27/10/2010
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Amanda Fonseca Soares Freitas
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Atividades rítmicas e expressivas |
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Educação Infantil | Movimento | Coordenação |
Educação Infantil | Movimento | Expressividade |
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Conhecimentos sobre o corpo |
- Aprender sobre a origem e a história do Sapateado bem como os locais onde esta dança é praticada popularmente.
- Aprender alguns passos básicos do sapateado de maneira lúdica.
- Aprender a construir instrumentos alternativos para possiblitar a prática do sapateado utilizando poucos recursos materiais.
- Aprender a construir uma coreografia para ser apresentada para a comunidade escolar.
Por se tratar de uma aula introdutória não serão necessários conhecimentos prévios ao tema da aula.
Figura 1 - Sapateado (acessado em 13/10/2010)
Atividade 1 – Que dança é essa?
Duração: 25 minutos
Material: computadores
Local: sala de informática
Para dar início à aula de Sapateado o(a) professor(a) poderá introduzir o tema através de vídeos que falem um pouco da história do sapateado, os países onde é praticado popularmente, bem como alguns passos básicos desta dança. Para isso, o(a) professor(a) terá a sua disposição alguns vídeos postados na internet.
Sugestão de vídeos:
Atividade 2 – Construindo um "sapatolata"
Duração: 25 minutos
Material: lata de alumínio, tesoura, caneta, furador e cadarço
Local: quadra ou pátio
Para dar início às atividades é necessário que as crianças tenham sapatos adequados para realizar uma aula de sapateado. No caso de não haver a possibilidade de se conseguir tal material para toda a turma o(a) professor(a) poderá construir presilhas (Figura 2) para simular o efeito causado pelo sapato de sapateado utilizando materiais alternativos. Para tanto será necessários seguir os seguintes passos:
Vale lembrar que o efeito dado pelas presilhas não será exatamente o mesmo de um sapato apropriado para o sapateado. No entanto, em se tratando de aula com caráter introdutório ao tema esse material poderá possibilitar uma vivência lúdica do sapateado.
Atividade 3 – Arriscando alguns passos
Duração: 25 minutos
Material: sapatos de sapateado
Local: quadra ou pátio
Dando seqüência às atividades o(a) professor(a) poderá trabalhar com alguns passos básicos do sapateado:
Esses passos podem ser feitos inicialmente em separado e depois agrupados em uma sequência de 2 a 3 passos.
Sugestões de agrupamentos:
- 1º passo seguido do 2º, um giro e meio, finalizando com 3º passo.
- 1º passo seguido do 4º, finalizando com 6º passo.
Todos os passos aqui propostos foram retirados do site http://www.offjazz.com/vid-tap.htm , em 14/10/2010.
Atividade 4 – Sapateando para o público
Duração: 25 minutos
Material: sapatos de sapateado e filmadora
Local: quadra ou pátio
Para finalizar a aula o(a) professor(a) poderá montar um coreografia com os passos trabalhados em aula e ensaiar esta seqüência para ser apresentada para o coletivo da escola. Sugere-se que o(a) professor(a) filme os ensaios e a apresentação para fins de avaliação posterior com as crianças.
Sugestões de coreografia:
- Seqüência A: passo 1 / 2 (um giro e meio)/ 3 / 4 / 5 / 6 / 2 (meio giro) / 3 / 4.
- Seqüência B: passo 3 / 6 / 2 (um giro e meio)/ 1 / 4 / 5 / 6 / 3.
Logo após a atividade 1 o(a) professor(a) poderá complementar as informações apresentadas nos vídeos através de uma breve fala sobre a história do sapateado bem como seu surgimento no Brasil. Para isso, o(a) professor(a) poderá embasar seus argumentos em textos e sites da internet que abordam o assunto.
Sugestão de sites:
O(a) professor(a) assistirá a filmagem da dança junto com as crianças e pedirá para que cada criança faça um desenho sobre a apresentação da turma. Em seguida, cada criança deverá mostrar o seu desenho e explicar para turma o que ela tentou representar ali. Ao final o(a) professor(a), juntamente com as crianças, colará os desenhos em um cartaz intitulado: “Sapateando”, que ficará exposto em um mural da escola.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
25/08/2012
Cinco estrelasÓTIMO! PERFEITO! AMEI! TUDO QUE EU PRECISAVA!!! Mas esse site (http://www.offjazz.com/vid-tap.html) não está abrindo... alguém pode ajudar???