Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Notícia de jornal: forma composicional, linguagem, função e contexto de circulação

 

19/11/2010

Autor e Coautor(es)
Ana Paula Campos Cavalcanti Soares
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Sulamita Nagem Dias Lima

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Linguagem oral
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Leitura e escrita de texto
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Reproduzir oralmente o conteúdo de notícias lidas em voz alta pelo professor, identificando: o que aconteceu, com quem, onde, como, quando e quais as conseqüências.

• Escrever manchetes para notícias lidas pelo professor, utilizando linguagem adequada.

• Ler e identificar os elementos que compõem as notícias e reportagens (o que, quando, como, onde, com quem e quais as conseqüências).

• Escrever notícias a partir de fatos do cotidiano e atualidades, utilizando linguagem adequada.

• Elaborar resumos de notícias.

• Expressar-se oralmente com eficácia em diferentes situações, interessando-se por ampliar seus recursos expressivos e enriquecer seu vocabulário.

• Dominar o mecanismo e os recursos do sistema de representação escrita, compreendendo suas funções.

• Interessar-se pela leitura e escrita como fontes de informação, aprendizagem, lazer e arte.

• Desenvolver estratégias de compreensão e fluência na leitura.

• Expressar-se por escrito com eficiência e de forma adequada a diferentes situações comunicativas, interessando-se pela correção ortográfica e gramatical.

• Produzir textos escritos de gêneros diversos, adequados aos objetivos, ao destinatário e ao contexto de circulação.

• Dispor, ordenar e organizar o próprio texto de acordo com as convenções gráficas apropriadas.

Duração das atividades
04 horas/aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- Dominar as relações entre grafemas e fonemas.

- Dominar as capacidades básicas da leitura.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias a serem utilizadas são:

- aula interativa;   

- trabalho em grupo;   

- texto impresso;   

- produção de texto;       

Desenvolvimento   

1ª atividade:   

1)      O professor apresenta  a imagem e a frase explicativa solicitando a leitura da mesma.     

Carro pega fogo na BR-101 na Paraíba

Caminhoneiro viu chamas no capô do veículo e avisou ao motorista. 

Fonte: http://g1.globo.com/brasil/noticia/2010/10/carro-pega-fogo-na-br-101-na-paraiba.html 

2)     Em seguida solicita que os alunos diga, a partir da imagem e do texto que a acompanha, qual será o assunto dessa notícia.   

3) Após a discussão anterior, o professor apresenta o texto completo solicitando a leitura do mesmo.

Carro pega fogo na BR-101 na Paraíba

Caminhoneiro viu chamas no capô do veículo e avisou ao motorista.

Carro pega fogo na BR-101 (Foto: Reprodução/ TV Cabo Branco) Fonte: http://g1.globo.com/brasil/noticia/2010/10/carro-pega-fogo-na-br-101-na-paraiba.html 

Um carro de passeio pegou fogo na manhã desta segunda-feira (11), no quilômetro 94 da BR-101, próximo ao município de Conde (PB). Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a suspeita é de que o fogo tenha sido causado por uma falha elétrica no veículo. Ainda de acordo com a PRF, três pessoas estavam dentro do carro quando um caminhoneiro que passava na outra pista da rodovia sinalizou para o motorista, avisando que chamas saíam do capô do veículo. Ao parar no acostamento, o motorista tentou apagar o fogo com um extintor de incêndio, mas não conseguiu. As chamas consumiram todo o veículo, mas ninguém ficou ferido. Os bombeiros foram acionados. Segundo a PRF, o trânsito no local ficou bastante lento durante uma hora. A presença de curiosos causou duas colisões no local, mas ninguém se machucou.

Fonte: http://g1.globo.com/brasil/noticia/2010/10/carro-pega-fogo-na-br-101-na-paraiba.html 

4) A partir da leitura da noticia,  o professor propõe uma discussão e o registro das respostas no quadro das questões:    

a)      O assunto do texto era o que você previu?

b)      De acordo com o texto:

- o que aconteceu?

- com quem?

- onde?

- como?

- quando?

- quais as conseqüências?   

OBS: O professor comenta que uma notícia deve contemplar essas questões para que ela cumpra sua função: relatar fatos do cotidiano.   

2ª atividade:   

1)      O professor organiza a turma em grupos, leva-os à sala de informática para assistirem o vídeo que se encontra no endereço:   http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2010/10/novo-laudo-do-iml-confirma-que-menina-joanna-sofreu-maus-tratos.html    

2)      O professor propõe que, a partir da notícia veiculada no vídeo, o grupo responda às questões com os elementos-chave de uma notícia: o que aconteceu? com quem? onde? como? quando? quais as conseqüências?   

3)      O professor socializa as respostas e faz os comentários necessários.   

3ª atividade:   

1)      O professor apresenta a notícia abaixo e solicita a leitura da mesma.

Um bebê de apenas dois dias de vida foi abandonado em um terreno baldio no bairro Aparecida, em Jaboticabal (342 km de São Paulo). O recém-nascido foi encontrado por volta das 17h30 de anteontem dentro de uma caixa de papelão. A pessoa que encontrou o menino disse à PM (Polícia Militar) que fazia uma caminhada pelo local quando ouviu um "grunhido", que pensou ser de um cachorro. A criança foi levada para o Pronto-Socorro de Jaboticabal para receber os primeiros cuidados e, em seguida, transferida para o berçário do Hospital Santa Isabel. "Juninho" foi o apelido dado pelos policiais chamados ao pronto-socorro para acompanhar a ocorrência. O sargento da PM Paulo César Pires disse ter ficado emocionado com o caso. "Foi a ocorrência que mais mexeu comigo. Já acompanhei partos e outros fatos emocionantes, mas com esse bebê foi diferente", contou o policial. Para ele, a "sorte" da criança foi ter sido encontrada antes do anoitecer. "Fez muito frio à noite. Já pensou se o bebê não tivesse sido achado antes de o tempo mudar?" A idade de Juninho foi estimada pelo setor de pediatria do pronto-socorro, de acordo com o PM. O caso também é acompanhado pelo Conselho Tutelar de Jaboticabal. Ontem à tarde, no Hospital Santa Isabel, a informação era de que o bebê estava bem e permaneceria em observação. Em junho de 2009, em Ribeirão, houve dois casos semelhantes. Um dos bebês tinha cinco meses e foi encontrado por um carteiro.

Fonte:  http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/812924-bebe-e-encontrado-abandonado-dentro-de-caixa-de-papelao-em-jaboticabal-sp.shtml    

2)      Em seguida, o professor propõe uma discussão para a identificação dos elementos-chave da notícia: onde, como, com quem, quando, quais conseqüências.   

3)      A partir das discussões anteriores, é solicitado ao grupo que crie uma manchete para essa notícia. O professor deverá registrar no quadro as várias possibilidades de manchetes sugeridas pelos alunos.   

4)      A seguir, o professor apresenta  a manchete do texto original a fim de que os alunos verifiquem a sugestão que mais se aproximou da manchete real.   

OBS: É importante ressaltar que o texto não precisa estar idêntico ao original. O que vale é que a manchete retrata sinteticamente o conteúdo da notícia.     

4ª atividade:   

1)      O professor apresenta a  manchete e sua respectiva foto referentes a fatos do cotidiano e atualidades solicitando a leitura das mesmas.   

OBS.: No momento da escrita desta aula as eleições presidenciais 2010 e o resgate dos mineiros chilenos era a pauta do dia no Brasil e no Mundo, respectivamente. Portanto, sugerimos que o professor utilize fatos mais recentes.   

Debate

Dilma e Serra travam duelo mais duro da campanha eleitoral

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/poder/    

2) Após a leitura, o professor propõe, uma discussão a partir das questões:   

a)  O que aconteceu na campanha eleitoral para presidente em 2010?

b) Por que o duelo tornou-se mais duro?

c)  Qual é o título da notícia?

d) O que aconteceu no debate para que o duelo tornar-se mais duro?   

3) O professor apresenta a  manchete e sua respectiva foto referentes a fatos do cotidiano e atualidades solicitando a leitura das mesmas.   

Resgate dos mineiros deve começar à zero hora de quarta-feira na mina chilena

Primeiros testes com a cápsula funcionaram bem, disse ministro

Fonte: http:/g1.globo.com/mundo/          

4 ) Após a leitura, o professor propõe, uma discussão a partir das questões:   

a)      O que aconteceu com os mineiros do Chile?

b)       Como os mineiros serão retirados?

c)      Você saberia informar quanto tempo os mineiros permaneceram soterrados?

d)      Quando estará previsto o resgate?     

5)      Com a turma organizada em grupos e após a problematização com as duas imagens e respectivas manchetes, o professor solicita que os alunos escrevam uma notícia para uma das manchetes trabalhadas. Para isso,  é bom lembrar dos elementos-chave que um texto de  notícia deve contemplar: onde, como, com quem, quando, quais consequências.   

6)      O professor socializa as produções, faz os comentários necessários e organiza a exposição dos textos na sala de aula.

Recursos Complementares

A notícia é um formato de divulgação de um acontecimento por meios, jornalísticos. É a matéria-prima do Jornalismo, normalmente reconhecida como algum dado ou evento socialmente relevante que merece publicação numa mídia. Fatos políticos, sociais, econômicos, culturais, naturais e outros podem ser notícia se afectarem indivíduos ou grupos significativos para um determinado veículo de imprensa. Geralmente, a notícia tem conotação negativa, justamente por ser excepcional, anormal ou de grande impacto social, como acidentes, tragédias, guerras e golpes de estado. Notícias têm valor jornalístico apenas quando acabaram de acontecer, ou quando não foram noticiadas previamente por nenhum veículo. A "arte" do Jornalismo é escolher os assuntos que mais interessam ao público e apresentá-los de modo atraente. Nem todo texto jornalístico é noticioso, mas toda notícia é potencialmente objeto de apuração jornalística. Quatro fatores principais influenciam na qualidade da notícia: Novidade: a notícia deve conter informações novas, e não repetir as já conhecidas Proximidade: quanto mais próximo do leitor for o local do evento, mais interesse a notícia gera, porque implica mais diretamente na vida do leitor Tamanho: tanto o que for muito grande quanto o que for muito pequeno atrai a atenção do público Relevância: notícia deve ser importante, ou, pelo menos, significativa. Acontecimentos banais, corriqueiros, geralmente não interessam ao público Notícias chegam aos veículos de imprensa por meio de repórteres, correspondentes, agências de notícias e assessorias de imprensa. Eventualmente, amigos e conhecidos de jornalistas fornecem denúncias, sugestões de pauta, dicas e pistas, às vezes no anonimato, pelo telefone ou por e-mail. Nos EUA, é comum a figura do news-hawk (gavião-de-notícia), uma espécie de informante-apurador contratado pelo jornal, que anda em busca de assuntos que potencialmente possam gerar notícias.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Jornalismo 

Avaliação

A avaliação é processual e contínua, devendo ser realizada oral e coletivamente, enfocando a dinâmica do grupo, identificando avanços e dificuldades. O desempenho dos alunos durante a aula, a realização das tarefas propostas, as observações e intervenções do professor, a auto-avaliação do professor e do aluno serão elementos essenciais para verificar se as competências previstas para a aula foram ou não desenvolvidas pelos alunos. É essencial que o professor verifique a capacidade dos alunos identificarem os elementos-chave das notícias: onde, quando, como, quem, para que, que conseqüências... A identificação desses elementos será importante para a compreensão e construção de sentidos do texto.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.