13/12/2010
Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Eliana Aparecida Carleto e Luciana Soares Muniz
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de ensino e aprendizagem |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Metodologia de resolução de problemas |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Formas de organização dos conteúdos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Orientações didáticas para alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
Professor é necessário que o aluno tenha habilidades básicas de leitura e de escrita. Deverá também ser capaz de expor seu pensamento através da linguagem oral e conhecer os numerais.
Professor, nossa proposta em todos os momentos, é realizar jogos que propicie uma aproximação de temas da Matemática, no intuito de estimular cada vez mais o raciocínio lógico matemático dos alunos.
Professor, esse jogo, propicia a comparação dos numerais e também suas quantidades.
Organize a turma em duplas e providencie 20 cartas tipo de dominó para cada uma. Serão 10 cartas de 1 a 10 na cor vermelha e 10 cartas de 1 a 10 na cor verde. Veja:
Fonte: Acervo da autora
Vamos jogar?
JOGO DA BATALHA
Regras:
OBSERVAÇÃO:
Para o caso de cartas de mesmo valor é preciso combinar antecipadamente. Há várias possibilidades:
Em seguida, solicite que os alunos registrem no caderno de matemática o nome do jogo e os objetivos.
Seria interessante, que os alunos realizassem a soma das quantidades obtidas nas cartas e as registrassem no caderno.
Professor, outro jogo que envolve a matemática e o contato entre os pares é esse.
Oba! Jogos!
DESCUBRA
Material:
Fonte: Acervo da autora
Fonte: Acervo da autora
Fonte: Acervo da autora
Participantes: 2
Regras:
OBSERVAÇÃO:
O numeral 8, por exemplo, pode ser descoberto quando as faces dos dados apresentarem 3 e 5 pontos ou 4 e 4 pontos ou 2 e 6 pontos. Se a casa do 8 já estiver descoberta e o jogador fizer 8 pontos, passa a vez.
VARIAÇÕES:
O jogo poderá começar com as casas descobertas. Os jogadores vão cobrindo as casas à medida que obtiverem os totais correspondentes.
Professor, organize a turma em duplas e apresente o seguinte jogo:
CORRIDA AO CASTELO
Materiais:
Fonte: Acervo da autora
Fonte: Acervo da autora
Regras:
Fonte: acervo da autora
Em seguida, pergunte o que acharam do jogo e peça para justificarem. Proponha as seguintes atividades no caderno:
1 – Qual numeral vem antes? Qual numeral vem depois? Complete o quadro abaixo:
ANTES |
NÚMERO |
DEPOIS |
|
16 |
|
|
10 |
|
|
13 |
|
|
24 |
|
2 - Volte colocando os numerais indicados em ordem decrescente:
a) 20, 19, 18
b) 10, 9, 8
c) 50, 49, 48
3 - Complete:
Inicie do |
Ande para a frente |
Você vai chegar ao |
5 |
1 passo |
|
17 |
4 passos |
|
21 |
7 passos |
|
Agora, calcule:
5 + 1 =
17 + 4 =
21 + 7 =
Inicie do |
Volte |
Você vai chegar ao |
25 |
3 passos |
|
26 |
5 passos |
|
37 |
6 passos |
|
Agora, calcule:
15 – 3 =
26 – 5 =
37 – 6 =
4 - Descubra o segredo e complete as sequências numéricas:
a) 30 – 32 – 34 - ___- ___- 40 – 42 - ___ - 46 - ___ - ___ - 52 -___ - ___ - ___- 60
b) 0 – 5 – 10 – 15 – __ - __ - __ - __ - 40 – ___ - ___ - ___- 60
c) 21 – 26- 31 - __ - __ - ___ - ___ - ___ - 61
Professor, você também poderá montar um tabuleiro com uma numeração maior, de acordo com o nível de seus alunos e propor atividades com esses numerais.
Professor, é de suma importância observar se as crianças estão participando e realizando as atividades propostas. Nesse sentido, você deverá perceber por meio de registros individuais as facilidades e as dificuldades de cada aluno com relação aos jogos trabalhados, no que diz respeito, às comparações de numerais e operações.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!