18/11/2010
Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: atividades rítmicas e expressivas |
Não há conhecimentos prévios a serem trabalhados prar esta aula.
Atividade 1: o professor irá reunir os alunos em uma sala com acesso à Internet e solicitar que os alunos façam uma pesquisa multimídia (textos, fotos, vídeos) sobre a prova da ginástica artística “barra fixa”. A pesquisa deverá abordar:
Estes dados serão armazenados pelos alunos no computador e serão utilizados no processo de avaliação.
Sites de apoio:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Barra_fixa
http://www.ginasticas.com.br/ginasticas/gin_artistica_aparelhos_barrafixa.html
Acessos dia 15 de outubro de 2010.
Atividade 2: Construindo a barra fixa:
Ao término da pesquisa o professor irá propor que os alunos pensem em formas alternativas para se criar o aparelho para a prática da barra fixa. Segue abaixo algumas sugestões:
"Uma barra fixa adaptada pode ser construída com duas barras de madeira, de aproximadamente 20cm x 15cm x 200cm, que serão utilizadas como barras de sustentação, sendo chumbadas no solo a uma distância de 2m uma da outra. Estas barras devem ser previamente preparadas, fazendo-se furos de 2 a 3cm de diâmetro, e mais ou menos 20cm de intervalo entre um furo e outro. Nestes furos será encaixado um tudo de aço, para servir de barra fixa para trabalho em suspensão alongada.
Extraido de http://www.4shared.com/account/document/A_CsjRsS/APOSTILA_GINSTICA_ARTSTICA_OLM.html,
Acesso dia 15 de outubro de 2010
Pode ser usado, também, o travessão do gol da quadra poliesportiva, desde que o professor avalie se este terá capacidade de suportar o peso dos alunos sem que haja qualquer risco.
Atividade 3: Vivenciando os movimentos da barra fixa:
O professor, após a construção do material alternativo, irá organizar com os alunos algumas vivências de movimentação na barra fixa, respeitando as exigências do aparelho, que são: ·
Assim, sugerimos:
Dicas: o professor deverá orientar os alunos acerca da segurança e proteção na prática, colocando colchões no entorno e solicitando que os alunos que porventura não se sintam à vontade de realizar a prática, ajudem na segurança e proteção. Deixe que os alunos criem formas variadas dos movimentos que estão sendo ensinados. O professor também deverá filmar as vivências que serão utilizados na próxima atividade.
Atividade 4: um pouco de física na ginástica artística:
O professor exibirá para os alunos, o vídeo produzido a partir dos encaminhamentos indicados na atividade 3. Ao término da exibição, o professor questionará aos alunos quais foram os tipos de forças e os fenômenos da mecânica que estão presentes. Assim, em conjunto com o professor de ciências da turma, será organizada uma pesquisa em livros e sites da Internet para responder esta pergunta.
Sites de apoio:
http://www.ebah.com.br/movimento-circular-uniforme-doc-a30881.html
http://www.scribd.com/doc/4126073/Fisica-ProfPateta-Mecanica-Movimento-Circular-e-Uniforme-MCU
Acessos dia 15 de outubro de 2010.
http://www.ebah.com.br/caderno-tecnico-didatico-ginastica-olimpica-l173727.html
Acesso dia 15 de outubro de 2010.
O professor irá realizar um debate com os alunos acerca das discussões realizadas na aula. Utilizando os materiais pesquisados e as práticas, os alunos construirão um painel com as informações e fotos da vivência da aula.
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