18/10/2010
Simone Alencastre e Miriam Kaiuca
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente | Sociedade e meio ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente | Ciclos da natureza |
Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente | Manejo e conservação ambiental |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ter estudado os conteúdos :
Organizar a turma para assistir o seguinte vídeo da música " ÁGUA" de Guilherme Arantes.
http://www.youtube.com/watch?v=oPwnAq2xMUg
Debata sobre aspectos da música e sobre os conhecimentos dos alunos sobre tema, tais como:
Anote no blocão as hipóteses da turma.
Distribua e leia a seguinte matéria jornalística, retirada no site G1, no endereço eletrônico abaixo:
Promova um debate sobre a temática contida na matéria e outros conhecimentos e informações que eles possam ter sobre o assunto, afim de levantamento dos conhecimentos prévios.
Produza um texto coletivo, paras ser copiado no caderno, sobre as impressões e conhecimentos da turma sobre o acidente.
Apresente algumas imagens do desastre ecológico. Alguns exemplos:
Peça que olhem para as imagens e reflitam sobre os acontecimentos que estão ali sendo retratados.
Organize a sala em duplas e solicite a escolha de uma imagem para produção de legenda.
Trabalhe o conceito de legenda: "legendas são os textos que aparecem imediatamente abaixo ou ao lado (ou ainda, mais raramente, acima) de uma fotografia, identificando-a, contextualizando-a e acrescentando alguma informação."
Peça que primeiro produzam a legenda oralmente e apresente para o grande grupo. Nesse momento, cabe ao professor fazer os ajustes enfatizando as diferenças entre a linguagem oral e a escrita. Após todas as apresentações orais, as duplas devem produzir a escrita. Circule entre as mesas tirando dúvidas, acrescentando explicações, relembrando regras ortográficas.
Exponha os trabalhos no mural ou em local de circulação de pessoas.
Leve-os , organizados em duplas, ao laboratório de informática para pesquisar outros grandes acidentes ecológicos em rios, mares e oceanos.
Alguns sites de pesquisa:
http://mundoestranho.abril.com.br/ambiente/pergunta_286767.shtml
http://comediaeciencia.blogspot.com/2008/04/os-oito-maiores-desastres-ecolgicos-do.html
http://claudiaeducacao.blogspot.com/2008/12/quais-foram-os-maiores-desastres.html
http://www.jornaldaciencia.org.br/Detalhe.jsp?id=33317
Reúna os alunos em duplas para relato oral das descobertas no laboratório de informática.
Registro, no caderno, as aprendizagens obtidas com a pesquisa.
Reúna os alunos em roda para ler a seguinte matéria da Revista Ciência Hoje das Crianças, a ser acessada no site abaixo:
http://chc.cienciahoje.uol.com.br/noticias/ecologia-e-meio-ambiente/agua-e-vida/?searchterm=agua
Também apresente, leia e distribua a Declaração dos Direitos da Água:
Promova um debate sobre os dois textos, não só quanto ao conteúdo, mas também quanto à forma, a organização textual e a finalidade de ambas as produções.
Anote no blocão as principais reflexões surgidas no debate.
Apresente a ideia da produção de um Manifesto contra o uso indevido os recursos hídricos. Trabalhe o conceito de" Manifesto" e contexto histórico-social em que surge esse tipo de texto.
"Define-se Manifesto como um texto de natureza dissertativa e persuasiva, uma declaração pública de princípios e intenções, que objetiva alertar um problema ou fazer a denúncia pública de um problema que está ocorrendo, normalmente de cunho político. O manifesto destina-se a declarar um ponto de vista, denunciar um problema ou convocar uma comunidade para uma determinada ação. Estrutura relativamente livre, mas com alguns elementos indispensáveis: título, identificação e análise do problema, argumentos que fundamentam o ponto de vista do(s) autor(es) do manifesto, local, data, assinaturas dos autores e simpatizantes da causa."http://pt.wikipedia.org/wiki/Manifesto.
Lista dos principais manifestos :
Produzir um pequeno roteiro para uma pesquisa sucinta, no laboratório de informática ,sobre cada um dos Manifestos. Exemplo:
Levá-los ao Laboratório, já separados em grupos, divididos pela quantidade de Manifestos se têm para pesquisar, designando um por grupo.Retorno para sala para socialização dos resultados e esclarecimentos complementares.
Produção coletiva do manifesto contra o uso indevido dos recursos hídricos. Cabe ao professor fazer as adequações entre as idéias dos alunos e às características intrínsecas ao gênero textual.Embora a estrutura de um manifesto seja bastante livre, existem algumas características muito freqüentes que o identificam:
Divulgue o Manifesto no mural da escola, das instituições cívis e religiosas e nos jornais de bairro
Digite uma versão menor, para ser entregue pelos no bairro.
Sites para dinamização das aulas:
http://www.youtube.com/watch?v=yLSnAvJ9GI0
http://www.youtube.com/watch?v=-Suk6xARzWU&feature=related
A avaliação deve acontecer no processo e no final. Avaliar a participação do aluno, sua contribuição , seu interesse, o trabalho efetivamente realizado. Solicite uma auto-avaliação dos alunos, tanto no que refere ao trabalho realizado em grupo, quanto no que tange à sua participação individual.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!