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As provas da Ginástica Artística: A mesa de saltos

 

18/11/2010

Autor e Coautor(es)
Adriano de Paiva Reis
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JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer as exigências técnicas da mesa de saltos na ginástica artística feminina;       
  • Relacionar aspectos matemáticos e físicos relacionados a esta prova (funções e transferência de energia);
  • Construir, com materiais alternativos, aparelhos adaptados para as vivências.
Duração das atividades
4 aulas (200 minutos).
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Nenhum conhecimento prévio será necessário para esta aula.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1: O professor irá reunir os alunos em uma sala com recurso multimídia e exibir os vídeos abaixo:   

http://www.ginasticas.com.br/interacao/videos/torneiointernacional_2007/BRA%20-%20Ana%20Claudia%20Silva_TF_Bars.wmv 

http://www.ginasticas.com.br/interacao/videos/panamericano_santodomingo_2003/03PANEFHypolitoVT.mpg 

Acesso dia 15 de outubro de 2010.

Ao término da exibição dos vídeos, o professor mediará um debate com os alunos acerca dos mesmos, a fim de introduzir o tema desta aula:

  • Qual o nome desta prova?
  • Qual deve ser o movimento característico desta prova?   

O objetivo deste debate é verificar o grau de conhecimento dos alunos sobre esta prova. Assim, o professor deverá intervir pouco nas respostas, registrando o que for dito para ser utilizado na avaliação.   

Atividade 2: Construindo uma mesa de saltos:

Caso a escola não possua uma mesa de saltos (ou cavalo) deixamos aqui algumas propostas para a efetivação da aula, que poderá ser construída em conjunto com os alunos: a primeira e mais simples é a utilização de um plinto em uma altura baixa, que também poderá ser construído utilizando madeira resistente nas medidas: Comprimento: 1,60m - Largura: 0,45m - Altura de cada módulo: 0,20m.     

Extraído de http://www.4shared.com/account/document/A_CsjRsS/APOSTILA_GINSTICA_ARTSTICA_OLM.html (Acesso em 15 de outubro de 2010).

Outra estratégia é utilizar uma carteira velha, serrando parte dos pés (cerca de 50 centímetros). O professor deverá verificar, para a segurança dos alunos, se a carteira está em bom estado de conservação e se suportará o peso dos alunos. Uma terceira forma é usar um colchonete enrolado, desde que fique a uma altura considerável do chão (70 a 80 centímetros).

Dica: também é necessário, para a segurança dos alunos, a utilização de colchões no entorno da mesa de saltos.

Atividade 3: Vivenciando os saltos na mesa de saltos:

O professor, munido dos aparelhos criados na atividade anterior, irá organizar algumas vivências de salto:  

  1. O professor irá demarcar um espaço no chão e os alunos realizarão uma corrida e aproximação com um salto sobre este espaço (retângulo de 50 cm por 1 metro), não podendo encostar o corpo nele;
  2. Transpor a mesa de salto adaptada encostando a mão nela;
  3. Fazer a corrida de aproximação, rolar sobre a mesa de salto e cair de pé;
  4. “Salto da lebre” no solo: O executante, agachado, deverá saltar para frente estendendo o corpo, para alcançar o solo com as mãos espalmadas, braços estendidos. Em seguida, flexionar as pernas trazendo os joelhos para frente, e apoiando os pés entre as mãos. Estas saem rapidamente do solo para iniciar novo salto da lebre;
  5. Em duplas, um aluno agacha no solo, e o outro irá, após alguns passos de corrida, tentar saltar por sobre suas costas, apoiando as mãos, e passando as pernas afastadas e estendidas pelas laterais do colega, unindo a seguir para aterrissar de pé (“pula sela”). O aluno que estiver agachado poderá aumentar a altura de suas costas na medida em que o colega for solicitando. As posições se invertem após algumas repetições, para que ambos os alunos realizem a atividade.

Atividades extraídas de http://www.birafitness.com/ginastica_olimpica/saltos.htm (acesso dia 15 de outubro de 2010).

O professor deverá registrar os saltos dos alunos, se colocando de lado em relação à mesa de salto, registros estes que serão utilizados na próxima atividade.

Atividade 4: Identificando a matemática nos saltos da ginástica artística

Ao término das vivências, o professor irá exibir os vídeos aos alunos e os vídeos da atividade 1. Em seguida, os alunos serão indagados:  

  • Qual foi a trajetória que vocês realizaram?
  • Ao realizarem o movimento, qual foi a sensação da trajetória? (linear ou parabólica)?
  • Como podemos calcular a distância que vocês irão cair distante da mesa de saltos?   

Os alunos deverão realizar uma pesquisa tentando responder às perguntas. (Esta parte do trabalho deverá ser realizada juntamente com o(a) professor(a) de ciências ou física).   

Sites de apoio.   

http://www.vestibular1.com.br/apostilas/apostilas_metematica.htm 

http://www.scribd.com/doc/16826539/apostila-de-funcao-do-2-grau 

Acessos dia 15 de outubro de 2010.

Recursos Complementares
Avaliação

O professor deverá realizar um confronto das respostas dadas na atividade 1 com as novas respostas, e será montado um painel com fotos, textos e informações sobre a prova.

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