27/10/2010
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Amanda Fonseca Soares Freitas
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Movimento | Coordenação |
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Atividades rítmicas e expressivas |
Educação Infantil | Movimento | Expressividade |
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
- Aprender sobre a história e a evolução dos jogos eletrônicos.
- Refletir sobre os problemas causados pelos chamados vícios eletrônicos, causados pelo uso excessivo de videogames e computadores.
- Aprender a jogar os games eletrônicos de diversas épocas, possibilitando o acesso a jogos virtuais que caíram em desuso.
Por se tratar de uma aula introdutória não serão necessários conhecimentos prévios ao tema da aula.
Atividade 1 – Dos primórdios dos games aos problemas da atualidade
Duração: 25 minutos
Material: computadores
Local: sala de informática
Para dar início à aula Do Atari ao PlayStation 3 o(a) professor(a) poderá mostrar alguns vídeos que abordam os seguintes temas propostos para esta aula: a história e a evolução dos games e os problemas da atualidade causados pelo vício em jogos eletrônicos. Para isso, o(a) professor(a) terá a sua disposição vídeos disponíveis na internet.
Sugestão de vídeos:
Atividade 2 – O retorno do Pac-Man
Duração: 25 minutos
Material: computadores
Local: sala de informática
Para dar início às atividades o(a) professor(a) poderá propor um retorno ao passado dos games e trabalhar com as crianças alguns jogos do saudoso Atari. O ideal seria que as crianças tivessem a possibilidade de utilizar o próprio jogo do Atari para que pudessem ver como eram os consoles, cartuchos e manusear as manetes do jogo. No entanto, caso o(a) professor(a) não consiga um exemplar desse jogo as versões dos jogos de Atari disponíveis na internet poderão ser utilizadas.
Figura 1 - Pac-Man (acessado em 13/10/2010)
Sugestão de sites:
Atividade 3 – Os craques do Winnig Eleven
Duração: 25 minutos
Material: PlayStation 3 e televisão
Local: quadra ou pátio
Figura 2 - Winning Eleven (acessado em 13/10/2010)
Dando seqüência às atividades o(a) professor(a) poderá propor uma partida de Winning Eleven, o jogo de futebol do PlayStation 3 que é muito popular entre crianças, jovens e até adultos atualmente. Para a realização deste jogo é necessário a utilização do PlayStation 3, pois não existe versão similiar disponível na internet. No entanto, caso não se consiga a versão mais recente de jogo pode-se utilizar as versões anteriores deste game, como o PlayStation 1 e 2. As partidas serão jogadas por 2 jogadores por vez, por isso, seria interessante que dois ou mais games estivessem disponíveis simultaneamente para evitar uma grande demora no rodízio das crianças. O(a) professor(a) poderá propor que as crianças que estiverem esperando a vez de jogar façam torcida para aquelas que estiverem jogando para dar mais entusiasmo e animação ao jogo.
Atividade 4 – Pac-man ao vivo
Duração: 25 minutos
Local: quadra ou pátio
Para finalizar a aula o(a) professor(a) poderá propor uma atividade que movimente o corpo e faça alusão ao jogo do Pac-Man do Atari. Essa brincadeira consiste em um pega-pega onde uma criança será o pegador e a outra o fugitivo. As demais crianças da turma ficarão dispostas em filas para formar um grande labirinto humano. Ao sinal do fugitivo (ex.: palma) as crianças do labirinto darão as mãos no sentido vertical. Quando o sinal for dado novamente elas darão as mãos no sentido horizontal. O fugitivo poderá correr pelo labirinto e mudar o sentido do mesmo para dificultar o trabalho do pegador. O pega-pega continua até que o pegador consiga alcançar o fugitivo. É importante que as crianças façam um rodízio para que todas possam ter a experiência de ser fugitivo e pegador.
Logo após a seqüência de vídeos da atividade 1 o(a) professor(a) poderá complementar as informações apresentadas nos vídeos através de uma breve fala sobre a história e a evolução dos games, bem como os problemas atuais causados pelo vício em jogos eletrônicos. Para isso, o(a) professor(a) poderá embasar seus argumentos em textos e sites da internet que abordam o assunto.
Sugestão de sites:
Ao final das atividades, o(a) professor(a) poderá fazer um debate com as crianças com os seguintes temas abordados em aula:
Em seguida, o(a) professor(a) pedirá às crianças para que façam um desenho inspirado nas atividades nos temas debatidos nesta aula. Logo após a feitura dos desenhos, cada criança deverá mostrar o trabalho feito para turma e explicar o que tentou representar ali. Por fim, o(a) professor(a) poderá construir, com os desenhos feitos pelas crianças, um cartaz intitulado “Do Atari ao PlayStation 3”, que ficará exposto em um mural da escola.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
22/03/2013
Cinco estrelasAula muito interessante!