23/06/2009
Eziquiel Menta
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Química | Modelos de constituição: substâncias, transformações químicas |
Preparar cola de caseina
Não há pré-requisitos
Educador, inicie esta aula problematizando ao mesmo tempo leve os estudantes a indagar sobre a produção de cola bem como acerca de sua utilidade em seu contexto. Diga-lhes que as colas são objeto de utilização há milhares de anos. Que na atualidade a cola é também produzida a partir de substâncias sintéticas, no sentido de se se obter propriedades que sejam adequadas aos novos materiais, como: os polímeros, as cerâmicas especiais além de novas ligas metálicas. Na seqüência deixe que conjecturem sobre como acham que se pode produzir a cola se utilizando do leite. Para motivar as discussões aproveite para passar o vídeo "Separação da caseina".
Após assistirem o vídeo proponha-lhes que desenvolvam o experimento abaixo para que entendem como se pode preparar a cola se utilizando do leite.
Objetivo: preparar uma cola que utiliza leite como matéria prima.
Tempo previsto: 30 min.
Material e reagentes
• 2 béqueres de 200 mL (O béquer pode ser substituído por um copo de vidro e a pipeta por seringa de injeção descartável).
• 1 proveta de 50 mL
• 2 pedaços de pano de aproximadamente 30 cm x 30 cm (malha de algodão dá bons resultados)
• 1 g de bicarbonato de sódio
• 125 mL de leite desnatado
• 1 limão
Procedimento
• Esprema o limão e coe o suco utilizando um pedaço de pano.
• Adicione 30 mL de suco de limão a 125 mL de leite desnatado e agite bem.
• Coloque o outro pedaço de pano sobre o segundo béquer e coe a mistura de caseína e soro obtida. Este procedimento é lento e poderá ser acelerado se pequenas quantidades da mistura forem adicionadas, sempre com a posterior retirada da caseína. As porções de caseína retiradas (quase secas) podem ser colocadas sobre um pedaço de jornal para que a umidade da massa obtida seja reduzida.
• Após a separação da caseína, que deverá ter consistência semelhante a de um queijo cremoso, adicione o bicarbonato de sódio e misture bem até que a mistura se torne homogênea.
• Acrescente 15 mL de água e agite até que toda a massa seja dissolvida. A reação do ácido restante (do limão) com o bicarbonato de sódio deverá produzir uma pequena quantidade de espuma que em pouco tempo se desfaz.Utilize pequenos pedaços de madeira ou de papel para testar a sua cola. O resultado poderá ser observado em algumas horas.
• Divida a cola restante em duas porções e armazene em frascos com tampa. Em um deles adicione algumas gotas de merthiolate incolor. Feche e agite.
• Guarde os dois frascos por quinze dias (não coloque em geladeira) e após este período abra-os e observe.
• Teste a cola que foi conservada com merthiolate e verifique se ela mantém propriedades adesivas e informe no relatório.
Relatório
Após o desenvolvimento do experimento leve os estudantes a refletirem sobre a experiência e a responder as questões abaixo. Esta deverá ser uma atividade coletiva na qual os estudantes devem produzir um relatório no editor de textos colaborativos disponível no Google Docs. Os estudantes poderão seguir o tutorial disponível no link:
• Durante a realização do experimento um grande volume de caseína foi obtido após a precipitação Sabendo-se que o teor de caseína no leite é de 3% em massa, como voce explica este fato?
• Explique porquê a cola que foi armazenada sem merthiolate deteriorou?
Resolva a questão abaixo:
Algumas colas à base de caseína são utilizadas para colar rótulos de papel em garrafas de vidro, em indústrias de bebidas. Se uma fábrica que fornece cola para um fabricante de cervejas utiliza 500 Kg de caseína por mês, qual o volume de leite necessário para a obtenção desta quantidade de caseína?
•Biologia: os males ca usados pela inalação da cola de sapateiro.
• BEHMER, M. L. A.; Tecnologia do leite. 15ª Ed. São Paulo: Livraria Nobel, 1984.
• http://www.cdcc.sc.usp.br/quimica/experimentos/cola.html
• História da cola - http://www.recet.pt/pi/cola.php?pag=1
• http://www.brasilescola.com/quimica/o-que-faz-com-que-cola-cole.htm
A verificação da aprendizagem deve ocorrer de forma a avaliar todo o processo bem como considerar os apontamentos dos estudantes. Para complementar a discussão utilize o áudio: Avaliação Escolar que está disponível no link:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=1394
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