02/12/2010
Rita Roger Mariano
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Objetos e processos de transformação |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os fenômenos da natureza |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
Perceber a importância da água em nossa vida.Começar com um trabalho de pesquisa na Internet, o qual servirá para nos alertar de que a água é um recurso que está em extinção. Por isso, nada melhor do que trabalhar com crianças,pois estão em processo de formação e serão os futuros dirigentes do planeta.
1º momento: Iniciar o assunto explicando que nos ambientes do nosso planeta a água pode ser encontrada nos mares, nos rios, nos lagos, no solo, no ar, nos vegetais, no corpo do ser humano e de outros animais etc. Procurar em revistas gravuras que mostram onde podemos encontrar a água e montar um mural coletivo.
2º momento: ÁGUA, A ECONOMIA QUE FAZ SENTIDO! Conversar a respeito da importância e necessidade de economizar água. Brincadeira: "Teste sobre a economia da água". Montar um cartaz com o nome das crianças, fazer as perguntas e pontuar de acordo com as respostas. Sugestão: Escrever o nome das crianças no sentido vertical, e no sentido horizontal as letras das perguntas ( a, b, c, d, e), depois e só perguntar e marcar com X na coluna que a criança responder e por último fazer a somatória dos pontos.
a) Você fecha o chuveiro enquanto está se ensaboando?
b) Você costuma observar se a torneira está bem fechada depois de usá-la?
c) Se uma torneira está pingando, costuma pedir a um adulto para consertá-la?
d) Ao lavar sua bicicleta ou algum brinquedo, você coloca apenas água num balde, evitando deixar a torneira aberta?
e) Você costuma fechar a torneira enquanto escova os dentes?
Cada resposta SIM vale 1 ponto.
Confira: 5 pontos: Estou ótimo 2 a 3 pontos: Estou regular 4 pontos: Estou bom 1 ponto: Preciso melhorar muito
3º momento: Discutir a seguinte frase: "Todos nós devemos lutar para que não se poluam as água, os mares, os rios, os lagos, que nos dão riquezas, alimento, transporte e diversão". Azul e lindo: planeta terra, nossa casa. Ruth Rocha e Otavio Roth. Rio de Janeiro, Salamandra, 1990.
a) Em rodinha, discutir como as crianças podem contribuir para evitar a poluição das águas.
b) Registrar as conclusões que chegaram através de um texto coletivo.
c) Toda a turma deverá elaborar cartazes com as idéias que foram expostas a espalhar pela escola.
4º momento: CAMPANHA NA ESCOLA. Sugestões:
5º momento: Visita a uma estação de tratamento de água e discussões sobre a realidade da poluição dos rios. Pesquisa de figuras que mostrem as diferenças entre a água limpa e a água poluída.
6º momento: Hora de dramatizar:
A gotinha viajante
Em uma fonte, bem no alto de uma montanha, brotou a gotinha de água. Junto com outras gotinhas, ela viajou em um riacho por entre pedras e folhagens. O riacho se juntou a outros e formou um rio, levando a gotinha para o mar. O Sol forte fez a gotinha se transformar em vapor e subir... subir... Lá no alto, o vapor esfriou e se transformou novamente em gotinha. Ela encontrou muitas outras e, juntas, formaram uma nuvem. O vento levou a nuvem para um lugar mais frio. A gotinha virou chuva, voltando ao chão. Entrou na terra e novamente se juntou a outras gotinhas. Toda essa turminha entrou nas plantas que moravam por ali. As plantas ficaram alegres e bonitas.
Emmanuel Cavalcanti.
a) O professor dividirá a turma em grupos para a dramatização do texto A gotinha viajante. Cada grupo representará uma parte da história.
b) Depois fazer uma seqüência de desenhos sobre a história da gotinha viajante.
7º momento: Montar um mural, mostrando como está sendo o consumo de água na escola. Alertando, por exemplo, sobre medidas corretas para evitar desperdício na escovação de dentes e idas ao banheiro, demonstrando, na prática, o que se deve ou não fazer.
8º momento: Brincando com as letras. Depois de tanto conversar e aprender sobre a água, chegou a hora das crianças fazerem a tentativa espontânea da escrita da palavra.
Para o professor:
Sobre a importância da água, poluição, desperdício, caminho, acesse os seguintes endereços:
TV Cultura- Alô Escola: www.tvcultura.com.br/.../aguanaboca/index.htm
Amigo da Água: www. amigodaagua.com.br
São todos os materiais, atividades e soluções utilizadas durante aa atividades sobre a água, como revistas, jornais, livros, passeios, cola, tesoura, papéis para o mural etc.
Avaliação deverá ser feita de forma contínua, com relatórios descritivos de cada etapa, das discussões da turma, das atitudes as atividades etc. O professor deverá avaliar também a participação e o envolvimento de cada criança, de forma individual, bem como avaliar o desenvolvimento de seu trabalho de forma crítica e construtiva. Espera-se que ao término das atividades as crianças estejam conscientes da importância da água tanto para a vida animal como para a vegetal, que saibam utilizá-la sem desperdício e sem poluí-la, levando para seu meio social todos esses aprendizados.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!