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Noel Rosa e a vida na sociedade carioca (1920-1930)

 

07/02/2011

Autor e Coautor(es)
Bruno Viveiros Martins
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BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Gabriel Luiz Maia Nascimento, Lígia Beatriz de Paula Germano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio História Cultura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

A analisar a sociedade de uma época a partir de canções. Além disso, os alunos poderão ter consciência do rico cenário musical brasileiro na década de 1930, juntamente com a consolidação do samba.

Duração das atividades
Três aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Era Vargas.
  • Brasil República (1889 - 1930).
Estratégias e recursos da aula
  • INTRODUÇÃO

Existem diversas maneiras de se analisar a sociedade dentro de seu tempo. A cidade do Rio de Janeiro era o centro urbano de maior destaque no Brasil de 1930. Suas relações e seu espaço físico foram alterados.

É nesse cenário que desponta para o circuito musical Noel de Medeiros Rosa. Noel fazia músicas sobre o cotidiano, com visão crítica e, muitas vezes, irônica, retratando a sua visão e fornecendo um ótimo material para interpretar a década de 1930.

Por intermédio da obra de Noel, percebemos várias temáticas: a modernização da cidade, as desigualdades sociais, as críticas políticas, a saúde e a ciência, entre outras. A vasta obra que Noel Rosa deixou (mais de 230 músicas) dá parâmetros para, partindo de uma visão social da música popular, explorar o que representou socialmente e culturalmente a chamada Era Vargas.

  • DESENVOLVIMENTO

Na primeira aula, o professor deverá dividir a sala em grupos e fazer uma breve apresentação de quem foi Noel Rosa. Depois o professor deve orientar os alunos a como analisar as canções, identificando o tema geral da letra, o uso de recursos poéticos, gírias da época, a interpretação do cantor e os elementos históricos a serem trabalhados.

Cada grupo ficará responsável por um dos tópicos abaixo:

  1. GRUPO 1 – “Saúde” Os alunos poderão trazer para a sala e interpretar as letras de “Minha Viola” ou “Coração”. A discussão a ser feita poderá tocar nos temas de como era a saúde em um centro urbano que se modernizava, o cientificismo ainda presente (como na figura de Dr. Voronoff), as epidemias e como o poeta as via.   Link: http://www.youtube.com/watch?v=p7bytLIVNXc    
  2. GRUPO 2 – “Malandro” O grupo poderá trabalhar com a figura do malandro nas músicas do sambista. A discussão se poderá fazer em torno da mudança perceptível de tratamento do tipo malandro durante as canções de Noel. Várias músicas poderão ser trabalhadas, como “Malandro Medroso”, “Bom Elemento”, “Escola de Malandro” e “Conversa de Butiquim”. Além dessas músicas, poderá ser explorada a disputa entre Noel e Wilson Batista, que começa com as músicas “Lenço no Pescoço” e “Rapaz Folgado”.   Links: http://www.luizamerico.com.br/fundamentais-polemica.php http://drzem.blogspot.com/2010/03/noel-rosa-e-wilson-batista-duelo-de.html http://www.culturabrasil.com.br/especiais/noel-100-anos/valentes-e-amigos-mas-nem-sempre-4          
  3. GRUPO 3 – “Problemas Financeiros” Os alunos deste grupo poderão trabalhar com músicas, tais como “Com que roupa?”, “O Orvalho vem caindo”, “Cordiais Saudações” e “Onde está a honestidade”, para falar da difícil situação financeira de boa parte da sociedade carioca da época.     Links: http://www.culturabrasil.com.br/especiais/noel-100-anos/um-parceiro-e-duas-interpretes-4 http://www.culturabrasil.com.br/especiais/noel-100-anos/valentes-e-amigos-mas-nem-sempre-4        
  4. GRUPO 4 – “Subindo o Morro” Este grupo poderá trabalhar o deslocamento de Noel para os morros e a influência que isso teve para os sambas compostos pelo Poeta da Vila. As influências e as parcerias da “gente do morro” poderão ser discutidas dentro do contexto da crítica social presente nas canções. Os alunos poderão trabalhar com os programas de rádio do Especial de “100 anos de Noel”, da Rádio Cultura Brasil.   Links: http://www.culturabrasil.com.br/especiais/noel-100-anos/subindo-o-morro-parte-2-2 http://www.culturabrasil.com.br/especiais/noel-100-anos/subindo-o-morro-parte-1-2 http://www.culturabrasil.com.br/especiais/noel-100-anos/em-boa-companhia-parte-1-3              
  5. GRUPO 5 – “Tipos Brasileiros” O grupo poderá pesquisar como Noel Rosa cantava os diferentes tipos brasileiros de sua época. Sua visão do Rio como uma cidade composta por malandros, boêmios, espertos, oportunistas, mendigos, operários e doutores possibilita a discussão de quais estereótipos Noel enxergava e como ele montava em suas músicas essas caricaturas.   Link: http://www.culturabrasil.com.br/especiais/noel-100-anos/nem-rei-nem-general-2   

Primeiro passo: se a escola tiver um Laboratório de Informática, as informações poderão ser coletadas por meio da pesquisa e da orientação do professor.

Segundo passo: se a escola possuir um equipamento de som, seria interessante os alunos buscarem as músicas para que a turma possa escutar, trabalhando-as conjuntamente com a pesquisa elaborada.

Na segunda e na terceira aula, ocorrerão as apresentações que não precisam ser muito longas e os alunos não precisam trabalhar com mais de três músicas, para que a análise possa ser aprofundada. 

  • CONCLUSÃO A partir dos trabalhos apresentados de cada grupo, na terceira aula, o professor deve estimular a discussão para sintetizar as informações obtidas pelos grupos. O professor deve dialogar com os alunos e ressaltar que essa prática de análise textual e musical pode ser feita com diversas fontes, não somente com as canções de Noel Rosa, e que a leitura atenta dessas fontes pode ajudar o aluno na compreensão de um fato histórico. O professor pode ressaltar, também, que as músicas de Noel não dão uma visão total da sociedade dos anos 1930, mas que nos auxilia a entender as relações entre as pessoas, principalmente se o autor das canções for trabalhado como um homem dessa mesma sociedade.

 

Recursos Complementares
Avaliação

Os alunos se reúnem novamente após a discussão em sala de aula e redigem um texto individual falando de como eles percebem que essa leitura de músicas pode auxiliar em outras interpretações e do que eles conseguem falar a respeito do período histórico tratado após as apresentações sobre Noel Rosa e a sociedade que ele canta. Os resultados das pesquisas, as informações coletadas, as imagens utilizadas podem, ao final do trabalho, compor um mural que será apresentado para outras salas.

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