19/11/2010
Sulamita Nagem Dias Lima
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Leitura e escrita de texto |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem oral |
· Identificar e ler manchetes e títulos, prevendo o conteúdo das notícias.
· Ler legendas de fotografias, utilizar fotografias e ilustrações como chave de leitura para prever o conteúdo das matérias.
· Ler e produzir textos característicos da primeira página de jornal.
· Avaliar fotos publicadas na primeira página de um jornal, do ponto de vista informativo, técnico e expressivo.
· Inferir a importância atribuída por um jornal às notícias da primeira página a partir de aspectos como extensão dos títulos, tamanho dos caracteres, posição na página, presença ou ausência de imagens.
· Expressar-se oralmente com eficácia em diferentes situações, interessando-se por ampliar seus recursos expressivos e enriquecer seu vocabulário.
· Dominar o mecanismo e os recursos do sistema de representação escrita, compreendendo suas funções. ·
. Interessar-se pela leitura e escrita como fontes de informação, aprendizagem, lazer e arte.
· Desenvolver estratégias de compreensão e fluência na leitura.
· Escrever notícias a partir de fatos do cotidiano e atualidades, utilizando linguagem adequada.
· Produzir textos escritos de gêneros diversos, adequados aos objetivos, ao destinatário e ao contexto de circulação.
· Dispor, ordenar e organizar o próprio texto de acordo com as convenções gráficas apropriadas.
- Dominar as relações entre grafemas e fonemas.
- Dominar as capacidades básicas da leitura.
As estratégias a serem utilizadas são:
- aula interativa;
- trabalho em grupo;
- texto impresso;
- produção de texto;
Desenvolvimento
1ª atividade:
1) O professor apresenta a capa da revista abaixo solicitando a leitura da mesma.
OBS: Essa capa poderá ser apresentada em data show ou retroprojetor.
Fonte: www.colegioamorim.com.br
1) Após a leitura, o professor propõe uma discussão a partir das questões:
a) Que imagem está exposta na capa desta revista?
b) Por que o filho ou adolescente está em tamanho maior que os pais ou adultos?
c) A manchete principal da capa anuncia: Eles é que mandam.
d) A manchete se refere a quem?
e) Que assunto será abordado na reportagem principal da revista?
OBS.: O professor deverá fazer as interferências necessárias a fim de que os alunos procurem levantar o máximo de hipóteses a respeito da temática. Dependendo da turma, outras perguntas poderão ser realizadas a partir das respostas dadas aos questionamentos anteriores.
2) Em seguida o professor apresenta essa outra capa solicitando a leitura da mesma.
Fonte: www.soshollywood.com.br
1) A partir da leitura da capa acima, o professor questiona:
a) Você conhece as pessoas que estão nesta capa?
b) Quem são essas pessoas?
c) Você recorda-se em que crime este casal foi envolvido?
d) A partir da forma como a imagem está construída (mostrar para os alunos os tons escuros que compõem a imagem do casal) que interpretações podemos fazer?
e) Por que a frase: FORAM ELES está escrita em letras maiores?
f) A revista faz a afirmação de que o casal é culpado pelo crime? Justifique sua resposta.
5) Com a leitura e a interpretação das duas capas, o professor propõe que, coletivamente, façam uma lista de todos os elementos que compõem a capa da revista, enfatizando o que é manchete e o que é título de notícia ou reportagem.
2ª atividade:
1) Na segunda atividade o professor irá realizar a mesma atividade que fez com as capas de revistas, utilizando agora, a primeira página do jornal. Para isso apresenta a imagem abaixo solicitando a leitura da mesma.
Fonte: www.argemiroferreira.wordpress.com
1) A partir da primeira página de jornal Folha de S. Paulo, realizar as seguintes indagações:
a) Qual é a manchete principal do jornal?
b) Por que o jornal escolheu está imagem para representar a manchete?
c) Por que o jornal escolheu essa manchete para destacá-la na primeira página?
d) Como o jornal chama atenção do leitor para a informação central da primeira página?
e) Que informações o jornal se utiliza para comprovar a aprovação do presidente?
2) O professor apresenta a manchete solicitando a leitura da mesma.
Aprovação de Lula bate novo recorde
Para 70% dos brasileiros, governo é ótimo ou bom, aponta Datafolha, é a maior taxa de um presidente desde 1990.
4) O professor organiza a turma em grupos para que cada equipe, a partir da manchete escreva o texto da notícia que a acompanharia nesse jornal.
5) O professor socializa as produções e propõe a leitura da notícia na íntegra e que se encontra no endereço: http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u475465.shtml
6) Após a leitura da notícia, é interessante ressaltar que mesmo o texto não sendo igual, o que foi produzido pela turma não fugiu ao assunto.
3ª atividade:
1) O professor organiza a turma em grupos e apresenta as imagens abaixo solicitando a leitura das mesmas.
Fonte: http://g1.globo.com/brasil/
Fonte: http://g1.globo.com/brasil/
1) Em seguida solicita que cada equipe escreva uma manchete para cada uma das imagens.
2) O professor socializa as produções e solicita que agora escrevam uma notícia para cada manchete criada.
3) O professor socializa as produções, faz os comentários necessários, organiza a exposição dos trabalhos na sala e apresenta os textos originais para que os alunos verifiquem se suas hipóteses foram assertivas.
4) Sugerimos também que os alunos escrevam manchetes a partir das Chamadas do Jornal Nacional http://www.youtube.com/watch?v=Gaao3CYsubQ
O professor poderá auxiliar registrando no quadro os temas tratados nas chamadas:
Caso Nardoni
IBGE
Pesquisas com gordura saturada e insaturada
Manchete
Uma manchete é o título principal, de maior destaque, no alto da primeira página de jornal ou revista, alusivo à mais importante dentre as notícias contidas na edição. Cada edição de um jornal só possui uma manchete, que é o título mais destacado, sendo por isso redundante dizer "manchete da primeira página" e errado dizer "manchete da página 5". Nas páginas internas, o título mais destacado dentro de uma seção ou caderno recebe o nome de "abertura" (ou, no jargão jornalístico, o abre).
A avaliação é processual e contínua, devendo ser realizada oral e coletivamente, enfocando a dinâmica do grupo, identificando avanços e dificuldades. O desempenho dos alunos durante a aula, a realização das tarefas propostas, as observações e intervenções do professor, a auto-avaliação do professor e do aluno serão elementos essenciais para verificar se as competências previstas para a aula foram ou não desenvolvidas pelos alunos. O objetivo da aula é que o aluno compreenda a função de uma manchete em um jornal ou revista, a relação das imagens e dos títulos e a seleção das notícias que terão destaque. O professor poderá verificar durante as atividades as antecipações que os alunos conseguem realizar a partir das manchetes.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
23/05/2015
Cinco estrelasMuito bom. Parabéns. A aula é bem dinâmica e deixa o aluno ser participativo, exatamente o que o aluno de hoje busca.