Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Planeta Água

 

18/10/2010

Autor e Coautor(es)
Soymara Vieira Emiliao
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Simone Alencastre e Miriam Kaiuca

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Sociedade e meio ambiente
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Ciclos da natureza
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Manejo e conservação ambiental
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Descobrir e  investigar  a  água em relação aos seus estados físicos, características, utilizações  e transformações;
  • Analisar  e produzir  textos  relativos à temática, procurando encontrar diferenças e semelhanças quanto às mensagens, apelos, informações e linguagens de cada uma;
  • Ampliar o conhecimento sobre água em relação aos seus estados físicos, características, utilizações  e transformações;   
  • Compreender  e valorizar atitudes e comportamentos favoráveis  ao consumo consciente da água, desenvolvendo   a responsabilidade pelo combate ao desperdício nos diversos espaços que habita.
Duração das atividades
4 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Ter estudado os conteúdos :

  • Estados físicos da  água;
  • Mudanças do estados físicos da água;
  • Propriedade da água;
  • Ciclos da água;

Estratégias e recursos da aula

1º Atividade:

Organizar a turma para assistir o seguinte vídeo da música " ÁGUA" de Guilherme Arantes.

http://www.youtube.com/watch?v=oPwnAq2xMUg 

Debata sobre aspectos da música e sobre os conhecimentos dos alunos sobre tema, tais como:

  • A importância da água para a vida no Planeta Terra;
  • A forma que a água pode ser encontrada na natureza( sólida, líquida e gasosa);
  • As mudanças do estado físico da água;
  • O Ciclo da água;
  • Motivos que levam o autor a chamar a Terra de Planeta Água;
  • A poluição e contaminação de rios, lagos e mares.

Anote no blocão as hipóteses da turma.

2º Atividade:

Distribua e leia a seguinte matéria jornalística, retirada no site G1, no endereço eletrônico abaixo:

"Vazamento de petróleo desafia a tecnologia no Golfo do México"

http://g1.globo.com/mundo/noticia/2010/05/vazamento-de-petroleo-desafia-tecnologia-no-golfo-do-mexico.html  

Promova um debate sobre a temática contida na matéria e outros conhecimentos e informações que eles possam ter sobre o assunto, afim de levantamento dos conhecimentos prévios.

Produza um texto coletivo, paras ser copiado no caderno, sobre as impressões e conhecimentos da turma sobre o acidente.

3º Atividade: 

Apresente algumas imagens do desastre ecológico. Alguns exemplos:

Peça que olhem para as imagens e reflitam sobre os acontecimentos que estão ali sendo retratados.

Organize a sala em duplas e solicite a escolha de uma imagem para produção de legenda.

Trabalhe o conceito de legenda: "legendas são os textos que aparecem imediatamente abaixo ou ao lado (ou ainda, mais raramente, acima) de uma fotografia, identificando-a, contextualizando-a e acrescentando alguma informação."

Peça que primeiro produzam a legenda oralmente e apresente para o grande grupo. Nesse momento, cabe ao professor fazer os ajustes enfatizando as diferenças entre a linguagem oral e a escrita. Após todas as apresentações orais, as duplas devem produzir a escrita. Circule entre as mesas tirando dúvidas, acrescentando explicações, relembrando regras ortográficas.

Exponha os trabalhos no mural ou em local de circulação de pessoas.

4º Atividade:

Leve-os , organizados em duplas, ao laboratório de informática para pesquisar outros grandes acidentes ecológicos em rios, mares e oceanos.

Alguns sites de pesquisa:

http://mundoestranho.abril.com.br/ambiente/pergunta_286767.shtml 

http://portalexame.abril.com.br/meio-ambiente-e-energia/noticias/desastres-ambientais-agravam-crise-agua-china-584125.html 

http://comediaeciencia.blogspot.com/2008/04/os-oito-maiores-desastres-ecolgicos-do.html 

http://claudiaeducacao.blogspot.com/2008/12/quais-foram-os-maiores-desastres.html 

http://www.jornaldaciencia.org.br/Detalhe.jsp?id=33317 

Reúna os alunos em duplas para relato oral  das descobertas no laboratório de informática.

Registro, no caderno, as aprendizagens obtidas com a pesquisa.

5º Atividade:

Reúna os alunos em roda para ler a seguinte matéria da Revista Ciência Hoje das Crianças, a ser acessada no site abaixo:

"Água é vida"

http://chc.cienciahoje.uol.com.br/noticias/ecologia-e-meio-ambiente/agua-e-vida/?searchterm=agua 

Também apresente, leia e distribua a Declaração dos Direitos da Água:

Promova um debate sobre os dois textos, não só quanto ao conteúdo, mas também quanto à forma, a organização textual e a finalidade de ambas as produções.

Anote no blocão as principais reflexões surgidas no debate.

Apresente a ideia da produção de um Manifesto contra o uso indevido os recursos hídricos. Trabalhe o conceito de" Manifesto" e contexto histórico-social em que surge esse tipo de texto.

"Define-se Manifesto como um texto de natureza dissertativa e persuasiva, uma declaração pública de princípios e intenções, que objetiva alertar um problema ou fazer a denúncia pública de um problema que está ocorrendo, normalmente de cunho político. O manifesto destina-se a declarar um ponto de vista, denunciar um problema ou convocar uma comunidade para uma determinada ação. Estrutura relativamente livre, mas com alguns elementos indispensáveis: título, identificação e análise do problema, argumentos que fundamentam o ponto de vista do(s) autor(es) do manifesto, local, data, assinaturas dos autores e simpatizantes da causa."http://pt.wikipedia.org/wiki/Manifesto.

Lista dos principais  manifestos :

  • Manifesto comunista .
  • Manifesto Futurista
  • Manifesto da Poesia Pau Brasil
  •  Manifesto Antropófago
  • Manifesto Surrealista
  •  Manifesto dos Mineiros

Produzir  um pequeno roteiro para uma pesquisa sucinta, no laboratório de informática ,sobre cada um dos Manifestos.  Exemplo:

  • Data que foram lançados:
  • Objetivos principais:
  • Principais assinaturas:

Levá-los ao Laboratório, já separados em grupos, divididos pela quantidade de Manifestos se têm para pesquisar, designando um por grupo.Retorno para sala para socialização dos resultados e esclarecimentos complementares.

6º Atividade:

Produção coletiva do manifesto contra o uso indevido dos recursos hídricos. Cabe ao professor fazer as adequações entre as idéias dos alunos e às características intrínsecas ao gênero textual.Embora a estrutura de um manifesto seja bastante livre, existem algumas características muito freqüentes que o identificam:

  •  Estrutura de dissertação;
  • Tom de conclamação, convocação;
  • Presença de vocativos;
  • linguagem formal, com verbos no presente do indicativo ou no imperativo;
  • Corpo do texto: o problema é identificado e analisado, apresentando-se argumentos que validem o que se diz.
  • Como o texto é de caráter argumentativo (pretende convencer o leitor de algo), deve-se recorrer a argumentos sólidos;
  • Local, data e assinaturas: tanto assinaturas das pessoas que participam na elaboração do texto como das que apóiam o que está sendo afirmado;
  • Título: indica o conteúdo do manifesto;
  • É diferente do abaixo assinado, pois não é uma reivindicação, mas uma declaração de intenções.

Divulgue o Manifesto no mural da escola, das instituições cívis e religiosas e nos jornais de bairro

Digite uma versão menor, para ser entregue pelos no bairro.

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação deve acontecer no processo e no final.  Avaliar a participação do aluno, sua contribuição , seu interesse, o trabalho efetivamente realizado. Solicite uma auto-avaliação dos alunos, tanto no que refere ao trabalho realizado em grupo, quanto no que tange à sua participação individual.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.