18/11/2010
Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Nenhum conhecimento prévio será necessário para esta aula.
Atividade 1: O professor irá reunir os alunos em uma sala com recurso multimídia e exibir os vídeos abaixo:
http://www.ginasticas.com.br/interacao/videos/panamericano_santodomingo_2003/03PANEFHypolitoVT.mpg
Acesso dia 15 de outubro de 2010.
Ao término da exibição dos vídeos, o professor mediará um debate com os alunos acerca dos mesmos, a fim de introduzir o tema desta aula:
O objetivo deste debate é verificar o grau de conhecimento dos alunos sobre esta prova. Assim, o professor deverá intervir pouco nas respostas, registrando o que for dito para ser utilizado na avaliação.
Atividade 2: Construindo uma mesa de saltos:
Caso a escola não possua uma mesa de saltos (ou cavalo) deixamos aqui algumas propostas para a efetivação da aula, que poderá ser construída em conjunto com os alunos: a primeira e mais simples é a utilização de um plinto em uma altura baixa, que também poderá ser construído utilizando madeira resistente nas medidas: Comprimento: 1,60m - Largura: 0,45m - Altura de cada módulo: 0,20m.
Extraído de http://www.4shared.com/account/document/A_CsjRsS/APOSTILA_GINSTICA_ARTSTICA_OLM.html (Acesso em 15 de outubro de 2010).
Outra estratégia é utilizar uma carteira velha, serrando parte dos pés (cerca de 50 centímetros). O professor deverá verificar, para a segurança dos alunos, se a carteira está em bom estado de conservação e se suportará o peso dos alunos. Uma terceira forma é usar um colchonete enrolado, desde que fique a uma altura considerável do chão (70 a 80 centímetros).
Dica: também é necessário, para a segurança dos alunos, a utilização de colchões no entorno da mesa de saltos.
Atividade 3: Vivenciando os saltos na mesa de saltos:
O professor, munido dos aparelhos criados na atividade anterior, irá organizar algumas vivências de salto:
Atividades extraídas de http://www.birafitness.com/ginastica_olimpica/saltos.htm (acesso dia 15 de outubro de 2010).
O professor deverá registrar os saltos dos alunos, se colocando de lado em relação à mesa de salto, registros estes que serão utilizados na próxima atividade.
Atividade 4: Identificando a matemática nos saltos da ginástica artística
Ao término das vivências, o professor irá exibir os vídeos aos alunos e os vídeos da atividade 1. Em seguida, os alunos serão indagados:
Os alunos deverão realizar uma pesquisa tentando responder às perguntas. (Esta parte do trabalho deverá ser realizada juntamente com o(a) professor(a) de ciências ou física).
Sites de apoio.
http://www.vestibular1.com.br/apostilas/apostilas_metematica.htm
http://www.scribd.com/doc/16826539/apostila-de-funcao-do-2-grau
Acessos dia 15 de outubro de 2010.
http://www.birafitness.com/ginastica_olimpica/saltos.htm
Acessos dia 15 de outubro de 2010.
O professor deverá realizar um confronto das respostas dadas na atividade 1 com as novas respostas, e será montado um painel com fotos, textos e informações sobre a prova.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!