Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Trabalhando diferentes tipos de cartas

 

19/11/2010

Autor e Coautor(es)
Ana Paula Campos Cavalcanti Soares
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Sulamita Nagem Dias Lima

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Leitura e escrita de texto
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Linguagem oral
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

•      Distinguir cartas pessoais de cartas formais.

•      Escrever cartas pessoais.

•       Escrever diferentes tipos de cartas, formais e informais, utilizando estrutura e linguagem adequadas.

•      Produzir textos escritos de gêneros diversos, adequados aos objetivos, ao destinatário e ao contexto de circulação.

•      Dispor, ordenar e organizar o próprio texto de acordo com as convenções gráficas apropriadas.

•       Expressar-se oralmente com eficácia em diferentes situações, interessando-se por ampliar seus recursos expressivos e enriquecer seu vocabulário.

•       Dominar o mecanismo e os recursos do sistema de representação escrita, compreendendo suas funções.

•       Interessar-se pela leitura e escrita como fontes de informação, aprendizagem, lazer e arte.

•      Desenvolver estratégias de compreensão e fluência na leitura.

Duração das atividades
04 horas/aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

-Dominar as relações entre grafemas e fonemas.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias a serem utilizadas são:

- aula interativa;   

- trabalho em grupo;   

- texto impresso;   

- diversos tipos de cartas.     

Desenvolvimento     

1ª atividade:

1)      O professor iniciará a aula apresentando a seguinte imagem:

Fonte: www.zenzadigital.com.br   

 

1)      Em seguida, indaga:

- O que vocês veem nessa imagem?

- Que texto você acha que está sendo escrito?   

2)      Após as repostas dos alunos, o professor deverá fazer os comentários necessários, apresenta a imagem abaixo e questiona:  

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Carta    

- Você conhece esse texto?

- Que texto é esse?

- Baseado em que você afirma que trata-se de uma carta?

- Qual a função deste texto?   

OBS: O professor deve fazer comentários após as indagações para que os alunos compreendam melhor a função social da carta.       

2ª atividade:

1)      O professor deverá apresentar a imagem e indagar os alunos se conhecem o filme, se já o assistiram.

Fonte: www.cinedica.com.br    

1)       Posteriormente, o professor apresentará o vídeo Central do Brasil Parte 1: http://www.youtube.com/watch?v=5VQXtxcg8mE para que os alunos analisem a para quê serve o gênero carta. É interessante que o professor discuta com os alunos qual a função da personagem principal do filme. Sugerimos as seguintes indagações:   

- O que o personagem da atriz Fernanda Montenegro faz?

- As pessoas que estão ditando as cartas são alfabetizadas?

- É preciso saber ler e escrever para conseguir produzir uma carta?   

3ª atividade:

1)      Baseado nas informações levantadas no questionamento anterior a partir do filme, o professor levantará com os alunos que temas era abordados nas cartas ditadas pelos personagens no filme. O professor poderá informar que eram, em sua maioria, cartas pessoais, enviadas para familiares e amigos, dando notícias de últimos acontecimentos. No entanto, havia personagens que ditavam cartas de declaração de amor.   

2)      Baseado nessa informação sugere-se que o professor apresente a música “Escreva uma carta meu amor” do cantor e compositor Roberto Carlos. Todos os alunos deveram receber cópias da música para acompanhar.   

Escreva uma carta meu amor

Roberto Carlos

Composição: Pilômbeta / Tito Silva

Meu amor está tão longe de mim

Meu bem não seja tão ruim

Escreva uma carta meu amor

E diga alguma coisa por favor

Diga que você não me esqueceu

E que o seu coração ainda é meu

Escreva uma carta meu amor

E diga alguma coisa por favor

O beijo que você me deu

Eu guardo até hoje no calor

Escreva uma carta meu amor   

Fonte: http://letras.terra.com.br/roberto-carlos/48588/    

Vídeo da música no yutube: http://www.youtube.com/watch?v=IcfVqd1_KtM    

3)      A partir da música o professor poderá indagar:

- Que tipo de carta o cantor pede para ser escrita? Que informações devem conter nessa carta?

- Vocês conhecem outros tipos de cartas? Alguém poderia citar?   

4)      O professor deverá aguardar que os alunos levantem seus conhecimentos prévios a respeito dos diferentes tipos de cartas e acrescente informações, posteriormente.   

4ª atividade: 

1)      Nesta atividade, o professor deverá expor diversos modelos de cartas. Destacamos modelos de cartas que estão presentes na vida social dos alunos jovens e adultos.

2)      O professor, inicialmente, apresentará modelos de cartas do tipo familiar e pessoal. Sugere-se que o professor leia juntamente com os alunos.

OBS.: Cada aluno deverá receber um modelo que deve ser afixado em seus cadernos para que possam consultar sempre que necessário.   

Carta familiar ou pessoal   

Modelo   

Goiânia, 31 de julho de 2009 Querido amigo...............(o nome da pessoa para a qual é destinada a carta)

Gostaria de dizer-lhe que estou com muitas saudades, e não vejo a hora de estarmos juntos outra vez!

Por aqui estamos todos bem, somente a saudade que nos incomoda. Mas estamos nos preparando para a grande viagem até sua casa. Já fiz vários planos para aproveitarmos muito estas férias.

Um forte abraço... .........................(assinatura da pessoa que enviou a carta)   

Fonte: http://www.escolakids.com/carta-pessoal.htm    

3)      Realizar as seguintes indagações:

- Como inicia-se a carta?

- Qual saudação foi utilizada?

- Quais eram os objetivos de quem escreveu a carta? Que informações estão contidas?   

4)      O professor apresenta mais um modelo de carta pessoal.   

Modelo

Cara Jane,

Fiquei muito triste ao saber da morte de sua mãe. De certa maneira, porém, foi um alívio saber que ela já não mais está sofrendo daquela maneira. Ela era uma senhora encantadora, que nos cativou pela maneira simpática como nos recebia e pelo interesse que demonstrava por nossa família. Tenho certeza de que todos vocês sentirão muita falta dela. Estaremos pensando muito em você nas próximas semanas. Se houver qualquer coisa que possamos fazer para ajudar, por favor, ligue pra mim.

Com todo carinho,

Luísa,

Fonte: http://www.algosobre.com.br/cartas/condolencias.html    

5)      Realizar os seguintes questionamentos:

- Como a carta foi iniciada e finalizada?

-  Por que essa carta foi escrita?   

6)      O professor faz os comentários necessários a respeito de cartas pessoais e apresenta mais um tipo de carta: comercial.     

Carta comercial, de cortesia ou de apresentação    

Modelo de carta de solicitação de emprego:

-------------------- (localidade), (dia) de (mês) de (ano).

À (nome da empresa) Sr(a). (gerente de recursos humanos ou o nome, caso conheça)

Ref: Candidatura à Vaga de Emprego

Eu, (nome), (nacionalidade), (estado civil), (profissão), residente e domiciliado à (endereço), venho por meio desta apresentar minha candidatura à vaga de (especificar a vaga almejada), anexando nesta oportunidade meu Curriculum Vitae. Sou uma pessoa responsável, com boa formação acadêmica, prezando sempre pela organização e eficiência nas atividades que desempenho. Conforme se pode verificar de meu Currículo, tenho experiência profissional em estágio na empresa (especificar) por um período de X meses e cursos de idioma estrangeiro e informática. Me coloca à disposição para qualquer contato e solicitação para entrevista. Os meios de contato seguem abaixo.

Atenciosamente, (assinatura) (nome)   

Fonte: http://www.tudobox.com/323/modelo_de_carta_de_solicitacao_de_emprego.html    

7)      O professor poderá levantar as seguintes questões:

- Em que situação você utilizaria essa carta?

- Há diferenças entre essa carta e a carta pessoal que vimos antes? Que diferenças são essas?   

8)      O professor deverá fazer os comentários necessários a cerca da carta comercial e apresentará mais um tipo de carta: de reclamação.   

CARTA DE RECLAMAÇÃO À:

Nome da Empresa

No que diz respeito ao pedido nº (informar), realizado em (informar a data), venho manifestar meu descontentamento, pois a entrega estava prevista para, no máximo, até o dia (informar). Ou seja, já se passaram (xxx) dias no prazo limite de entrega e até o momento não recebi as mercadorias adquiridas ou qualquer explicação consistente sobre o ocorrido. Dessa forma, caso o pedido não seja entregue até o dia (informar), a compra deve ser considerada cancelada, ficando, desde já, solicitada a restituição dos valores pagos. ou utilizar o parágrafo abaixo Dessa forma, venho solicitar o cancelamento imediato do pedido, pois já desisti da compra em função do descumprimento do prazo de entrega, de modo que requeiro a restituição dos valores pagos.

Aguardo resposta.

(localidade), (dia) de (mês) de (ano).

Seu nome (assinar acima)

Seu CPF Seu endereço

Seu telefone   

Fonte: http://www.tudobox.com/223/modelo_de_carta_de_reclamacao.html  

9)      O professor levantará as seguintes perguntas:

- Você já precisou escrever uma carta desse tipo? Em que situação?

- Que informações estão contidas nesta carta?

- Que informações estão na abertura da carta e em seu desfecho?   

5ª atividade:

1)      Após a exploração dos diferentes tipos de cartas o professor poderá propor aos alunos a produção de um dos modelos das cartas apresentadas.

ATENÇÃO: Sugere-se que o professor não imponha um modelo determinado a ser produzido pelo aluno. É interessante que aluno produza um modelo de carta do qual esteja precisando para um uso social iminente. Por exemplo, se há na sala um aluno que precisa de emprego é interessante que ele produza uma carta do tipo comercial. Se houver alguma aluna que queira realizar uma determinada reclamação é recomendado que ela escreva uma carta de reclamação.

2)      Como as cartas serão utilizadas em contexto social e real de uso dos alunos, sugere-se que o professor leve os alunos ao laboratório de informática (caso exista) para que os alunos passem a limpo, sobretudo se forem cartas comerciais ou de reclamação.

3)      É interessante, também, que se for possível, as cartas escritas sejam enviadas aos destinatários, o que caracterizaria mais ainda a função social desse gênero textual. 

Recursos Complementares

Carta

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Carta é objeto de correspondência, com ou sem envoltório, sob a forma de comunicação escrita, de natureza administrativa, social, comercial, ou qualquer outra, que contenha informação de interesse específico do destinatário, de acordo com a Legislação Brasileira.[1] A carta é o elemento postal mais importante,é um meio de comunicação visual, constituída por algumas folhas de papel fechadas em um envelope, que é selado e enviado ao destinatário da mensagem através do serviço dos Correios. Nos primórdios da entrega das cartas quem pagava a postagem era o destinatário e isso só se alterou com a criação dos selos quando se passou a, previamente, o remetente colocar na sobrecarta (envelope) a quantidade de selos correspondente ao porte (valor da tarifa de serviço), garantido assim a entrega da carta ou a sua restituição no caso de não ser encontrado o destinatário. Atualmente a carta vem sendo substituída pelo e-mail que é a forma de correio eletrônico mais difundida no mundo, mas ainda há pessoas que pelo simples prazer de trocar correspondências físicas preferem utilizar o método da carta.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Carta    

Diferentes Tipos de Cartas: http://www.infopedia.pt/$tipos-de-carta 

Avaliação

A avaliação é processual e contínua, devendo ser realizada oral e coletivamente, enfocando a dinâmica do grupo, identificando avanços e dificuldades. O desempenho dos alunos durante a aula, a realização das tarefas propostas, as observações e intervenções do professor, a auto-avaliação do professor e do aluno serão elementos essenciais para verificar se as competências previstas para a aula foram ou não desenvolvidas pelos alunos. Como os alunos produziram um tipo de carta que tenham mais interesse no dado momento, sugere-se que o professor retome os diferentes tipos de cartas de acordo com as necessidades dos alunos. Sugere-se que os alunos tenham acesso fácil aos modelos de cartas apresentadas nesta aula para que possam fazer uso dessa dica em situações de escrita social. É importante que os alunos tenham compreendido as diferenças entre as cartas, sobretudo ao que se refere a abertura  e desfecho.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 4 classificações

  • Cinco estrelas 3/4 - 75%
  • Quatro estrelas 1/4 - 25%
  • Três estrelas 0/4 - 0%
  • Duas estrelas 0/4 - 0%
  • Uma estrela 0/4 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.