentemente fixada em um mural visível e todos os dias enquanto o professor estiver trabalhando a música ele deverá ler a letra com as crianças e cantar a música.
Para as atividades desta aula as crianças deverão saber de cor a letra da música.
A próxima atividade será parecida com a anterior, mas os alunos em trios deverão organizar as palavras da música e colar em um cartaz.
Essa atividade é um pouco mais complexa e exige que a criança pense na organização de cada palavra.
Mais uma vez a seleção dos alunos que vão compor os trios deverá sempre diversificar as crianças pelas fases em que estão na alfabetização. Colocar uma criança pré-silábica, junto com uma silábica e outra silábica com valor sonoro é um bom agrupamento. Este agrupamento provoca a desestruturação das hipóteses das crianças permitindo que avancem.
Converse com os trios garantindo sempre a participação de todos.
Exemplo da folha:
ORGANIZE AS PALAVRAS DA CANTIGA E DEPOIS DE ORGANIZADA COPIE EM SEU CADERNO.
DE |
O |
UMA |
BRIGOU |
A |
O |
SACADA |
CRAVO |
|
DEBAIXO |
CRAVO |
FERIDO |
E |
COM |
A |
FICOU |
O |
DESPEDAÇADA |
ROSA |
ROSA |
A |
PÔS-SE |
CHORAR. |
|
|
DESMAIO |
UM |
E |
A |
ROSA |
VISITAR |
FOI |
O |
CRAVO |
TEVE |
CRAVO |
FICOU |
ROSA |
A |
DOENTE |
Depois que os trios terminarem de organizar a música e colarem no cartaz, peça que façam uma bela ilustração e coloque o cartaz preso no mural da sala. Cada aluno do trio deverá copiar em seu caderno a letra da música organizada.
SÉTIMA ATIVIDADE: escrita espontânea
No mesmo dia, logo após a organização das palavras da cantiga o professor deverá pedir que cada aluno agora individualmente, escreva em uma folha a música que foi trabalhada durante as aulas, no caso, O Cravo Brigou com a Rosa.
Essa atividade tem o objetivo de possibilitar que os alunos pensem em como vão escrever, utilizando os conhecimentos que dispõem conforme a hipótese de escrita que estão no momento.
É uma atividade de avaliação se o professor não fizer intervenções e deixar que os alunos escrevam da maneira que sabem.
Quando a atividade apresentar essa proposta o professor deverá, a cada música trabalhada, repetir os passos desta aula e guardar essas escritas sem interferências para ser um material de acompanhamento da evolução da escrita dos alunos.
No site abaixo o professor poderá compreender de forma simplificada as fases da escrita.
http://professorasim.blogspot.com/2008/03/fases-de-desenvolvimento-da-escrita.html
Sugiro o livro abaixo para os professores que desejam aprofundar seus conhecimentos sobre as fases de construção da escrita.
Psicogênese da Língua Escrita - Emilia Ferreiro e Ana Teberosky Ed. ARTMED
O professor deverá observar se seus alunos estão, a cada nova atividade, apresentando mais conhecimentos sobre a língua e se estão escrevendo segundo suas hipóteses. Essa avaliação ficará mais evidente no momento da atividade de escrita espontânea, onde o professor deverá comparar a escrita do aluno com as anteriores para verificar o quanto cada aluno está avançando na escrita.
Cinco estrelas 9 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
28/02/2014
Cinco estrelasGostei , assim que tiver outras ,irei aproveitar
21/01/2014
Cinco estrelasMuito bom, criativo, dinâmica, amei a sugestão e irei sim inserir nas minhas aulas com a minha turma do 3. ano fundamental. Parabéns.
28/08/2013
Cinco estrelasAmei esta exposição de aula...me ajudou e muito no meu plano. Obrigada.
26/08/2012
Cinco estrelasAdorei esta atividade e vou começar a faze-la amanhã com a minha turma.
01/12/2011
Cinco estrelasadorei esse plano faz os alunos refletirem bem mais sobre a lingua portuguesa
02/08/2011
Cinco estrelasMuito bom!
06/06/2011
Cinco estrelasacredito que este procedimento é capaz de trazer resu.ltados positivos no âmbito educacional e familiar.
05/06/2011
Cinco estrelasGostei muito das atividades são otimas atividades para inicio de alfabetização
13/02/2011
Cinco estrelasSempre gostei de trabalhar por meio de textos que as crianças conheçam, só que após a primeira etapa de identificação de certas palavras, não sabia mais como continuar, esta sugestão me ajudou e muito, sugiro ainda, que seja trabalhado músicas que tenham em Karaokê, como por exemplo "A galinha pintadinha", que contém marcadores nas sílabas das letras, é uma variação da roda.