Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


AS CRIANÇAS COM ALTAS HABILIDADES

 

01/12/2010

Autor e Coautor(es)
LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

LUCIANNA RIBEIRO DE LIMA; GLÁUCIA COSTA ABDALA DINIZ; FÁTIMA REZENDE NAVES DIAS

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Solidariedade
Ensino Fundamental Inicial Ética Justiça
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

1) Compreender o conceito de altas habilidades.

2) Identificar as principais características de crianças com altas habilidades.

3) Conhecer histórias de vida de crianças com altas habilidades, bem como os principais desafios enfrentados por elas na escola e na vida.

4) Adotar posturas solidárias e de respeito com as crianças com altas habilidades

Duração das atividades
Três ou mais aulas de uma hora
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não são necessários conhecimentos prévios

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1:

1º Momento: Professor/a, inicie a aula convidando os/as alunos/as a refletirem sobre algumas questões:

1) Você já conviveu com alguma criança que demonstrava ser muito mais esperta e inteligente do que as demais?

2) Você se lembra de algum/a colega da sala que parecia saber muito sobre algumas coisas e bastante distraído em relação a outras?

3) Você já conheceu alguma criança que lhe surpreendeu por demonstrar bastante habilidade na música, nas artes plásticas, na dança, no teatro, ou no esporte?  

4) Para você, o que é uma criança superdotada? Há diferenças entre crianças superdotadas e crianças com altas habilidades? 

2º momento: Professor/a, após essa exploração inicial do tema, convide os/as alunos/as a assistirem aos seguintes vídeos:

1) Como lidar com crianças superdotadas, disponível em:

http://www.youtube.com/watch?v=MnNM9BtybYY  

2) Primeiro Jornal- Crianças superdotadas, disponível em:

http://www.youtube.com/watch?v=T1ETeo6QShs&feature=related 

3) Alunos superdotados, disponível em:

http://www.youtube.com/watch?v=RnWsGVA0WHY&feature=related  

3º Momento: Pergunte aos/as alunos/as: Vocês viram nos vídeos que algumas crianças com altas habilidades ou superdotadas são excluídas e discriminadas. Como vocês acham que elas se sentem? Na sua percepção como elas deveriam ser tratadas?

4º Momento: Divida a turma em duplas para que produzam um texto a partir da seguinte questão:

Como a família, a escola, os alunos e professores devem lidar com os/as alunos/as com altas habilidades?

Atividade 2:

Professor/a, nessa atividade será realizado um jogo previamente confeccionado de acordo com as seguintes orientações:

Encape uma caixa de sapato ou de papelão com papel fantasia e, no local da tampa, coloque não tecido com um espaço que caiba a mão dos/das alunos/as. Recorte fichas de cartolina em tamanhos iguais com medida 8x8cm. Essas fichas deverão conter perguntas desafiadoras aos/as alunos/as que testem os conhecimentos gerais dos/das mesmos/as. Sugere-se perguntas de nível de conhecimento superior ao que os/as alunos/as estejam. Pode-se elaborar questões de diferentes áreas de conhecimento como geografia, matemática, história, língua portuguesa, artes, língua estrangeira, dentre outras. Para isso, professor/a, você poderá solicitar auxílio de seus/as colegas professores/as, caso julgue necessário.  Além de perguntas, as fichas poderão conter ainda solicitações de ações que deverão ser realizadas pelos/as participantes como por exemplo: a) execute uma canção na flauta; b) recite uma poesia de Manoel Bandeira; c) monte uma maquete com os materiais disponíveis; dentre outras.

1º momento: Convide os/as alunos/as para participarem do "JOGO DO DESAFIO":

Como jogar: A caixa deverá ser passada de mão em mão sendo que, ao sinal do/a professor/a, ela será aberta pelo/a aluno/a que estiver segurando-a no momento. O/a aluno/a deverá colocar a mão dentro da caixa e retirar uma ficha que deverá ser lida e a ação executada ou a questão respondida. 

2º Momento: Após uma rodada completa, explorar com os/as alunos/as: Como foi participar desse jogo? Foi difícil? Como vocês acham que uma criança com altas habilidades se sairia nesse jogo? Pelo que estudamos até agora, a criança com altas habilidades conseguiria responder com facilidade a todas as perguntas da caixa?

3º Momento: Convide os/as alunos/as para se sentarem no chão para ouvirem a história de Mozart:

4º Momento: Explore o livro com os/as alunos/as: Vocês já conheciam Mozart? Na sua percepção Mozart tinha altas habilidades? Justifique sua resposta.

Professor/a, os livros da coleção Crianças Famosas contam episódios da infância dos maiores músicos, pintores e escritores da história revelando de forma lúdica como era a vida dessas crianças com altas habilidades.

Atividade 3:

"Desembaralhando palavras"

Professor/a, para a realização da atividade seguinte é necessário preparar o material com antecedência. Sugere-se que você digite as frases em letra maiúscula, recorte as palavras em tiras e as entregue aos grupos em um envelope. Além disso, é interessante fornecer dicionários aos/as alunos/as para que pesquisem o significado de possíveis palavras desconhecidas. 

1º momento: Divida o grupo em trios para participarem da atividade. 

2º Momento: Entregue a cada trio um envelope contendo as palavras embaralhadas para que os/as alunos/as construam as respectivas frases.

FRASES PROPOSTAS

1) Muitos aprendem a ler mais cedo que as demais crianças de sua idade, apresentando uma melhor compreensão da linguagem.

2) São capazes de identificar e de interpretar dicas não verbais.

3) Podem manter períodos de concentração e de atenção mais longos.

4) Geralmente têm muita energia sendo considerados pelos outros como "hiperativo".

5) Eles podem preferir a companhia de crianças mais velhas e de adultos, ao invés da companhia de colegas da mesma idade.

6) São motivados a aprender, descobrir e explorar, sendo frequentemente muito persistentes.

7) Geralmente conseguem ler com bastante independência, mostrando preferência por livros e revistas escritos para crianças mais velhas.

8) São capazes de usar muitas alternativas e abordagens diferentes para a solução de um problema.

9) São muito curiosos e frequentemente gostam de fantasiar e imaginar.

10) Têm sensibilidade para obras de arte.

11) Geralmente discordam verbalmente das outras pessoas, inclusive dos professores.

12) Têm tendência a dominar os colegas e as pessoas, de maneira geral.

13) É autocrítico e muito crítico com os outros mostrando impaciência com falhas.

14) Geralmente apresenta impaciência em ter que esperar que os demais alunos do grupo terminem suas atividades.

15) Geralmente se recusa a fazer tarefas que não representam um desafio.

16) Apresenta hipersensibilidade emocional, fica com raiva ou chora quando as coisas não saem como desejam.

Frases extraídas do material:    Projeto Escola Viva - Garantindo o acesso e permanência de todos os alunos na escola - Alunos com necessidades educacionais especiais, Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial,C327 2002, Série 2, disponível em: 

http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me000452.pdf

3º Momento:   Reflita com os/as alunos/as sobre as frases construídas. Pergunte aos/as alunos/as: Na sua percepção, a quem pertencem tais características? Vocês observam tais características em vocês? Quais dessas características são mais comuns em sala de aula?

Após essa exploração inicial, esclarecer aos/as alunos/as que tais características são muito frequentes em crianças com altas habilidades e superdotação. Por apresentarem tais características, essas crianças necessitam de planejamentos pedagógicos diferenciados para que seu potencial criativo seja explorado e valorizado. Além disso, é importante reforçar com os/as alunos/as que crianças com altas habilidades, assim como todas as crianças, precisam ser respeitadas na sua individualidade e especificidade.

4º Momento: Solicite aos trios que elaborem uma atividade interessante e desafiadora para crianças com altas habilidades. Em seguida, faça a troca das atividades elaboradas entre os grupos, de modo que possam realizá-las. Por fim, promova uma discussão final acerca das facilidades, dificuldades ou possíveis falhas identificadas nas propostas dos grupos e solicite a cada aluno/a que registre, no próprio caderno, um breve texto, relatando o que sentiu ao criar e ao realizar uma atividade considerando as características das crianças com altas habilidades.

Recursos Complementares

Como atender alunos com altas habilidades, disponível em:

http://revistaescola.abril.com.br/inclusao/educacao-especial/altas-habilidades-489225.shtml    

Projeto Escola Viva. Garantindo o acesso e a permanência de todos os alunos na escola, disponível em:

http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me000452.pdf

Perfil biopsicossocial de uma criança com altas habilidades, disponível em:

http://www.efdeportes.com/efd82/psoc.htm    

A construção de práticas educacionais para alunos com altas habilidades/superdotação, disponível em:

http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/altashab2.pdf 

  

Avaliação

Professor/a avalie o envolvimento e a participação dos/as alunos/as nas discussões e produções durante a aula. Procure perceber se os/as alunos/as conseguiram compreender o conceito de altas habilidades, bem como identificar as principais características de crianças com altas habilidades. Solicite a eles/as que respondam a seguinte questão: o que devo fazer ao me deparar com um/a colega que apresenta altas habilidades?

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.