19/11/2010
Andréa Marques Leão Doescher e Erwin Doescher
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira | Compreensão escrita |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Produção escrita |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Produção oral |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Textos orais com marcas entonacionais e pronúncia |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira | Compreensão auditiva e leitura |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Competência pluricultural: língua como meio de acesso às manifestações culturais |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Compreensão leitora |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira | Escrita e produção oral |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos |
Pronomes interrogativos: what, which, who, whom, whose, when, where, why, how, how often, how much, how many, what time
MOTIVAÇÃO
Para dar início às discussões sobre o tema destas aulas - diferentes formas de organização política dos países – os alunos, serão divididos em grupos de três integrantes. Nestes grupos, deverão encontrar informações sobre o tipo de governo de alguns países no site da CIA (Central Intelligence Agency - Agência Central de Inteligência) (Fig. 1), completando uma tabela sobre os mesmos.
RECURSO - Site da CIA – Flags of The World
https://www.cia.gov/library/publications/the-world-factbook/docs/flagsoftheworld.html
Figura 1 – Imagem do Recurso
OBSERVAÇÃO: A CIA é a agência de inteligência civil do governo dos Estados Unidos que tem como principal função coletar informações sobre os governos, corporações e indivíduos, fornecendo informações para os principais políticos americanos.
(adaptado de: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ag%C3%AAncia_Central_de_Intelig%C3%AAncia Acesso em: 11 de outubro de 2010).
Cada grupo receberá uma Folha de Atividade (Fig. 2) com a tabela a ser completada, com informações sobre o a capital do país tipo de governo e chefe de estado. Para encontrar as informações desejadas no site proposto, é necessário clicar no link “country” logo abaixo da bandeira do país selecionado. Em seguida, deve-se clicar na aba “government” abaixo das informações principais do país.
RECURSO - Folha de Atividade
Figura 2 – Imagem do Recurso
OBSERVAÇÃO: A folha de atividade poderá ser salva selecionando a opção FILE no canto superior esquerdo da tela e logo depois a opção DOWNLOAD.
Segue abaixo a tabela proposta em sua forma completa, para a referência do professor.
COUNTRY’S NAME |
COUNTRY’S CAPITAL |
TYPE OF GOVERNMENT |
CHIEF OF STATE |
Morocco |
Rabat |
constitutional monarchy |
King MOHAMMED VI |
Namibia |
Windhoek |
republic |
President Hifikepu POHAMBA |
Cuba |
Havana |
Communist state |
President Raul CASTRO |
Iraq |
Bagdad |
parliamentary democracy |
President Jalal TALABANI |
Brazil |
Brasilia |
federal republic |
President Luiz Inácio LULA da Silva |
O professor deverá circular entre os grupos, monitorando e orientando os alunos durante a realização da atividade.
Ao final desta etapa, os grupos que se sentirem à vontade apresentarão as informações encontradas e o professor proporá para a turma toda a seguinte pergunta, preferencialmente em Inglês:
Compare and contrast the types of governments each country has. Are they similar to Brazil? (Compare e contraste os diferentes tipos de governo que cada país possui. Eles são semelhantes ao do Brazil?) – All countries have different forms of government. Namibia is a republic but not a federal republic. Namibia, Iraq, Cuba and Brazil have presidents, but different types of government. (Todos os países têm diferentes formas de governo. Namibia é uma república, mas não uma república federativa. Namíbia, Iraque, Cuba e Brazil têm presidentes, mas diferentes tipos de governo.)
What do you know about these types of government? (O que você sabe sobre tais tipos de governo? – Open answer. (Resposta livre.)
Do all the countries have a president? (Todos os países têm presidente?) – No, Morocco has a king. (Não, o Marrocos tem um rei.)
Os grupos, após discutirem entre si, expressarão em aula aberta suas ideias, sob a mediação do professor, que deverá orientá-los a observar que os diferentes países propostos têm diferentes formas de governo, instigando-os a refletir sobre as características de cada uma delas.
ATIVIDADE 1
Como continuidade às atividades de motivação, os alunos, novamente em grupos, pesquisarão sobre as diferentes formas de governo. Para tanto sugerimos os sites abaixo:
RECURSO - Sites para Pesquisa
http://wapedia.mobi/pt/Sistema_de_governo
http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_countries_by_system_of_government#Systems_of_Governance
http://en.wikipedia.org/wiki/Form_of_government
http://depts.alverno.edu/dgp/GEC/Types%20of%20Government.html
http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_forms_of_government
https://www.cia.gov/library/publications/the-world-factbook/fields/2128.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Rep%C3%BAblica_federal
http://pt.wikipedia.org/wiki/Governo
http://pt.wikipedia.org/wiki/Federa%C3%A7%C3%A3o
http://pt.wikipedia.org/wiki/Rep%C3%BAblica
http://www.stutzfamily.com/mrstutz/WorldAffairs/typesofgovt.html (Fig. 3)
https://www.cia.gov/library/publications/the-world-factbook/geos/br.html
http://en.wikipedia.org/wiki/Brazil
Figura 3 – Imagem do Recurso
Durante as pesquisas, os grupos deverão responder as seguintes perguntas, preferencialmente em Inglês:
What is a government system? (O que é um sistema de governo?) – It is the group of political institutions by which a government of a nation is organized in order to exert its powers. (É o grupo de instituições políticas pelas quais o governo de uma nação está organizado para exercer seus poderes.)
How can the types of government be classified? (Como os tipos de governo podem ser classificados?) – They can be classified according to economy (eg. capitalism), politics (eg. republic) or authority (eg. democracy). (Eles podem ser classificados conforme a economia (ex. capitalismo), política (ex. república) ou autoridade (ex. democracia).)
When did Brazil start to be a federal republic? (Quando o Brasil passou a ser uma república federativa?) - Since 1889. (Desde 1889).
Brazil is a federal republic. Where in the world is it possible to find other federal republic? (O Brazil é uma república federativa. Onde no mundo é possível encontrar outra república federativa?) – In Europe, for example: Germany is a federal republic. (Na Europa, por exemplo: a Alemanha é uma república federativa.).
Which are the characteristics of a federal republic? (Quais são as características de uma república federativa?) – In a few words, it is a state composed by a number of regions which have a proper government (called “States”) and united under a federal government. (Em poucas palavras, é um estado composto por determinado número de regiões com governo próprio (chamados de "Estados") e unidas sob um governo federal.).
OBSERVAÇÃO: As questões sugeridas poderão ser projetadas na forma de slide ou transparência usando o recurso Datashow, para que possam ser visualizadas por todos os alunos ou, ainda, impressas e entregues para os grupos na forma de folha de atividade.
Durante a realização da atividade o professor deverá circular entre os grupos, supervisionando e monitorando sua realização.
Para concluir este momento, o professor promoverá o jogo “Batata Quente (Hot Potato)” da seguinte forma: todos ouvem uma música enquanto passam um saquinho com as perguntas. Cada vez que a música for interrompida pelo professor, o aluno que estiver com o saquinho na mão retirará uma pergunta e a responderá (preferencialmente em Inglês). É importante que o professor estimule os alunos a avaliarem a resposta dada, para que, em um processo colaborativo, possam refletir sobre os diferentes tipos de governo e compreendê-los.
ATIVIDADE 2
Dando sequência às atividades destas aulas, o professor requisitará que a partir das pesquisas e debates realizados, os alunos, ainda em grupos, preparem questões em Inglês sobre os diferentes tipos de governo para que sejam respondidas por outro grupo.
O professor deverá distribuir uma folha de papel sulfite para cada grupo. Estes deverão criar entre três e cinco questões, tendo por base as informações apresentadas nos sites sugeridos para pesquisa na Atividade 1.
Nas perguntas elaboradas, os pronomes interrogativos deverão ser usados. Caso os alunos tenham dúvidas sobre o uso dos pronomes interrogativos na formulação de questões em Inglês, sugerimos os seguintes sites como referência:
RECURSO - Pronomes Interrogativos
http://www.colegioweb.com.br/ingles/interrogative-pronouns.html
http://www.coladaweb.com/ingles/pronomes-em-ingles
http://www.sofi.com.br/node/868
http://eslstudycenter.com/english-grammar/what-are-interrogative-pronouns
http://www.rabbel.nl/esp/questionwords.html (Fig. 4)
Figura 4 – Imagem do Recurso
O professor deverá circular entre os grupos supervisionando e orientando as atividades, tendo em vista que seu objetivo é proporcionar uma oportunidade de uso dos pronomes interrogativos. É importante também que os grupos saibam como responder as perguntas criadas, para a realização das próximas atividades.
Ao final desta etapa, o professor recolherá todas as folhas com as perguntas criadas pelos grupos.
ATIVIDADE 3
Como continuidade à atividade anterior, as folhas com as perguntas criadas serão redistribuídas pelo professor a outros grupos, que deverão respondê-las, preferencialmente em Inglês e com base nos sites sugeridos na Atividade 1.
O professor deverá circular entre os grupos, supervisionando a realização da atividade.
Como conclusão deste momento, o professor recolherá a folha com as respostas e devolverá ao grupo que formulou as perguntas.
ATIVIDADE 4
Nesta atividade os grupos avaliarão, sob a supervisão do professor, se as respostas dadas às perguntas que criaram estão adequadas, adotando dois critérios: uso adequado do Inglês (vocabulário e gramática) e conteúdo adequado das respostas.
Para finalizar esta atividade, os grupos (que criaram as perguntas e os que as responderam) se reunirão, para que as respostas dadas possam ser comentadas e corrigidas entre eles, sob a supervisão do professor.
ATIVIDADE 5
Para finalizar as atividades destas aulas, o professor proporá que os alunos (em grupo) procurem completar as seguintes frases:
Alguns países têm presidente, outros...
A federative republic is... (Uma república federativa é....)
To make a question in English we can use... (Para formar uma pergunta em Inglês podemos usar...)
As examples of interrogative pronouns we have...(Como exemplos de pronome interrogativo temos..)
Neste momento, o professor supervisionará e orientará as atividades, auxiliando os alunos a perceberem o que aprenderam durante a realização das atividades. Se considerar necessário, o professor poderá requisitar que os grupos escrevam suas respostas, reforçando a percepção do que foi aprendido.
SUGESTÕES
1. Em colaboração com o professor de História, requisitar que os alunos pesquisem sobre a proclamação da República no Brasil (e em outros países).
2. Produzir textos em Inglês sobre os diferentes sistemas e formas de governo dos países e publicá-los no blog ou no jornal da escola. Visitar a prefeitura da cidade e verificar como esta se organiza, em termos administrativos.
Dicionário português-inglês
RECURSO - Dictionary. com
O professor deverá supervisionar os alunos durante todas as atividades, avaliando a capacidade de trabalho em grupos, bem como a compreensão e uso adequados dos pronomes interrogativos na criação e resposta das perguntas sobre o tema diferentes formas de organização política dos países.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!