07/02/2011
Gabriel Luiz Maia Nascimento, Lígia Beatriz de Paula Germano
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | História | Cultura |
Os alunos perceberão a importância dos movimentos culturais populares na constituição do cenário urbano. Além disso, os alunos compreenderão os processos que originam o mercado fonográfico brasileiro para ter consciência de como se organizava a sociedade no início do século XX.
A compreensão do surgimento de movimentos populares é essencial para a análise da sociedade do início do século XX. Partindo do exemplo marcante do Rio de Janeiro e do aparecimento do samba em seu cenário, podemos visualizar diversos elementos da história social da música.
O mercado fonográfico primário e precário do final do século XIX e início do XX acaba sendo obstáculo para o entendimento dos alunos em relação a certos pontos da história da arte brasileira. Porém a compreensão dessa lógica tão adversa da atual ajuda o entendimento da organização social.
O samba, ritmo ainda popular e bem difundido no Brasil, auxilia-nos a encontrar outras maneiras de pensar as camadas mais pobres do início do XX. Por meio dele, vislumbramos a onda migratória de trabalhadores negros no final da escravidão e no período da abolição para a cidade do Rio. O início da ocupação dos morros, o nascimento do termo favela e o aumento demográfico da cidade e suas mudanças tanto físicas quanto culturais podem ser explorados por meio do samba, que ainda traz consigo o tema do preconceito e da aceitação.
Na primeira aula, o professor deverá fazer uma introdução sobre os temas que serão trabalhados (como o mercado fonográfico e a formação da sociedade carioca no século XX). Depois a sala poderá ser dividida em grupos para discussões. Cada grupo ficará responsável por um dos tópicos abaixo:
Link para mais imagens: http://ims.uol.com.br/index.aspx?DID=49
Primeiro passo: se a escola tiver um laboratório de informática, as informações poderão ser coletadas por meio da pesquisa e da orientação do professor.
Segundo passo: se a escola possuir um equipamento de projeção de computador, seria interessante os alunos buscarem imagens para mostrar à turma, trabalhando-as conjuntamente com a pesquisa.
Na segunda e na terceira aula os alunos apresentarão os resultados da pesquisa. As apresentações podem ser feitas em Power Point e as explicações expostas pelos elementos do grupo. As apresentações não devem ser muito extensas e podem ter em torno de 10 minutos. As imagens e informações obtidas podem fixadas em um mural no corredor da escola para que outros alunos possam ver os trabalhos feitos.
A partir dos trabalhos de cada grupo, os alunos e o professor devem fazer uma discussão para sintetizar o que foi apresentado. O professor deve dialogar os temas trabalhados para que os alunos compreendam como se pode analisar uma sociedade em seu tempo de diversas maneiras. O professor deve ressaltar que é uma compreensão parcial e que a análise do aspecto cultural do samba não representa a totalidade do que se vivia no Brasil.
http://www.youtube.com/watch?v=iUqorvESjQI
http://www.youtube.com/watch?v=prj-fbl9kmw&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=GcTyvGi_Mec&p=5C55BA525D3470FF&playnext=1&index=18
Os alunos se reúnem novamente após a discussão em sala de aula e redigem um texto jornalístico como se eles dessem a notícia do surgimento do samba. Cada grupo deve articular as informações obtidas a partir dos trabalhos apresentados e redigir o texto como um artigo de jornal. Os artigos feitos podem ser reunidos em um jornal a ser publicado pelos alunos e entregues em toda a escola. As informações ali presentes podem ser avaliadas pelo professor.
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