Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A água, o nosso mais precioso bem.

 

02/12/2010

Autor e Coautor(es)
Vanessa Salum Cabral Galvão
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Rita Roger Mariano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Natureza e sociedade Objetos e processos de transformação
Educação Infantil Natureza e sociedade Os fenômenos da natureza
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  •  Compreender que a água é a necessidade básica para toda a vida no planeta.      
  •  Identificar o que acontece quando as pessoas utilizam mais água do que a natureza pode fornecer.     
  • Construir um instrumento na forma de tabela, para identificar o consumo de água na escola.
  •  Discutir como a escola pode diminuir o consumo de água e, que medidas podem ser levadas para casa como continuidade do processo de conscientização do seu uso. 
Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Perceber a importância da água  em nossa vida.Começar com um trabalho de pesquisa na Internet, o qual servirá para nos alertar de que a água é um recurso que está em extinção. Por isso, nada melhor do que trabalhar com crianças,pois  estão em processo de formação e  serão os futuros dirigentes do planeta.

Estratégias e recursos da aula

1º momento: Iniciar o assunto  explicando que nos ambientes do nosso planeta a água pode ser encontrada nos mares, nos rios, nos lagos, no solo, no ar, nos vegetais, no corpo do ser humano e de outros animais etc. Procurar em revistas gravuras que mostram onde podemos encontrar a água e montar um mural coletivo.

2º momento: ÁGUA, A ECONOMIA QUE FAZ SENTIDO! Conversar a respeito da importância e necessidade de economizar  água. Brincadeira:  "Teste sobre a economia da água". Montar um cartaz com o nome das crianças, fazer as perguntas e pontuar de acordo com as respostas. Sugestão: Escrever o nome das crianças no sentido vertical, e no sentido horizontal as letras das perguntas ( a, b, c, d, e), depois e só perguntar e marcar com X na coluna que a criança responder e por último fazer a somatória dos pontos.

a)      Você fecha o chuveiro enquanto está se ensaboando?

b)      Você costuma observar se a torneira está bem fechada depois de usá-la?

c)      Se uma torneira está pingando, costuma pedir a um adulto para consertá-la?

d)     Ao lavar sua bicicleta ou algum brinquedo, você coloca apenas água num balde, evitando deixar a torneira aberta?

e)      Você costuma fechar a torneira enquanto escova os dentes?   

Cada resposta SIM vale 1 ponto.  

Confira: 5 pontos: Estou ótimo          2 a 3 pontos: Estou regular                4 pontos: Estou bom              1 ponto: Preciso melhorar muito  

3º momento: Discutir a seguinte frase: "Todos nós devemos lutar para que não se poluam as água, os mares, os rios, os lagos, que nos dão riquezas, alimento, transporte e diversão".   Azul e lindo: planeta terra, nossa casa. Ruth Rocha e Otavio Roth. Rio de Janeiro, Salamandra, 1990.

a)      Em rodinha, discutir como as crianças podem contribuir para evitar a poluição das águas.

b)      Registrar as conclusões que chegaram através de um texto coletivo.

 c)    Toda a turma deverá  elaborar cartazes com as idéias que foram expostas a espalhar pela escola.

4º momento: CAMPANHA NA ESCOLA. Sugestões:

  •  Sensibilizar  toda a escola, com campanhas sobre o consumo consciente da água através de cartazes feitos pelas próprias crianças.
  • Criação de um informativo mensal para toda a comunidade, contendo informações sobre a água e todas as atividades desenvolvidas pela escola.
  •  Sensibilização  dos funcionários da escola para acompanhar as crianças na hora de lavar as mãos.
  • “Traga sua garrafinha”, para tentar diminuir o gasto de água da escola, pois as crianças quando a trazem de sua própria casa percebem o valor da mesma.  

5º momento: Visita a uma estação de tratamento de água e discussões sobre a realidade da poluição dos rios. Pesquisa de figuras que mostrem as diferenças entre a água limpa e a água poluída.

6º momento: Hora de dramatizar:

A gotinha viajante

           Em uma fonte, bem no alto de uma montanha, brotou a gotinha de água. Junto com outras gotinhas, ela viajou em um riacho por entre pedras e folhagens. O riacho se juntou a outros e formou um rio, levando a gotinha para o mar. O Sol forte fez a gotinha se transformar em vapor e subir... subir... Lá no alto, o vapor esfriou e se transformou novamente em gotinha. Ela encontrou muitas outras e, juntas, formaram uma nuvem. O vento levou a nuvem para um lugar mais frio. A gotinha virou chuva, voltando ao chão. Entrou na terra e novamente se juntou a outras gotinhas. Toda essa turminha entrou nas plantas que moravam por ali. As plantas ficaram alegres  e bonitas.

Emmanuel Cavalcanti.

    a)      O professor dividirá a turma em grupos para a dramatização do texto A gotinha viajante. Cada grupo representará uma parte da história.

b)      Depois fazer uma seqüência de desenhos sobre a história da gotinha viajante.

7º momento: Montar um mural, mostrando como está sendo o consumo de água na escola. Alertando, por exemplo,  sobre medidas corretas  para evitar desperdício na escovação de dentes e idas ao banheiro, demonstrando, na prática, o que se deve ou não fazer.

8º momento: Brincando com as letras. Depois de tanto conversar e aprender sobre a água, chegou a hora das crianças fazerem a tentativa espontânea da escrita da palavra.

Para o professor:

Sobre a importância da água, poluição, desperdício, caminho, acesse os seguintes endereços:

TV Cultura- Alô Escola: www.tvcultura.com.br/.../aguanaboca/index.htm 

Amigo da Água: www. amigodaagua.com.br 

Recursos Complementares

São todos os materiais, atividades e soluções utilizadas durante aa atividades sobre a água, como revistas, jornais, livros, passeios,  cola, tesoura, papéis para o mural etc.

Avaliação

Avaliação deverá ser feita de forma contínua, com relatórios descritivos de cada etapa, das discussões da turma, das atitudes as atividades etc. O professor deverá avaliar também a participação e o envolvimento de cada criança, de forma individual, bem como avaliar o desenvolvimento de seu trabalho de forma crítica e construtiva. Espera-se que ao término das atividades as crianças estejam conscientes da importância da água tanto para a vida animal como para a vegetal, que saibam utilizá-la sem desperdício e sem poluí-la, levando para seu meio social todos esses aprendizados.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.