Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Manchetes, títulos e legendas: trabalhando texto jornalístico

 

19/11/2010

Autor e Coautor(es)
Ana Paula Campos Cavalcanti Soares
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Sulamita Nagem Dias Lima

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Leitura e escrita de texto
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Linguagem oral
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

·         Identificar e ler manchetes e títulos, prevendo o conteúdo das notícias.

·         Ler legendas de fotografias, utilizar fotografias e ilustrações como chave de leitura para prever o conteúdo das matérias.

·         Ler e produzir textos característicos da primeira página de jornal.

·         Avaliar fotos publicadas na primeira página de um jornal, do ponto de vista informativo, técnico e expressivo.

·         Inferir a importância atribuída por um jornal às notícias da primeira página a partir de aspectos como extensão dos títulos, tamanho dos caracteres, posição na página, presença ou ausência de imagens.

·         Expressar-se oralmente com eficácia em diferentes situações, interessando-se por ampliar seus recursos expressivos e enriquecer seu vocabulário.

·          Dominar o mecanismo e os recursos do sistema de representação escrita, compreendendo suas funções. ·        

.           Interessar-se pela leitura e escrita como fontes de informação, aprendizagem, lazer e arte.

·         Desenvolver estratégias de compreensão e fluência na leitura.

·          Escrever notícias a partir de fatos do cotidiano e atualidades, utilizando linguagem adequada.

·         Produzir textos escritos de gêneros diversos, adequados aos objetivos, ao destinatário e ao contexto de circulação.

·         Dispor, ordenar e organizar o próprio texto de acordo com as convenções gráficas apropriadas.

Duração das atividades
03 horas/aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- Dominar as relações entre grafemas e fonemas.

- Dominar as capacidades básicas da leitura.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias a serem utilizadas são:

- aula interativa;   

- trabalho em grupo;   

- texto impresso;   

- produção de texto;       

Desenvolvimento   

1ª atividade:   

1)      O professor apresenta a capa da revista abaixo solicitando a leitura da mesma.

OBS: Essa capa poderá ser apresentada em data show ou retroprojetor.

Fonte: www.colegioamorim.com.br    

1)      Após a leitura, o professor propõe uma discussão a partir das questões:   

a)      Que imagem está exposta na capa desta revista?

b)       Por que o filho ou adolescente está em tamanho maior que os pais ou adultos?

c)      A manchete principal da capa anuncia: Eles é que mandam.

d)     A manchete se refere a quem?

e)       Que assunto será abordado na reportagem principal da revista?

OBS.: O professor deverá fazer as interferências necessárias a fim de que os alunos procurem levantar o máximo de hipóteses a respeito da temática. Dependendo da turma, outras perguntas poderão ser realizadas a partir das respostas dadas aos questionamentos anteriores.     

2)      Em seguida o professor apresenta essa outra capa solicitando a leitura da mesma.

Fonte: www.soshollywood.com.br    

1)      A partir da leitura  da capa acima, o professor questiona:

a)      Você conhece as pessoas que estão nesta capa?

b)       Quem são essas pessoas?

c)      Você recorda-se em que crime este casal foi envolvido?

d)     A partir da  forma como a imagem está construída (mostrar para os alunos os tons escuros que compõem a imagem do casal) que interpretações podemos fazer?

e)      Por que  a frase: FORAM ELES está escrita em letras maiores?

f)       A revista faz a afirmação de que o casal é culpado pelo crime? Justifique sua resposta.   

5)  Com a leitura e a interpretação das duas capas, o professor propõe que, coletivamente,  façam uma lista de todos os elementos que compõem a capa da revista, enfatizando o que é manchete e o que é título de notícia ou reportagem.     

2ª atividade:

1)      Na segunda atividade o professor irá realizar a mesma atividade que fez com as capas de revistas, utilizando agora, a primeira página  do jornal. Para isso apresenta a imagem abaixo solicitando a leitura da mesma.  

Fonte: www.argemiroferreira.wordpress.com    

1)      A partir da primeira página de jornal Folha de S. Paulo, realizar as seguintes indagações:   

a)      Qual é a manchete principal do jornal?

b)       Por que o jornal escolheu está imagem para representar a manchete?

c)      Por que o jornal escolheu essa manchete para destacá-la na primeira página?

d)      Como o jornal chama atenção do leitor para a informação central da primeira página?

e)       Que informações o jornal se utiliza para comprovar a aprovação do presidente?   

2)      O professor apresenta a manchete solicitando a leitura da mesma.

Aprovação de Lula bate novo recorde

Para 70% dos brasileiros, governo é ótimo ou bom, aponta Datafolha, é a maior taxa de um presidente desde 1990.         

4) O professor organiza a turma em grupos para que cada equipe, a partir da manchete escreva o texto da notícia que a acompanharia nesse jornal.         

5) O professor socializa as produções e propõe a leitura da notícia  na íntegra  e que se encontra no endereço:  http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u475465.shtml 

6) Após a leitura da notícia, é interessante ressaltar que mesmo o texto não sendo igual, o que foi produzido pela turma não fugiu ao assunto.     

3ª atividade:   

1)      O professor organiza a turma em grupos e apresenta as imagens abaixo solicitando a leitura das mesmas. 

Fonte: http://g1.globo.com/brasil/ 

Fonte: http://g1.globo.com/brasil/        

1)      Em seguida solicita que cada equipe escreva uma manchete para cada uma das imagens.   

2)      O professor socializa as produções e solicita que agora escrevam uma notícia para cada manchete criada.   

3)      O professor  socializa as produções, faz os comentários necessários, organiza a exposição dos trabalhos na sala e apresenta os textos originais para que os alunos verifiquem se suas hipóteses foram assertivas.   

4)      Sugerimos também que os alunos escrevam manchetes a partir das Chamadas do Jornal Nacional  http://www.youtube.com/watch?v=Gaao3CYsubQ              

O professor poderá auxiliar registrando no quadro os temas tratados nas chamadas:   

Caso Nardoni

IBGE

Pesquisas com gordura saturada e insaturada   

Recursos Complementares

Manchete   

Uma manchete é o título principal, de maior destaque, no alto da primeira página de jornal ou revista, alusivo à mais importante dentre as notícias contidas na edição. Cada edição de um jornal só possui uma manchete, que é o título mais destacado, sendo por isso redundante dizer "manchete da primeira página" e errado dizer "manchete da página 5". Nas páginas internas, o título mais destacado dentro de uma seção ou caderno recebe o nome de "abertura" (ou, no jargão jornalístico, o abre).   

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Manchete 

Avaliação

A avaliação é processual e contínua, devendo ser realizada oral e coletivamente, enfocando a dinâmica do grupo, identificando avanços e dificuldades. O desempenho dos alunos durante a aula, a realização das tarefas propostas, as observações e intervenções do professor, a auto-avaliação do professor e do aluno serão elementos essenciais para verificar se as competências previstas para a aula foram ou não desenvolvidas pelos alunos. O objetivo da aula é que o aluno compreenda a função de uma manchete em um jornal ou revista, a relação das imagens e dos títulos e a seleção das notícias que terão destaque. O professor poderá verificar durante as atividades as antecipações que os alunos conseguem realizar a partir das manchetes.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Lucimara Soares Herter, Escola Municipal , Mato Grosso do Sul - disse:
    lucimaraherter@hotmail.com

    23/05/2015

    Cinco estrelas

    Muito bom. Parabéns. A aula é bem dinâmica e deixa o aluno ser participativo, exatamente o que o aluno de hoje busca.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.