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As Provas da Ginástica Artística: A Barra Fixa

 

18/11/2010

Autor e Coautor(es)
Adriano de Paiva Reis
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JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: atividades rítmicas e expressivas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer as exigências técnicas da barra fixa na ginástica artística masculina.
  • Relacionar aspectos físicos relacionados aos movimentos corporais envolvidos (movimento circular uniforme e forças centrípetas e centrífugas).
  • Construir, com materiais alternativos, formas adaptadas da barra fixa.
Duração das atividades
4 aulas (200 minutos)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há conhecimentos prévios a serem trabalhados prar esta aula.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1: o professor irá reunir os alunos em uma sala com acesso à Internet e solicitar que os alunos façam uma pesquisa multimídia (textos, fotos, vídeos) sobre a prova da ginástica artística “barra fixa”. A pesquisa deverá abordar:   

  • Movimentos característicos;
  • Campeões mundiais e olímpicos;
  • Participação por gênero.

Estes dados serão armazenados pelos alunos no computador e serão utilizados no processo de avaliação.  

Sites de apoio:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Barra_fixa 

http://www.ginasticas.com.br/ginasticas/gin_artistica_aparelhos_barrafixa.html 

http://www.google.com.br/search?q=barra%20fixa%20ginastica%20artistica&oe=utf-8&rls=org.mozilla:pt-BR:official&client=firefox-a&um=1&ie=UTF-8&tbo=u&tbs=vid:1&source=og&sa=N&hl=pt-br&tab=wv

Acessos dia 15 de outubro de 2010. 

Atividade 2: Construindo a barra fixa:

Ao término da pesquisa o professor irá propor que os alunos pensem em formas alternativas para se criar o aparelho para a prática da barra fixa. Segue abaixo algumas sugestões:       

"Uma barra fixa adaptada pode ser construída com duas barras de madeira, de aproximadamente 20cm x 15cm x 200cm, que serão utilizadas como barras de sustentação, sendo chumbadas no solo a uma distância de 2m uma da outra. Estas barras devem ser previamente preparadas, fazendo-se furos de 2 a 3cm de diâmetro, e mais ou menos 20cm de intervalo entre um furo e outro. Nestes furos será encaixado um tudo de aço, para servir de barra fixa para trabalho em suspensão alongada.

       

Extraido de  http://www.4shared.com/account/document/A_CsjRsS/APOSTILA_GINSTICA_ARTSTICA_OLM.html,  

Acesso dia 15 de outubro de 2010

Pode ser usado, também, o travessão do gol da quadra poliesportiva, desde que o professor avalie se este terá capacidade de suportar o peso dos alunos sem que haja qualquer risco.   

Atividade 3: Vivenciando os movimentos da barra fixa:

O professor, após a construção do material alternativo, irá organizar com os alunos algumas vivências de movimentação na barra fixa, respeitando as exigências do aparelho, que são: ·                    

  • Giros gigantes em suspensão com ou sem piruetas;
  • Elementos com fase de vôo (largadas e retomadas);
  • Elementos próximos à barra;
  • Elementos com empunhadura cubital em suspensões em posição dorsal;
  • Saídas.

Adaptado de http://www.4shared.com/account/document/A_CsjRsS/APOSTILA_GINSTICA_ARTSTICA_OLM.html. Acesso dia 15 de outubro de 2010.

Assim, sugerimos:

  • Ficar pendurado na barra, levantar o corpo e voltar ao solo;
  • Pendurar-se na trave e balançar;
  • Pendurar-se na trave, balançar e sair executando um salto;
  • Tentar fazer parada de mão na parte superior da barra.   

Dicas: o professor deverá orientar os alunos acerca da segurança e proteção na prática, colocando colchões no entorno e solicitando que os alunos que porventura não se sintam à vontade de realizar a prática, ajudem na segurança e proteção. Deixe que os alunos criem formas variadas dos movimentos que estão sendo ensinados. O professor também deverá filmar as vivências que serão utilizados na próxima atividade.  

Atividade 4: um pouco de física na ginástica artística:

O professor exibirá para os alunos, o vídeo produzido a partir dos encaminhamentos indicados na atividade 3. Ao término da exibição, o professor questionará aos alunos quais foram os tipos de forças e os fenômenos da mecânica que estão presentes. Assim, em conjunto com o professor de ciências da turma, será organizada uma pesquisa em livros e sites da Internet para responder esta pergunta.

Sites de apoio:  

http://www.ebah.com.br/movimento-circular-uniforme-doc-a30881.html 

http://www.scribd.com/doc/4126073/Fisica-ProfPateta-Mecanica-Movimento-Circular-e-Uniforme-MCU 

Acessos dia 15 de outubro de 2010. 

Recursos Complementares
Avaliação

O professor irá realizar um debate com os alunos acerca das discussões realizadas na aula. Utilizando os materiais pesquisados e as práticas, os alunos construirão um painel com as informações e fotos da vivência da aula.

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