19/11/2010
Sulamita Nagem Dias Lima
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem oral |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Leitura e escrita de texto |
• Reproduzir oralmente o conteúdo de notícias lidas em voz alta pelo professor, identificando: o que aconteceu, com quem, onde, como, quando e quais as conseqüências.
• Escrever manchetes para notícias lidas pelo professor, utilizando linguagem adequada.
• Ler e identificar os elementos que compõem as notícias e reportagens (o que, quando, como, onde, com quem e quais as conseqüências).
• Escrever notícias a partir de fatos do cotidiano e atualidades, utilizando linguagem adequada.
• Elaborar resumos de notícias.
• Expressar-se oralmente com eficácia em diferentes situações, interessando-se por ampliar seus recursos expressivos e enriquecer seu vocabulário.
• Dominar o mecanismo e os recursos do sistema de representação escrita, compreendendo suas funções.
• Interessar-se pela leitura e escrita como fontes de informação, aprendizagem, lazer e arte.
• Desenvolver estratégias de compreensão e fluência na leitura.
• Expressar-se por escrito com eficiência e de forma adequada a diferentes situações comunicativas, interessando-se pela correção ortográfica e gramatical.
• Produzir textos escritos de gêneros diversos, adequados aos objetivos, ao destinatário e ao contexto de circulação.
• Dispor, ordenar e organizar o próprio texto de acordo com as convenções gráficas apropriadas.
- Dominar as relações entre grafemas e fonemas.
- Dominar as capacidades básicas da leitura.
As estratégias a serem utilizadas são:
- aula interativa;
- trabalho em grupo;
- texto impresso;
- produção de texto;
Desenvolvimento
1ª atividade:
1) O professor apresenta a imagem e a frase explicativa solicitando a leitura da mesma.
Carro pega fogo na BR-101 na Paraíba
Caminhoneiro viu chamas no capô do veículo e avisou ao motorista.
Fonte: http://g1.globo.com/brasil/noticia/2010/10/carro-pega-fogo-na-br-101-na-paraiba.html
2) Em seguida solicita que os alunos diga, a partir da imagem e do texto que a acompanha, qual será o assunto dessa notícia.
3) Após a discussão anterior, o professor apresenta o texto completo solicitando a leitura do mesmo.
Carro pega fogo na BR-101 na Paraíba
Caminhoneiro viu chamas no capô do veículo e avisou ao motorista.
Carro pega fogo na BR-101 (Foto: Reprodução/ TV Cabo Branco) Fonte: http://g1.globo.com/brasil/noticia/2010/10/carro-pega-fogo-na-br-101-na-paraiba.html
Um carro de passeio pegou fogo na manhã desta segunda-feira (11), no quilômetro 94 da BR-101, próximo ao município de Conde (PB). Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a suspeita é de que o fogo tenha sido causado por uma falha elétrica no veículo. Ainda de acordo com a PRF, três pessoas estavam dentro do carro quando um caminhoneiro que passava na outra pista da rodovia sinalizou para o motorista, avisando que chamas saíam do capô do veículo. Ao parar no acostamento, o motorista tentou apagar o fogo com um extintor de incêndio, mas não conseguiu. As chamas consumiram todo o veículo, mas ninguém ficou ferido. Os bombeiros foram acionados. Segundo a PRF, o trânsito no local ficou bastante lento durante uma hora. A presença de curiosos causou duas colisões no local, mas ninguém se machucou.
Fonte: http://g1.globo.com/brasil/noticia/2010/10/carro-pega-fogo-na-br-101-na-paraiba.html
4) A partir da leitura da noticia, o professor propõe uma discussão e o registro das respostas no quadro das questões:
a) O assunto do texto era o que você previu?
b) De acordo com o texto:
- o que aconteceu?
- com quem?
- onde?
- como?
- quando?
- quais as conseqüências?
OBS: O professor comenta que uma notícia deve contemplar essas questões para que ela cumpra sua função: relatar fatos do cotidiano.
2ª atividade:
1) O professor organiza a turma em grupos, leva-os à sala de informática para assistirem o vídeo que se encontra no endereço: http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2010/10/novo-laudo-do-iml-confirma-que-menina-joanna-sofreu-maus-tratos.html
2) O professor propõe que, a partir da notícia veiculada no vídeo, o grupo responda às questões com os elementos-chave de uma notícia: o que aconteceu? com quem? onde? como? quando? quais as conseqüências?
3) O professor socializa as respostas e faz os comentários necessários.
3ª atividade:
1) O professor apresenta a notícia abaixo e solicita a leitura da mesma.
Um bebê de apenas dois dias de vida foi abandonado em um terreno baldio no bairro Aparecida, em Jaboticabal (342 km de São Paulo). O recém-nascido foi encontrado por volta das 17h30 de anteontem dentro de uma caixa de papelão. A pessoa que encontrou o menino disse à PM (Polícia Militar) que fazia uma caminhada pelo local quando ouviu um "grunhido", que pensou ser de um cachorro. A criança foi levada para o Pronto-Socorro de Jaboticabal para receber os primeiros cuidados e, em seguida, transferida para o berçário do Hospital Santa Isabel. "Juninho" foi o apelido dado pelos policiais chamados ao pronto-socorro para acompanhar a ocorrência. O sargento da PM Paulo César Pires disse ter ficado emocionado com o caso. "Foi a ocorrência que mais mexeu comigo. Já acompanhei partos e outros fatos emocionantes, mas com esse bebê foi diferente", contou o policial. Para ele, a "sorte" da criança foi ter sido encontrada antes do anoitecer. "Fez muito frio à noite. Já pensou se o bebê não tivesse sido achado antes de o tempo mudar?" A idade de Juninho foi estimada pelo setor de pediatria do pronto-socorro, de acordo com o PM. O caso também é acompanhado pelo Conselho Tutelar de Jaboticabal. Ontem à tarde, no Hospital Santa Isabel, a informação era de que o bebê estava bem e permaneceria em observação. Em junho de 2009, em Ribeirão, houve dois casos semelhantes. Um dos bebês tinha cinco meses e foi encontrado por um carteiro.
2) Em seguida, o professor propõe uma discussão para a identificação dos elementos-chave da notícia: onde, como, com quem, quando, quais conseqüências.
3) A partir das discussões anteriores, é solicitado ao grupo que crie uma manchete para essa notícia. O professor deverá registrar no quadro as várias possibilidades de manchetes sugeridas pelos alunos.
4) A seguir, o professor apresenta a manchete do texto original a fim de que os alunos verifiquem a sugestão que mais se aproximou da manchete real.
OBS: É importante ressaltar que o texto não precisa estar idêntico ao original. O que vale é que a manchete retrata sinteticamente o conteúdo da notícia.
4ª atividade:
1) O professor apresenta a manchete e sua respectiva foto referentes a fatos do cotidiano e atualidades solicitando a leitura das mesmas.
OBS.: No momento da escrita desta aula as eleições presidenciais 2010 e o resgate dos mineiros chilenos era a pauta do dia no Brasil e no Mundo, respectivamente. Portanto, sugerimos que o professor utilize fatos mais recentes.
Debate
Dilma e Serra travam duelo mais duro da campanha eleitoral
Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/poder/
2) Após a leitura, o professor propõe, uma discussão a partir das questões:
a) O que aconteceu na campanha eleitoral para presidente em 2010?
b) Por que o duelo tornou-se mais duro?
c) Qual é o título da notícia?
d) O que aconteceu no debate para que o duelo tornar-se mais duro?
3) O professor apresenta a manchete e sua respectiva foto referentes a fatos do cotidiano e atualidades solicitando a leitura das mesmas.
Resgate dos mineiros deve começar à zero hora de quarta-feira na mina chilena
Primeiros testes com a cápsula funcionaram bem, disse ministro
Fonte: http:/g1.globo.com/mundo/
4 ) Após a leitura, o professor propõe, uma discussão a partir das questões:
a) O que aconteceu com os mineiros do Chile?
b) Como os mineiros serão retirados?
c) Você saberia informar quanto tempo os mineiros permaneceram soterrados?
d) Quando estará previsto o resgate?
5) Com a turma organizada em grupos e após a problematização com as duas imagens e respectivas manchetes, o professor solicita que os alunos escrevam uma notícia para uma das manchetes trabalhadas. Para isso, é bom lembrar dos elementos-chave que um texto de notícia deve contemplar: onde, como, com quem, quando, quais consequências.
6) O professor socializa as produções, faz os comentários necessários e organiza a exposição dos textos na sala de aula.
A notícia é um formato de divulgação de um acontecimento por meios, jornalísticos. É a matéria-prima do Jornalismo, normalmente reconhecida como algum dado ou evento socialmente relevante que merece publicação numa mídia. Fatos políticos, sociais, econômicos, culturais, naturais e outros podem ser notícia se afectarem indivíduos ou grupos significativos para um determinado veículo de imprensa. Geralmente, a notícia tem conotação negativa, justamente por ser excepcional, anormal ou de grande impacto social, como acidentes, tragédias, guerras e golpes de estado. Notícias têm valor jornalístico apenas quando acabaram de acontecer, ou quando não foram noticiadas previamente por nenhum veículo. A "arte" do Jornalismo é escolher os assuntos que mais interessam ao público e apresentá-los de modo atraente. Nem todo texto jornalístico é noticioso, mas toda notícia é potencialmente objeto de apuração jornalística. Quatro fatores principais influenciam na qualidade da notícia: Novidade: a notícia deve conter informações novas, e não repetir as já conhecidas Proximidade: quanto mais próximo do leitor for o local do evento, mais interesse a notícia gera, porque implica mais diretamente na vida do leitor Tamanho: tanto o que for muito grande quanto o que for muito pequeno atrai a atenção do público Relevância: notícia deve ser importante, ou, pelo menos, significativa. Acontecimentos banais, corriqueiros, geralmente não interessam ao público Notícias chegam aos veículos de imprensa por meio de repórteres, correspondentes, agências de notícias e assessorias de imprensa. Eventualmente, amigos e conhecidos de jornalistas fornecem denúncias, sugestões de pauta, dicas e pistas, às vezes no anonimato, pelo telefone ou por e-mail. Nos EUA, é comum a figura do news-hawk (gavião-de-notícia), uma espécie de informante-apurador contratado pelo jornal, que anda em busca de assuntos que potencialmente possam gerar notícias.
A avaliação é processual e contínua, devendo ser realizada oral e coletivamente, enfocando a dinâmica do grupo, identificando avanços e dificuldades. O desempenho dos alunos durante a aula, a realização das tarefas propostas, as observações e intervenções do professor, a auto-avaliação do professor e do aluno serão elementos essenciais para verificar se as competências previstas para a aula foram ou não desenvolvidas pelos alunos. É essencial que o professor verifique a capacidade dos alunos identificarem os elementos-chave das notícias: onde, quando, como, quem, para que, que conseqüências... A identificação desses elementos será importante para a compreensão e construção de sentidos do texto.
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