Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Sapateado

 

27/10/2010

Autor e Coautor(es)
Luciano Silveira Coelho
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Amanda Fonseca Soares Freitas

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Atividades rítmicas e expressivas
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Educação Infantil Movimento Coordenação
Educação Infantil Movimento Expressividade
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Conhecimentos sobre o corpo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Aprender sobre a origem e a história do Sapateado bem como os locais onde esta dança é praticada popularmente.

- Aprender alguns passos básicos do sapateado de maneira lúdica.

- Aprender a construir instrumentos alternativos para possiblitar a prática do sapateado utilizando poucos recursos materiais.

- Aprender a construir uma coreografia para ser apresentada para a comunidade escolar.

Duração das atividades
Cada atividade terá duração de 25 minutos compreendendo um total de 100 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Por se tratar de uma aula introdutória não serão necessários conhecimentos prévios ao tema da aula.

Estratégias e recursos da aula

Figura 1 - Sapateado (acessado em 13/10/2010)

Atividade 1 – Que dança é essa?

Duração: 25 minutos

Material: computadores

Local: sala de informática             

Para dar início à aula de Sapateado o(a) professor(a) poderá introduzir o tema através de vídeos que falem um pouco da história do sapateado, os países onde é praticado popularmente, bem como alguns passos básicos desta dança. Para isso, o(a) professor(a) terá a sua disposição alguns vídeos postados na internet.   

Sugestão de vídeos:

Atividade 2 – Construindo um "sapatolata"

Duração: 25 minutos

Material: lata de alumínio, tesoura, caneta, furador e cadarço

Local: quadra ou pátio      

       

Para dar início às atividades é necessário que as crianças tenham sapatos adequados para realizar uma aula de sapateado. No caso de não haver a possibilidade de se conseguir tal material para toda a turma o(a) professor(a) poderá construir presilhas (Figura 2) para simular o efeito causado pelo sapato de sapateado utilizando materiais alternativos. Para tanto será necessários seguir os seguintes passos:

  • Pegue uma lata de alumínio e corte com uma tesoura (A) sua parte superior e inferior (B).
  • Faça um corte transversal na lata (C).
  • Abra a tira de alumínio e desenhe os moldes das presilhas dos calcanhares e das pontas dos sapatos (D).
  • Corte os moldes com uma tesoura (E).
  • Faça dois furos, utilizando um furador, na base das presilhas (F).
  • Coloque um cadarço, ou corda similiar em cada presilha (G).
  • Amarre as presilhas aos tênis ou sapatos (H).             

Vale lembrar que o efeito dado pelas presilhas não será exatamente o mesmo de um sapato apropriado para o sapateado. No entanto, em se tratando de aula com caráter introdutório ao tema esse material poderá possibilitar uma vivência lúdica do sapateado.   

Atividade 3 – Arriscando alguns passos

Duração: 25 minutos

Material: sapatos de sapateado

Local: quadra ou pátio             

Dando seqüência às atividades o(a) professor(a) poderá trabalhar com alguns passos básicos do sapateado:

  • 1º passo (caminhando): as crianças irão caminhar para frente realizando passos onde a ponta do sapato toca primeiro no solo seguido do calcanhar. 
  • 2º passo (girando): girando para trás em torno do próprio eixo, as crianças irão manter uma perna fixa fazendo o pivô enquanto a outra irá girar, tocando com os pés no solo com calcanhar seguido da ponta do pé. 
  • 3º passo (corridinha): realizando passos curtos, as crianças farão uma corridinha tocando com os pés no solo com a ponta do pé seguida do calcanhar. 
  • 4º passo (chute de ponta para trás): com pequenos saltitos de pernas alternados  as crianças realizarão chutes  no solo para trás com a ponta dos sapatos. 
  • 5º passo (chute para os lados): as crianças irão caminhar para frente realizando pequenos chutes para os lados tocando com a ponta dos pés seguido do calcanhar. 
  • 6º passo (cruzada de pernas): por fim as crianças farão uma cruzada de pernas ritimada tocando o solo apenas com a ponta dos pés.                

Esses passos podem ser feitos inicialmente em separado e depois agrupados em uma sequência de 2 a 3 passos.   

Sugestões de agrupamentos:

- 1º passo seguido do 2º, um giro e meio, finalizando com 3º passo.

- 1º passo seguido do 4º, finalizando com 6º passo.               

Todos os passos aqui propostos foram retirados do site http://www.offjazz.com/vid-tap.htm , em 14/10/2010.    

Atividade 4 – Sapateando para o público

Duração: 25 minutos

Material: sapatos de sapateado e filmadora

Local: quadra ou pátio             

Para finalizar a aula o(a) professor(a) poderá montar um coreografia com os passos trabalhados em aula e ensaiar esta seqüência para ser apresentada para o coletivo da escola. Sugere-se que o(a) professor(a) filme os ensaios e a apresentação para fins de avaliação posterior com as crianças.   

Sugestões de coreografia:

- Seqüência A: passo 1 / 2 (um giro e meio)/ 3 / 4 / 5 / 6 / 2 (meio giro) / 3 / 4.

- Seqüência B: passo 3 / 6 / 2 (um giro e meio)/ 1 / 4 / 5 / 6 / 3.

Recursos Complementares

Logo após a atividade 1 o(a) professor(a) poderá complementar as informações apresentadas nos vídeos através de uma breve fala sobre a história do sapateado bem como seu surgimento no Brasil. Para isso, o(a) professor(a) poderá embasar seus argumentos em textos e sites da internet que abordam o assunto.   

Sugestão de sites: 

Avaliação

O(a) professor(a) assistirá a filmagem da dança junto com as crianças e pedirá para que cada criança faça um desenho sobre a apresentação da turma. Em seguida, cada criança deverá mostrar o seu desenho e explicar para turma o que ela tentou representar ali. Ao final o(a) professor(a), juntamente com as crianças, colará os desenhos em um cartaz intitulado: “Sapateando”, que ficará exposto em um mural da escola.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • LUARA CAMPOS, projeto vida nova , Rio de Janeiro - disse:
    luaracampos_@hotmail.com

    25/08/2012

    Cinco estrelas

    ÓTIMO! PERFEITO! AMEI! TUDO QUE EU PRECISAVA!!! Mas esse site (http://www.offjazz.com/vid-tap.html) não está abrindo... alguém pode ajudar???


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.