07/02/2011
Gabriel Luiz Maia Nascimento, Lígia Beatriz de Paula Germano
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | História | Cultura |
A analisar a sociedade de uma época a partir de canções. Além disso, os alunos poderão ter consciência do rico cenário musical brasileiro na década de 1930, juntamente com a consolidação do samba.
Existem diversas maneiras de se analisar a sociedade dentro de seu tempo. A cidade do Rio de Janeiro era o centro urbano de maior destaque no Brasil de 1930. Suas relações e seu espaço físico foram alterados.
É nesse cenário que desponta para o circuito musical Noel de Medeiros Rosa. Noel fazia músicas sobre o cotidiano, com visão crítica e, muitas vezes, irônica, retratando a sua visão e fornecendo um ótimo material para interpretar a década de 1930.
Por intermédio da obra de Noel, percebemos várias temáticas: a modernização da cidade, as desigualdades sociais, as críticas políticas, a saúde e a ciência, entre outras. A vasta obra que Noel Rosa deixou (mais de 230 músicas) dá parâmetros para, partindo de uma visão social da música popular, explorar o que representou socialmente e culturalmente a chamada Era Vargas.
Na primeira aula, o professor deverá dividir a sala em grupos e fazer uma breve apresentação de quem foi Noel Rosa. Depois o professor deve orientar os alunos a como analisar as canções, identificando o tema geral da letra, o uso de recursos poéticos, gírias da época, a interpretação do cantor e os elementos históricos a serem trabalhados.
Cada grupo ficará responsável por um dos tópicos abaixo:
Primeiro passo: se a escola tiver um Laboratório de Informática, as informações poderão ser coletadas por meio da pesquisa e da orientação do professor.
Segundo passo: se a escola possuir um equipamento de som, seria interessante os alunos buscarem as músicas para que a turma possa escutar, trabalhando-as conjuntamente com a pesquisa elaborada.
Na segunda e na terceira aula, ocorrerão as apresentações que não precisam ser muito longas e os alunos não precisam trabalhar com mais de três músicas, para que a análise possa ser aprofundada.
http://www.culturabrasil.com.br/especiais/noel-100-anos/as-historias-e-os-sons-de-uma-epoca-3
http://www2.uol.com.br/noelrosa/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Noel_Rosa
http://www.youtube.com/watch?v=26GAxh6_aKI
http://www.youtube.com/watch?v=WqTqHFmMzKs&feature=related
Os alunos se reúnem novamente após a discussão em sala de aula e redigem um texto individual falando de como eles percebem que essa leitura de músicas pode auxiliar em outras interpretações e do que eles conseguem falar a respeito do período histórico tratado após as apresentações sobre Noel Rosa e a sociedade que ele canta. Os resultados das pesquisas, as informações coletadas, as imagens utilizadas podem, ao final do trabalho, compor um mural que será apresentado para outras salas.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!