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Living Abroad – você já pensou em morar no exterior?

 

19/11/2010

Autor e Coautor(es)
JULIANA MARIA CRISTIANO GENSE
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SAO PAULO - SP Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Andréa Marques Leão Doescher e Erwin Doescher

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção escrita
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão oral
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Estrangeira Compreensão escrita
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Estrangeira Compreensão auditiva e leitura
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência pluricultural: língua como meio de acesso às manifestações culturais
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Estrangeira Escrita e produção oral
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão leitora
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção oral
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Duração das atividades
Aproximadamente 04 (quatro) horas-aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- adjetivos e advérbios em Inglês.   

- estratégias de leitura em Língua Inglesa.

Estratégias e recursos da aula

MOTIVAÇÃO   

Para dar início às discussões destas aulas, que têm com temática os desafios de se viver em um país estrangeiro e a necessidade de adaptar-se culturalmente a ele, o professor dividirá os alunos em grupos de quatro integrantes. Cada grupo deverá localizar informações sobre dois países que lhes chamam a atenção, considerando, por exemplo, estilo de vida e idioma, por exemplo. Tais informações deverão ser localizadas em um mapa do mundo interativo (Fig. 1), conforme postado abaixo.   

RECURSO -  Mapa do Mundo Interativo

http://www.ibge.gov.br/paisesat/  

Figura 1 – Imagem do Recurso

Os alunos deverão selecionar o idioma desejado para acessar as informações disponíveis no mapa. Uma nova janela abrirá com o mapa, e os alunos poderão clicar sobre os países para, num primeiro momento, ver dados gerais sobre os mesmos, tais como nome oficial, extensão territorial e moeda. Em seguida, poderão escolher entre as opções que aparecem no topo da tela (síntese, população, indicadores sociais, economia, redes, meio ambiente e objetivos do milênio) para visualizar mais informações sobre o país escolhido o que inclui até mesmo fotos.   

OBSERVAÇÃO: sugerimos que o professor acesse e explore tal mapa, previamente a aula. Caso necessite mais detalhes, poderá acessar a área “ajuda” do recurso, clicando no ponto de interrogação no lado superior direito da tela (do recurso).   

Durante o processo de exploração das informações sobre os países, o professor deverá circular entre os grupos, supervisionando, estimulando e orientando os trabalhos.   

Para finalizar este momento, o professor requisitará que cada grupo apresente as informações que obtiveram sobre os países escolhidos mencionando as razões que os levam a considerá-los atrativos e interessantes.

ATIVIDADE 1   

Como continuidade às atividades de motivação, os alunos, ainda em grupos, deverão debater as seguintes questões, preferencialmente em Inglês:   

Have you ever been abroad? (Você já esteve no exterior?)   

Would you like to live and work (or study) abroad? Why/why not? (Você gostaria de viver e trabalhar (ou estudar) no exterior? Por quê? Por quê não?   

Do you know anyone who lives in another country? (Você conhece alguém que vive em outro país?)   

Why do people decide to live abroad? (Por quê as pessoas decidem viver no exterior?)   

Where would you go if you decided to move to another country? Why? (Onde você iria se decidisse mudar-se para outro país? Por quê?   

OBSERVAÇÃO: Tais questões poderão ser projetadas na forma de transparência ou slide para que sejam visualizadas por todos os grupos ou impressas na forma de folha atividade (uma para cada grupo).   

Neste momento, o professor deverá encorajar os alunos a compartilharem suas ideias e experiências nos grupos.  

ATIVIDADE 2   

Com o objetivo de levar os alunos a aprofundarem as discussões realizadas, o professor requisitará que reflitam sobre os fatores que influenciariam na escolha de um outro país para viver. Para tanto, deverá propor a seguinte situação:   

You are thinking about moving to a new country. What are the most important factors to take into consideration? Put these in order of importance. (Você está pensando em se mudar para um novo país. Quais são os principais fatores que devem ser levados em consideração? Coloque-os em ordem de importância.)   

• Cinemas/theatres/concert halls (Cinemas/teatros/casas de shows)

• Good flats/houses (Bons apartamentos/casas) • Good transport systems (Bom sistema de transporte)

• Good schools/hospitals/universities (Boas (bons) escolas/hospitais/universidades)

• Presence of family/friends (Presença da família/amigos)

• Safe streets (Ruas seguras)

• Parks/green areas (Parques/áreas verdes)

• Free press and media (Imprensa e mídia livres)

• Democratic system/equality (Sistema democrático/igualdade)

• Language (Língua)

• Culture (Cultura)

• Other (Outros)   

OBSERVAÇÃO: A situação poderá ser projetada na forma de transparência ou slide para que seja visualizada por todos os grupos ou impressa na forma de folha atividade (uma para cada grupo).   

O professor deverá circular entre os grupos supervisionando e orientando as atividades. Para fomentar as discussões, os alunos poderão consultar os seguintes sites:   

RECURSO - Sites Sugeridos para Consulta  

http://matadornetwork.com/bnt/2007/03/09/the-pros-and-cons-of-working-abroad/    

http://www.ehow.com/about_5420825_pros-cons-living-abroad.html    

http://www.livestrong.com/article/67959-pros-cons-abroad/    

http://cnx.org/content/m15067/latest/    

http://www.worldweave.com/procon.htm    

Figura 2 – Imagem do Recurso

Para concluir este momento, os grupos trocarão opiniões (preferencialmente em Inglês) em um debate em aula aberta mediado pelo professor.   

ATIVIDADE 3   

Dando sequência às atividades destas aulas, os alunos, novamente em grupos, deverão criar mapas conceituais que representem suas ideias sobre viver no exterior, utilizando o recurso postado abaixo.   

Mapas Conceituais são representações gráficas semelhantes a diagramas, que indicam relações entre conceitos ligados por palavras, utilizados para auxiliar a ordenação e a sequenciação hierarquizada dos conteúdos de ensino, de forma a oferecer estímulos adequados ao aluno. (adaptado de: http://penta2.ufrgs.br/edutools/mapasconceituais/defmapasconceituais.html Acesso em: 13 de outubro de 2010). Portanto, os alunos, deverão estabelecer conexões entre palavras a partir da expressão inicial “living abroad (viver no exterior)”.   

RECURSO -  Mapas Conceituais   

http://www.mindomo.com/index.htm    

Figura 3 – Imagem do Recurso   

OBSERVAÇÃO: Para usar o recurso é necessário criar uma conta de usuário do mesmo, gratuitamente. Sugerimos que o professor o explore, antes de utilizar com os seus alunos.   

Por exemplo, um mapa conceitual sobre o tema poderia ficar assim (Fig. 4):   

Figura 4 – Imagem do Recurso   

Durante a realização da atividade o professor deverá circular entre os grupos supervisionando e orientando as atividades.

ATIVIDADE 4   

Nesta atividade os alunos deverão analisar as palavras que usaram no mapa conceitual classificando-as como adjetivos ou advérbios. Para tanto, poderão consultar os sites postados abaixo:   

RECURSO -  Sites Para Consulta   

http://www.ego4u.com/en/cram-up/grammar/adjectives-adverbs    

http://www.grammarbook.com/grammar/adjAdv.asp    

http://www.solinguainglesa.com.br/conteudo/adverbio3.php    

http://esl.about.com/od/grammarintermediate/a/a_adjoradv.htm (Fig. 5)    

http://grammar.ccc.commnet.edu/grammar/adjectives.htm    

http://grammar.ccc.commnet.edu/grammar/adverbs.htm        

Figura 5 – Imagem do Recurso   

Em continuidade, o professor dividirá a lousa em duas partes. Em um lado da lousa os alunos deverão escrever os adjetivos; do outro, deverão escrever os advérbios.   

Finalizado este processo, a turma toda, em aula aberta, analisará se realmente as palavras sugeridas tratam-se de adjetivos e advérbios. O professor proporá o debate em aula aberta sobre o texto, com base nas seguintes questões:   

What is an adjective? (O que é um adjetivo?) - Adjectives are words that describe or modify one person or thing in the sentence. (Adjetivos são palavras que descrevem ou modificam uma pessoa ou coisa em uma frase).   

Why is (word) an adjective? Give examples of the use of the word! (Por que (palavra) é um adjetivo? Dê exemplos do uso da palavra!) – Open answer. (Resposta livre.)   

What is an adverb? (O que é um advérbio?) - Adverbs are words that modify a verb, an adjective or  another adverb. (Advérbios são palavras que modificam um verbo, um adjetivo ou outro advérbio.)   

Why is (word) an adverb? Give examples! (Por que (palavra) é um advérbio? Dê exemplos do uso da palavra!) - Open answer. (Resposta livre.)   

O professor deverá intervir somente quando necessário, organizando e supervisionando as discussões com o objetivo de auxiliar os alunos a concluírem sobre o que sejam adjetivos e advérbios.

ATIVIDADE 5   

Nesta etapa, o professor requisitará que os grupos escrevam um texto com o tema “Living Abroad – pros and cons (Vivendo no exterior – prós e contras) em Inglês. Tal texto deverá conter, em média, 100 palavras e, pelo menos, dois adjetivos e dois advérbios.   

Durante o processo de escrita do texto, o professor deverá passar pelos grupos, orientando e supervisionando os trabalhos. Os alunos deverão utilizar editores de texto tais como o “BrOffice Writer” (disponível no pacote de programas do BrOffice) (Fig. 6) uma vez que ele permite um processo de escrita e reescrita com registro e maior organização.   

RECURSO – BrOffice Writer

http://www.broffice.org/ 

Figura 6 – Imagem do Recurso

Fonte: http://www.jurisway.org.br/UPLOADS/upl_img/IGORSANTANA0057.jpg Acesso em: 06 de outubro de 2010.   

ATIVIDADE 6

Para finalizar as atividades destas aulas, os textos produzidos pelos alunos serão publicados em um jornal ou blog da escola. O objetivo da criação do blog ou do jornal é incentivar a interação dos alunos com pessoas fora do contexto da escola para que possam ampliar sua perspectiva acerca do tema a partir do contraste de opiniões. Especificamente, a criação do blog, favorecerá, também, a familiarização com as Novas Tecnologias. 

Informações sobre como criar um blog (Fig. 7) podem ser acessadas em:

RECURSO

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/links_interacao.html?categoria=198    

Figura 7 – Imagem do Recurso   

Ao final destas aulas, todos os alunos terão a oportunidade de ler e comentar os textos criados pelos colegas, podendo tirar suas conclusões finais a respeito dos desafios de se viver em um país estrangeiro e sobre a necessidade de adaptar-se culturalmente. 

SUGESTÕES   

1.      Em colaboração com o professor de Geografia ou Ciências, aprofundar as pesquisas sobre as características de diferentes países.

2.      Em colaboração com o professor de Língua Portuguesa, debater sobre as diferenças e semelhanças (fonéticas, gramaticais) entre o Inglês e Português.

Recursos Complementares

Dicionário português-inglês  

RECURSO -  Dictionary. com  

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/link.html?pagina=1&tamanhoPagina=25&categoria=3&outrosPaises=false     

Avaliação

O professor deverá supervisionar os alunos durante todas as atividades, avaliando a capacidade de trabalho em grupos, bem com a compreensão e uso adequado dos adjetivos e advérbios na leitura e produção de textos.

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