27/10/2010
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Amanda Fonseca Soares Freitas
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Atividades rítmicas e expressivas |
Educação Infantil | Movimento | Expressividade |
Educação Infantil | Movimento | Coordenação |
- Conhecer as principais obras de Ziraldo, bem como a concepção de infância retratada por esse grande escritor brasileiro.
- Fazer um levantamento de todos os jogos, brinquedos e brincadeiras citadas por Ziraldo em sua obra O menino maluquinho.
- Aprender sobre os jogos, brinquedos e brincadeiras pesquisados no livro e filme O menino maluquinho.
Por se tratar de uma aula introdutória não serão necessários conhecimentos prévios ao tema da aula.
Atividade 1 – Conhencendo o autor e a obra
Duração: 25 minutos
Material: computadores e livros do Menino Maluquinho
Local: sala de informática e biblioteca
Figura 1 - Livro Menino Maluquinho
Para dar início às atividades o(a) professor(a) poderá propor uma leitura coletiva da obra “O Menino Maluquinho” de Ziraldo. Caso as crianças já estejam alfabetizadas essa leitura pode ser feita individualmente. Em seguida, o(a) professor(a) poderá exibir alguns vídeos e reportagens que falem um pouco mais sobre o autor e suas obras.
Sugestão de vídeos:
Ao final desta atividade o(a) professor(a) juntamente com as crianças fará um levantamento das brincadeiras que foram relatadas na obra e nos vídeos. Em seguida, irão para o pátio ou quadra da escola fazer algumas daquelas brincadeiras.
Atividade 2 – Carrinho de rolimã
Duração: 25 minutos
Material: carrinho de rolimã, cones e giz
Local: quadra ou pátio
Dando seqüência às atividades o(a) professor(a) poderá propor uma corrida de carrinho de rolimã. Este brinquedo que relembra “as infâncias” do passado hoje pode ser comprado em lojas especializadas. No entanto, o(a) professor(a) poderá confeccioná-lo com a ajuda das crianças, como eram feitos antigamente, utilizando apenas materiais alternativos. Para isso será necessários seguir os seguintes passos da Figura 2:
O carrinho de rolimã é feito para andar em declives. No caso de superfícies planas como quadras e pátios serão necessárias pessoas para empurrar os condutores dos carrinhos. Com isso, o(a) professor(a) poderá propor uma corrida de duplas. Em um circuito oval as crianças farão inicialmente uma volta de reconhecimento da pista e ajustamento do carrinho. Em seguida, farão uma corrida de 4 voltas onde em cada volta deverá ser feita uma troca de condutores. Dessa forma, evita-se o cansaço excessivo e ambos os componentes da dupla terão o prazer de pilotar por duas voltas. Ao final da quarta volta a dupla que chegar primeiro será a campeã. Sugere-se que se façam baterias de no máximo 4 duplas para evitar que as crianças trombem umas nas outras.
Atividade 3 – Rouba-bandeira
Duração: 25 minutos
Material: bandeiras e giz
Local: quadra ou pátio
Na seqüência das atividades o(a) professor(a) poderá trabalhar com a tradicional brincadeira do rouba bandeira (Figura 3). Divididas em duas equipes as crianças terão que atravessar o campo da equipe adversária até atingir a região da bandeira sem serem tocadas pelos(as) colegas do outro time. Se alguma criança for tocada pelos oponentes no campo adversário esta terá que permanecer colada (parada) até que alguém do seu time a descole (toque nela). Na área da bandeira do adversário ninguém pode ser colado. Assim que uma equipe conseguir chegar até a região da bandeira terá que retornar ao seu campo de posse da bandeira adversária sem ser colada. Caso isso ocorra a equipe marcará um ponto e a brincadeira recomeçará novamente. A equipe que fizer maior número de pontos vencerá a brincadeira.
Atividade 4 –Bente Altas
Duração: 25 minutos
Material: 2 garrafas pets e 1 bolinha de tênis
Local: quadra ou pátio
Por fim, o(a) professor(a) poderá propor a brincadeira do bente altas (Figura 4) eternizada na trilha sonora do filme “Menino Maluquinho” na voz de Milton Nascimento. Dispostas em duplas as crianças desempenharam duas funções no jogo:
A dupla que estiver arremessando marcará um ponto quando conseguir derrubar uma das bases. Outra dupla marcará um ponto quando conseguir chutar a bolinha para longe e trocar de base 10 vezes. Os rebatedores devem permanecer o tempo todo com um dos pés dentro do círculo da base, do contrário o arremassador poderá tentar atingir a base que estiver mais próxima. As duplas trocarão de função quando um delas conseguir marcar um ponto. Ao final do jogo a dupla que tiver marcado o maior númro de pontos ganhará o jogo.
Como sugestão de atividade complementar o(a) professor(a) poderá assistir com as crianças os dois filmes baseados na obra de Ziraldo: Menino Maluquinho 1 e 2.
Sinopse:
Ao final das atividades, o(a) professor(a) poderá fazer um debate com as crianças com os seguintes temas abordados em aula:
Em seguida, o(a) professor(a) pedirá às crianças para que façam um desenho inspirado no livro O Menino Maluquinho e nos temas debatidos em sala. Logo após a feitura dos desenhos, cada criança deverá mostrar o trabalho feito para turma e explicar o que ela tentou representar ali. Por fim, o(a) professor(a) poderá construir, com os desenhos feitos pelas crianças, um cartaz intitulado “Vida de moleque é vida boa”, que ficará exposto em um mural da escola.
Quatro estrelas 5 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
16/08/2013
Três estrelaseu quero saber de todas as brincadeiras eu adoro menino maluquinho
14/08/2013
Cinco estrelasMuito boa a aula e enriquecedora.
19/06/2011
Cinco estrelasAula excelente! Parabéns pelo trabalho...
24/05/2011
Cinco estrelasOlá...adorei a dica do plano de aula, a literatura infantil já é maravilhosa, descobrimos coisas maravilhosas!!! Abraço... SOnia
17/11/2010
Cinco estrelasminha opiniao e excelente gostei muito dessa aula,adorei a explicaçao...