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Frei Caneca e a crítica ao Primeiro Império Brasileiro

 

22/11/2010

Autor e Coautor(es)
joão ricardo ferreira pires
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BELO HORIZONTE - MG Universidade do Estado de Minas Gerais

Thiago Lenine Tito Tolentino; Lígia Beatriz Paula Germano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio História Sujeito histórico
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Relações de poder e conflitos sociais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Os alunos irão aprender sobre a atuação de Frei Caneca no processo posterior à Independência Brasileira. O objetivo da aula é fazer com que os alunos percebam as possibilidades políticas que existiam no momento da emancipação política brasileira, revelando as diferentes ideias que circulavam no País.

Duração das atividades
Cinco aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

História do Brasil entre 1808-1824. Vinda da Corte real portuguesa para o Brasil. História das ideias políticas no Brasil nos anos 1808-1830. Revolução de 1817, em Pernambuco. História da Confederação do Equador.

Estratégias e recursos da aula

INTRODUÇÃO O estudo das ações de Frei Caneca e, consequentemente, da Revolução de 1817 e, principalmente, da Confederação de 1824, é importante para a formação de uma perspectiva historiográfica crítica nos alunos. De fato, ao retomar experiências que procuraram questionar a implantação do Império brasileiro, tal qual realizada pelo Imperador D Pedro I, os alunos terão oportunidade de refletir sobre os ideais que sonhavam com outro futuro para o Brasil independente. Trata-se, portanto, de desenvolver com os alunos um esforço de interpretação das identidades brasileiras, procurando retomar perspectivas que destoam das orientações que simplificam a visão da história nacional. Ao questionar os alunos sobre os possíveis do passado, a aula proposta seria capaz de mostrar aos discentes que eles são capazes de construir a história, que eles podem ser sujeitos ativos na configuração da memória histórica ao re-significar temas de maneira autônoma e criativa.

DESENVOLVIMENTO A atividade proposta será divida em três etapas: pesquisa do tema, roteirização do tema para uma peça de teatro e encenação da peça pelos próprios alunos.

Para a roteirização do tema, sugere-se que os alunos foquem o julgamento de Frei Caneca pelo Tribunal Militar convocado por D. Pedro I. A peça deve suscitar o debate entre as ordenações da realeza e as ideias defendidas por Frei Caneca. Os alunos devem, então, se dividir em grupos para que cada grupo se encarregue de uma atividade. As atividades são: montagem de cenário, pesquisa de figurino e definição dos personagens: Frei Caneca, junta militar, D. Pedro I, soldados, padres, espectadores. Os personagens devem ser interpretados pelo maior número de alunos possível. Não é necessário, e nem recomendável, que cada personagem fique apenas com um aluno.

Primeira aula: Apresentação do tema pelo professor. Indicação dos materiais para a pesquisa de conteúdo e início da mesma. Indicar dever de casa referente aos conteúdos apontados (pode-se sugerir a leitura de capítulos dos livros citados. De preferência, indique textos diferentes para grupos de alunos, a fim de que eles possam, a partir da leitura diversificada, construírem o conteúdo a partir do debate.)

Segunda aula: Continuar as atividades de pesquisa de conteúdo iniciadas na primeira aula. Expor aos alunos a idéia de roteirizar o tema, dividir a turma em grupos de acordo com as atividades sugeridas no roteiro (atores, cenógrafos, sonoplastia etc.). Não há necessidade de fixar um tempo exato de duração da peça, mas é importante que ela tenha, no mínimo, cerca de 20-30 minutos. Indicar dever de casa no qual cada grupo se encontre e desenvolva idéias por escrito para a montagem do roteiro.

Terceira aula: Reunir os grupos montados na segunda aula e definir a montagem da peça, solucionando os problemas que surgirem, dividindo as funções e finalizando o roteiro. Indicar como dever de casa o estudo do roteiro por cada grupo, assim como, a obtenção de materiais necessários (e possíveis de acordo com a realidade de cada aluno) para a montagem.

Quarta aula: Realizar ensaio coletivo (toda a turma) para a montagem da peça. É importante que o professor, neste momento, se abstenha ao máximo para que os alunos possam, segundo organização própria, finalizar a encenação da peça. Indicar como dever de casa que cada grupo finalize suas atividades.

Quinta aula: Separar um primeiro momento para que os alunos montem a encenação. A encenação da peça deverá ser feita na sala de aula com os alunos e o professor. A partir do resultado, os alunos e professor podem se propor a apresentar a peça para outras salas e membros da comunidade escolar. No caso de professores que lecionem em uma mesma escola para turmas diferentes, mas da mesma série/ciclo, sugere-se que as turmas possam assistir umas às outras.

A pesquisa do tema será feita a partir dos materiais disponibilizados abaixo e todos os alunos deverão participar da pesquisa e do estudo do tema.

http://books.google.com.br/books?id=JAiElJgNoIAC&printsec=frontcover&dq=entre+marilia&hl=en&ei=XhuuTJmTEMH38AaUw9TEBA&sa=X&oi=book_result&ct=result&resnum=1&ved=0CCQQ6AEwAA#v=onepage&q&f=false   

http://books.google.com.br/books?id=gBlHQKkQosEC&printsec=frontcover&dq=frei+caneca&hl=en&ei=fBuuTOSKMsO88gbr1vTXBQ&sa=X&oi=book_result&ct=result&resnum=2&ved=0CDEQ6AEwAQ#v=onepage&q&f=false 

http://books.google.com.br/books?id=dw-lsaiYfjUC&pg=PA11&dq=frei+caneca&hl=en&ei=vhuuTMigGIP-8AaqkvHIBA&sa=X&oi=book_result&ct=book-thumbnail&resnum=7&ved=0CEsQ6wEwBjgK#v=onepage&q&f=false 

Os materiais abaixo auxiliam o trabalho dos grupos:

Vídeo sobre Frei Caneca: http://www.youtube.com/watch?v=03xM8WEt4LM 

Vídeo sobre a Revolução Pernambucana de 1817 http://www.youtube.com/watch?v=C49aeCZm6HQ&feature=related 

Vídeo sobre Confederação do Equador: http://www.youtube.com/watch?v=QfdNk-_dWoE 

CONCLUSÃO A encenação da peça será a atividade final dos alunos. É preciso que todos participem, seja como autores, seja na produção (cenário, figurino, redação, roteirização, som, etc.). A encenação de uma peça teatral por parte dos alunos, além de constituir uma atividade lúdica, que associa diversão e conhecimento, é fundamental para o desenvolvimento da valorização do trabalho em grupo, destacando a importância do apoio mútuo. Além do mais, a ideia de fazer com que os alunos se aproximem da experiência dramática, representando personagens, vai ao encontro da perspectiva historiográfica que sempre busca “se colocar” no lugar dos atores históricos, a fim de melhor compreender os processos do passado.

Recursos Complementares

Vídeo de alunos sobre Revolução Pernambucana de 1817 http://www.youtube.com/watch?v=iJPJqsJsfGw&feature=fvw 

Avaliação

Os alunos devem ser avaliados de acordo com a sua participação nas atividades. A elaboração dos textos também deve ser avaliada segundo a adequação com a pesquisa bibliográfica proposta.

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