21/02/2011
Rita de Cássia Roger Mariano
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
Educação Infantil | Arte Visual | O fazer artístico |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Desenvolver em nossas crianças ações e posturas responsáveis e saudáveis, seja junto à natureza, em suas casas ou mesmo na comunidade onde vivem.
1º momento: Falar sobre o lixo (o que é, quem produz, onde ele vai parar, como separa, etc). Fazer um comentário geral e ouvir o que as crianças conhecem sobre este assunto.
2º momento: PASSEIO ORIENTADO: Esta atividade deve ser realizada na área ao redor da escola, para tentar levantar possíveis problemáticas ambientais vivida pela comunidade ( lixos jogados pelas ruas, desperdício de água etc). Discutir em sala o que foi observado e fazer um texto coletivo com as principais conclusões.
3º momento: Em rodinha, primeiramente ouvir o que as crianças conhecem sobre o assunto. Logo em seguida, apresentar recursos audiovisuais ( filme, imagens...) referentes ao tema lixo, promovendo um maior conhecimento a respeito da questão do lixo, abordando basicamente sua geração, destino, desperdício e reciclagem. Registro através de desenhos das crianças, à respeito das imagens visualizadas.
4º momento: POSTOS DE COLETA: Separar nos latões os materiais que podem ser reciclados, na sua fonte geradora ( papéis, plásticos, vidro e metal ), os chamados "lixos limpos" para que sejam destinados a reciclagem.
Sugestões:
SUGESTÃO: Fazer parceria com a coca-cola para a coleta de garrafas pets e latinha, pois a mesma é responsável por projetos sociais e ambientais de âmbito nacional do Sistema Coca-Cola Brasil.
Site: www.institutococacola.org.br
5º momento: Convidar um catador de materiais recicláveis para uma conversa com as crianças. É importante as crianças saberem que a coleta seletiva, muitas vezes, é uma fonte de renda e inclusão social para milhares de famílias.
6º momento: Se for possível, oportunizar uma via de acesso entre a escola e a comunidade. Possibilitar às pessoas que moram em áreas próximas à escola, para que tenham condições de dar um destino adequado ao seu lixo.
7º momento: OFICINA DE SUCATA: Constatar, na prática , a utilidade que o lixo pode vir a ter. Realizando atividades baseadas no manuseio de materiais descartados, possibilitando a experimentação de técnicas de reciclagem, ou seja, o reaproveitamento de materiais. Expor na escola os trabalhos construídos pelas crianças.
http://www.edem.g12.br/v2/imprimir.php?tipo=artigo&id=731
Menino Maluquinho feito na oficina de sucata
Material de Apoio
Cartazes.
Livros de história.
Vídeo/ DVD.
Materiais recicláveis.
SUGESTÕES FÍLMICAS:
Ilha das flores. ( 15 minutos ). Disponível no Porta Curtas: www.portacurtas.com.br/curtanaescola/Filme.asp?cod=647
Tá limpo ( desenho animado) . ( 10 minutos). Disponível no Porta Curtas: www.portacurtas.com.br/Film
Durante o desenvolvimento das atividades, será avaliado como foi a evolução pessoal no processo de conscientização em relação a importância da coleta seletiva.
Cinco estrelas 3 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
19/03/2015
Cinco estrelasparabens material excelente. Utilizei e fizemos maravilhas foram 150 crianças sensibilizadas... Grata.
06/11/2012
Cinco estrelasEste site está rico em conteúdo de altíssima qualidade.
21/10/2012
Cinco estrelasAdorei a aula, sou professora de educação infantil e achei muito sugestiva e de fácil entendimento para meus alunos.