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O grupo político dos Liberais Exaltados atuante no Brasil entre 1829-1834.

 

17/11/2010

Autor e Coautor(es)
LEONARDO SOUZA DE ARAUJO MIRANDA
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BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Lígia Beatriz de Paula Germano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio História Poder
Ensino Médio História Processo histórico: nações e nacionalidades
Ensino Médio História Cidadania: diferenças e desigualdades
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

A ideia de República presente nos debates políticos do Brasil Imperial, via ações do grupo dos Liberais Exaltados. Antes de qualquer coisa, o aluno vai aprender sobre o perfil do grupo Liberal Exaltado: personagens, posturas, identidades e ideias. Isso inclui as transformações do espaço público, o conceito de liberdade e a noção de cidadania presentes no discurso político dos Liberais Exaltados.

Duração das atividades
três aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

● Independência política do Brasil em 1822.   

● Formação do Estado Imperial nacional.

● Sistema escravista.  

 .  

Estratégias e recursos da aula

Introdução

Entre os anos de 1829 e 1834, atuou na cena política brasileira o grupo dos Liberais Exaltados. Era formado por pessoas oriundas das camadas médias urbanas que participaram das lutas travadas na imprensa, das sociedades secretas e de manifestações. O projeto político dos Liberais Exaltados continha: a crítica ao despotismo; a defesa da revolução popular praticada por brancos, negros, pardos; a defesa do regime de governo republicano; e a luta pela federação como sistema de governo. No plano social, mantinha uma postura antiaristocrática, colocando-se ao lado da “gente miúda”; colocando-se favorável à emancipação gradual da escravidão; alegando a necessidade da reforma agrária.

Aula 1   

Contextualização

Uma das estratégias encontradas pelos Liberais Exaltados para se identificar como grupo e expressar suas ideias políticas estava no uso de indumentárias de caráter simbólico como forma de ação.   

Desenvolvimento

 O baiano Cipriano Barata (1726 – 1838) foi o principal nome do grupo dos Liberais Exaltados. Publicou o jornal Sentinella da Liberdade. Passou boa parte da sua vida nas prisões (1823 a 1830; 1831 a 1834, 1835). A partir da interpretação da pintura abaixo, os alunos devem fazer uma descrição da imagem de Cipriano Barata, prestando atenção aos símbolos que o político ostentava.

O professor deve trabalhar as ideias e identidades dos Exaltados, a partir da interpretação de três símbolos presentes na iconografia:  

a) O chapéu de palha: feito com material brasileiro, era símbolo patriótico e constitucional em detrimento do despotismo da Coroa portuguesa;

b) Casaca de algodão da terra: forma de enfrentar o predomínio britânico por meio da manufatura na economia mundial. Com preço de baixo custo significava a aproximação com as camadas baixas da população (brancos pobres, libertos e escravos);

c) Ramo de café: outro produto que simbolizava o patriotismo.    

Em seguida, os alunos devem realizar pesquisa sobre como certos grupos usaram, através dos tempos, a vestimenta como forma de protesto, expressão de ideias e hierarquias. Os alunos devem trazer uma imagem do uso do traje como forma de expressão de ideias e devem apresentar a história desse uso aos demais colegas. Os links abaixo são sugestões de ajuda para a pesquisa. Os alunos devem expandir as fontes da pesquisa para além das sugestões.

Links: http://www.modamanifesto.com/index.php?local=detalhes_moda&id=177   

http://www.revistafilosofia.com.br/ESSO/Edicoes/18/artigo98219-1.asp 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Moda_punk  

Aula 2   

Contextualização

O final do Primeiro Reinado foi testemunha de transformações no espaço público causadas por mecanismos de sociabilidade, como impressos, clubes, sociedades secretas, manifestações públicas, cafés... Os Liberais Exaltados foram de fundamental importância nesse processo, escrevendo jornais e panfletos, participando de sociedades secretas e clubes maçônicos e participando de manifestações nas ruas do Rio de Janeiro.  

Desenvolvimento   

O professor deve desenvolver com os alunos o conceito de espaço público, entendido como espaços para livre discussão e divulgação do pensamento político, por meio da análise da iconografia abaixo. Os alunos devem fazer uma descrição detalhada de cada imagem, anotando espaços, tipo sociais, ações e comportamentos.  

a) A primeira imagem retrata a coroação de D. Pedro I como Imperador e caracteriza um espetáculo de visibilidade e exibição do poder da Coroa portuguesa. Uma ocupação tradicional do espaço público, nos moldes do Antigo Regime.   

b) Ezequiel Correa dos Santos, redator do jornal Nova Luz Brasileira, liderança dos Exaltados, foi boticário. A segunda imagem mostra uma botica no Rio de Janeiro. Um espaço híbrido entre o privado e o público. Um vendedor, homens livres se reunindo à esquerda e um homem oriundo das camadas mais baixas da população – escravo ou liberto – nesse ambiente de circulação de ideias e de pessoas das classes mais distintas.   

c) Várias pessoas ligadas aos Exaltados participaram de manifestações de ruas, como, por exemplo, aquelas que ocasionaram a Abdicação de D. Pedro I, em 1831. A terceira imagem mostra a Rua Direita, no Rio de Janeiro. A rua aparece como espaço de liberdade de manifestação e expressão. Local de comércio onde se encontravam líderes políticos, pessoas das camadas pobres urbanas, escravos; espaço em que vozes ressoavam e impressos circulavam.

Depois de analisar e debater as imagens, os alunos devem concluir em qual das três formas diversas de ocupação do espaço público os Liberais Exaltados se encaixam melhor. Interessa muito mais o processo cognitivo do que as conclusões. Como trabalho a ser apresentado posteriormente, os alunos devem ser divididos em três grupos: um grupo vai ficar encarregado de redigir e diagramar o jornal da turma; o segundo grupo vai procurar por tipos de sociedades existentes na cidade (times de futebol, partidos, associações de bairro, grupos culturais, etc.) e entrevistar seus membros, procurando saber sobre a história e a função da sociedade escolhida; o terceiro grupo vai fazer uma reportagem sobre como o espaço da praça da cidade é ocupado pelos cidadãos. Tanto a reportagem como as entrevistas devem ser publicadas no jornal da turma, que pode ser impresso – mimeografado, impresso em gráfica, conforme as possibilidades da realidade local – ou virtual. O jornal deve ser distribuído na escola. Obviamente, a tarefa será realizada foram do ambiente da sala de aula.

Aula 3   

Contextualização  

Os Liberais Exaltados possuíam uma concepção de liberdade enquanto participação do cidadão na cena pública – seja com jornais, em manifestações que invadiam as ruas ou, mesmo, participando em clubes maçônicos – e incluíam negros, pardos e brancos livres pobres em sua concepção alargada de cidadania.  

Desenvolvimento   

A partir do momento em que os alunos já dominam o conceito de espaço público e compreendem o papel da ação dos Liberais Exaltados na formação desse espaço no Brasil, na primeira metade do século XIX, é chegado o momento de trabalhar a ideia de liberdade presente nas ideias e práticas do grupo. Os alunos devem ler o texto contido no link abaixo, que trata da diferença estabelecida por Benjamin Constant entre liberdade dos antigos e liberdade dos modernos. Em seguida, eles devem diferenciar entre uma liberdade e outra, a partir do texto. Depois, devem enquadrar os Exaltados em um dos dois conceitos de liberdade, levando-se em conta as transformações no espaço público levadas a cabo pelo grupo. As conclusões dos alunos devem ser apresentadas em um debate envolvendo todos os alunos e tendo como mediador o professor.  

Link: http://educaterra.terra.com.br/voltaire/politica/2007/11/27/000.htm   

Os alunos devem ler um trecho da primeira edição do jornal Exaltado O Homem de Cor, criado com a finalidade de criticar o preconceito racial, datada de 14 de setembro de 1833. A epígrafe trazia o artigo 179, parágrafo 14 da Constituição, que dizia: “Todo cidadão pode ser admitido aos cargos públicos civis, políticos e militares, sem outra diferença que não seja a de seus talentos e virtudes”. E completava dizendo que a Constituição “não distinguiu o roxo do amarelo, o vermelho do preto” e que “a idéia de divisão de raças fere de morte a constituição do Império”.  Em seguida, os alunos devem ler o seguinte texto sobre o Crime de Racismo nas Constituições brasileiras através da história:

Link: http://www.advogado.adv.br/artigos/2000/edisonmaluf/crimesderacismo.htm   

Logo após, os alunos devem acessar o vídeo da música “Negro Drama” através do link a), do grupo de RAP “Racionais Mc’s”, acompanhando aletra através do link b):

Links:  a) http://www.youtube.com/watch?v=OCKj7_ocups      

b) http://racionais-mcs.musicas.mus.br/letras/63398/   

Com base no trecho do jornal, no artigo e na música, os alunos devem debater o tema do preconceito racial a partir dos seguintes pontos:  

a) O que é preconceito racial?  

b) Como a legislação brasileira tratou do tema através da história?  

c) Qual a diferença entre racismo e preconceito racial?   

d) Como é definido pela Constituição de 1989 o crime de preconceito racial?   

e) Quais as formas de combate ao preconceito racial?  

 f) Comparando a música do grupo Racionais Mc’s com o trecho do jornal Homem de Cor, de 1833, o que mudou em relação ao preconceito racial?

Conclusão  

Os alunos devem ser incentivados a perceber as relações entre valores políticos e símbolos através da história, por meio da análise do vestuário. A aula deve proporcionar ao aluno o devido conhecimento do conceito de espaço público, fundamental para que o aluno perceba o esvaziamento da noção de público na sociedade atual. A partir da aula e das atividades propostas, o aluno deve ser levado a perceber a importância da participação cívica para o crescimento de relações políticas vigorosas no mundo atual. Deve, também, compreender a gênese, o desenvolvimento e o atual estado da discriminação racial no Brasil.  

Recursos Complementares
Avaliação

Os alunos devem avaliados na sua capacidade de compreensão dos conceitos, na sua capacidade de leitura dos textos e interpretação iconográfica, assim como na sua atividade de prática de pesquisa.

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