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ESTADO LIBERAL

 

24/11/2010

Autor e Coautor(es)
joão ricardo ferreira pires
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BELO HORIZONTE - MG Universidade do Estado de Minas Gerais

Thiago Lenine Tito Tolentino ; Lígia Beatriz PaulaGermano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Cidadania e cultura contemporânea
Ensino Médio História Processo histórico: nações e nacionalidades
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Os alunos irão aprender sobre o advento da ideia e da estruturação de um Estado Liberal, sua origem, seu significado e as consequências provocadas na política moderna.

Duração das atividades
Três aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Transição do feudalismo ao capitalismo em vários países do Ocidente nos séculos XVIII e XIX. Desenvolvimento do pensamento liberal no século XVII e XIX e na segunda metade do século XX. História da política econômica empregada nos governos Ronald Reagan, nos Estados Unidos, e Margareth Thatcher, na Inglaterra, assim como a recepção desta política econômica no Brasil, a partir dos anos 1990.

Estratégias e recursos da aula

INTRODUÇÃO O envolvimento dos alunos com o tópico “Estado Liberal” deve se constituir como uma tentativa de promover um debate entre os alunos, no qual eles desenvolvam seus conhecimentos sobre história e análise política, acionando saberes previamente adquiridos. O tema ‘Estado Liberal’, por sua contemporaneidade e complexidade, torna-se um viés singular para, a partir de uma experiência do presente, reconstituir os conteúdos desenvolvidos em história política e social. O objeto é capaz, ainda, de instigar os alunos, ao questioná-los sobre qual avaliação cada um faz acerca da função do Estado na sociedade, assim como de que maneira eles acreditam que o Estado deve atuar. Os alunos devem mobilizar “exemplos” históricos de práticas e eventos em que a atuação do Estado esteve em destaque. As atividades serão: leitura dos textos indicados, utilização dos materiais iconográficos disponíveis para a argumentação, debate entre grupos, trabalho final escrito individual ou em grupo. A partir do material proposto é possível que os alunos reflitam e discutam sobre a atuação do Estado desde o 'modelo' monárquico até o liberalismo do século XX.

DESENVOLVIMENTO: Primeira aula: Na sala de aula, divida a turma em dois grupos. Cada grupo ficará responsável pelos textos citados:  GRUPO 1 – Deverá ler e discutir entre si o texto Liberalismo, de Álvaro de Ávila, no livro Sobre a Corrupção - Ensaios e Críticas  disponível em  http://books.google.com.br/books?id=X3B6VsbtuBQC&printsec=frontcover&dq=corrup%C3%A7%C3%A3o&hl=pt-BR&ei=gsqtTLy_DMP68AbW-MXmBA&sa=X&oi=book_result&ct=book-thumbnail&resnum=3&ved=0CDUQ6wEwAg#v=onepage&q&f=fals  GRUPO 2 - Deverá ler e discutir entre si o texto História e crise do welfare state disponível em:  http://educacao.uol.com.br/sociologia/ult4264u30.jhtm . Como dever de casa, os alunos deverão reler os textos e, se possível, acessar os Recursos Complementares expostos abaixo.

Segunda Aula: Deve-se montar na sala um grande círculo. Em seguida, com os alunos em pé no interior do círculo formado, deve-se distribuir de forma aleatória as imagens separadas das legendas entre os integrantes dos grupos para que eles troquem entre si as imagens e as legendas referentes ao tema estudado por cada grupo na primeira aula. Os grupos deverão, então, se sentar nas cadeiras do grande círculo para que se inicie o debate entre os alunos. O debate deve ser iniciado pela explicação dos grupos de alunos sobre a razão das escolhas das imagens e das respectivas legendas. Cada imagem com sua respectiva legenda deverá ser levantada por um membro de cada grupo e defendida a sua escolha de forma alternada entre os grupos. Caso as imagens não tenham sido associadas às legendas correspondentes, os alunos devem debater até que cheguem a um consenso sobre a adequação imagem/legenda.

Terceira aula: Deve ser mantida a forma do círculo de debates entre os alunos. Dessa vez, o debate deve ser retomado de forma conclusiva entre os alunos. O GRUPO 1: Deve discutir e sustentar no debate os princípios políticos e econômicos defendidos pelos liberais modernos em torno da diminuição da atuação do Estado na regulação das atividades da sociedade.O GRUPO 2 – Deve discutir e sustentar no debate os princípios políticos e econômicos defendidos pelos partidários da atuação do Estado na regulação das atividades da sociedade. Como dever de casa deve-se propor que os alunos redijam, em grupo ou individualmente, relatório sobre o tema estudado. Eles devem responder questões como: Quais são as características de um Estado Liberal e de um Estado intervencionista? Existe ou existiu alguns desses Estados em uma forma pura e sem contradições? Qual tipo de Estado eles consideram mais eficaz? Qual consideram mais legítimo?

O professor deverá atuar como mediador do debate, esclarecendo alguns aspectos de conteúdo que possam gerar dúvidas nos alunos.

Cada imagem está acompanhada de uma legenda que facilita a reflexão e a construção de argumentos pelos grupos.

Imagem 1: Cerimônia de beija-mão do rei d João VI. A sociedade devia se curvar ao controle real. Link da imagem: http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://bloghistoriahoje.files.wordpress.com/2010/06/beija-mao.jpg&imgrefurl=http://bloghistoriahoje.wordpress.com/&usg=__eSKQOle29YCiK9vglJUtF89Q4l8=&h=478&w=800&sz=94&hl=pt-br&start=0&zoom=1&tbnid=TKpmBTxaoSK21M:&tbnh=106&tbnw=178&prev=/images%3Fq%3Djoao%2BVI%2Bbeija%2Bmao%26um%3D1%26hl%3Dpt-br%26sa%3DX%26biw%3D1419%26bih%3D679%26tbas%3D0%26tbs%3Disch:1&um=1&itbs=1&iact=rc&dur=422&ei=K-rrTMXhGsT6lwfy2Ln3AQ&oei=K-rrTMXhGsT6lwfy2Ln3AQ&esq=1&page=1&ndsp=30&ved=1t:429,r:3,s:0&tx=70&ty=79  

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Imagem 2: Fac-símile da edição de A riqueza das nações de Adam Smith, obra fundamental para a fundação de um Estado Liberal. Link da imagem http://saber.sapo.ao/wiki/Imagem:Wealth_of_Nations_title.jpg  

 

Imagem 3: Bandeira do Império Brasileiro. Tradicionalmente, entende-se que a política do Estado Imperial foi decisiva para a manutenção da integridade territorial brasileira. Link da imagem: http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://lh3.ggpht.com/_eG2Rv64BxGw/SgMdbLrX5qI/AAAAAAAAl8o/ETy4Gp0XVc0/800px-Flag_of_the_Second_Empire_of_Brazil_svg.png.jpg&imgrefurl=http://picasaweb.google.com/lh/photo/Xm-MD57hRfCTF7HX77xm2A&usg=__unIY_uDQefBYgYMAhf3iw1i3LSE=&h=517&w=800&sz=46&hl=pt-br&start=0&zoom=1&tbnid=eqFdyIbGqmIKzM:&tbnh=137&tbnw=212&prev=/images%3Fq%3Dbandeira%2Bdo%2Bimp%25C3%25A9rio%2Bdo%2Bbrasi8l%26um%3D1%26hl%3Dpt-br%26biw%3D1419%26bih%3D679%26tbas%3D0%26tbs%3Disch:1,isz:m0%2C102&um=1&itbs=1&iact=hc&vpx=133&vpy=378&dur=16&hovh=180&hovw=279&tx=174&ty=74&ei=Le7rTJjIM8SBlAfu1oSLAg&oei=Le7rTJjIM8SBlAfu1oSLAg&esq=1&page=1&ndsp=16&ved=1t:429,r:11,s:0&biw=1419&bih=679 

Imagem 4 – Supermercado nos Estados Unidos,no início do século XX. Segundo a crítica liberal, a melhor ordem social seria regida pela lógica do livre comércio. Fonte da imagem: CD-ROM Sobre a Corrupção. Belo Horizonte: UFMG/FORDFAOUDATION, 2010.   

Imagem 5: - Fila de atendimento assistencial promovido pelo governo dos EUA, após a crise de 1929. Fonte da imagem: CD-ROM Sobre a Corrupção. Belo Horizonte: UFMG/FORDFAOUDATION, 2010.   

Imagem 6: O crescimento da atuação do Estado implicaria no aumento expressivo dos gastos públicos. Fonte da imagem: CD-ROM Sobre a Corrupção. Belo Horizonte: UFMG/FORDFAOUDATION, 2010.   

Imagem 7: O advento de um Estado Liberal, de ações mínimas, provocou o crescimento das ONGs. Estas, porém, são profundamente dependentes do capital Estatal, revelando insuficiência no sistema. Fonte da imagem: CD-ROM Sobre a Corrupção. Belo Horizonte: UFMG/FORDFAOUDATION, 2010.   

Imagem 8: Quanto maior a presença do Estado intervindo em vários setores da vida social, maior é a carga tributária. A redução dos impostos é uma reivindicação fundamental ao Estado Liberal. Link da imagem http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.primeirahora.com.br/fotos-noticias/combustivel%252025.jpg&imgrefurl=http://www.primeirahora.com.br/site/index.php%3Fpg%3Dnoticia%26intNotID%3D32018&usg=__MRYvQis2waUA2rEthEDwAo64keM=&h=337&w=450&sz=35&hl=pt-br&start=0&zoom=1&tbnid=DLwbzd5If6K3mM:&tbnh=166&tbnw=253&prev=/images%3Fq%3Dchega%2Bde%2Bimposto%2Bjornal%2BPrimeira%2BHora.%26hl%3Dpt-br%26biw%3D1436%26bih%3D651%26gbv%3D2%26tbs%3Disch:1&itbs=1&iact=hc&vpx=903&vpy=103&dur=313&hovh=194&hovw=260&tx=143&ty=92&ei=UfDrTNfPK8P6lwfjkZiOAg&oei=UfDrTNfPK8P6lwfjkZiOAg&esq=1&page=1&ndsp=18&ved=1t:429,r:4,s:0 

Imagem 8: A organização da sociedade segundo o critério liberal foi incapaz de erradicar males sociais como a miséria e a mortalidade infantil. Fonte da imagem: CD-ROM Sobre a Corrupção. Belo Horizonte: UFMG/FORDFAOUDATION, 2010.   

Imagem 9: A medida liberal de redução dos impostos foi crucial no combate que do Estado brasileiro contra a crise internacional em 2008-2009. Fonte da imagem: http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.encontracarros.com/upload/mundo_carro/concessionaria-reducao-ipi.jpg&imgrefurl=http://www.encontracarros.com/reducao-do-ipi-e-prorrodada-novamente-o-imposto-voltara-ao-normal-aos-poucos-a-partir-de-outubro/&usg=__sVS0QIfGCPOkgPvkGm4yn9WULCM=&h=340&w=450&sz=22&hl=pt-br&start=0&zoom=1&tbnid=WyHYqpLXH84PkM:&tbnh=170&tbnw=228&prev=/images%3Fq%3Dredu%25C3%25A7%25C3%25A3o%2Bdo%2Bipi%26hl%3Dpt-br%26biw%3D1436%26bih%3D651%26gbv%3D2%26tbs%3Disch:1&itbs=1&iact=hc&vpx=334&vpy=94&dur=16&hovh=195&hovw=258&tx=144&ty=116&ei=svDrTKT6MsP7lwek7sGLAg&oei=svDrTKT6MsP7lwek7sGLAg&esq=1&page=1&ndsp=18&ved=1t:429,r:1,s:0 

Imagem 10: A crise econômica desencadeada nos Estados Unidos e sofrida por todo o planeta pôs em xeque a legitimidade de um Estado Liberal. Fonte da imagem:  CD-ROM Sobre a Corrupção. Belo Horizonte: UFMG/FORDFAOUDATION, 2010.   

Conclusão: A partir do debate, os alunos deverão construir uma visão crítica acerca das diversas formas de atuação do Estado na sociedade contemporânea. Deverão manusear com propriedade noções como liberalismo, intervencionismo, máquina pública e carga tributária, assim como as maneiras como foram utilizadas no decorrer da história moderna. 

Recursos Complementares
Avaliação

O professor deve avaliar a participação dos alunos no debate. Deverá propor, ainda, como avaliação da atividade, um relatório que poderá ser feito individualmente ou em grupo, no qual os alunos dissertem sobre as características históricas do Estado liberal.

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