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Jogo e matemática: uma mistura que dá certo

 

13/12/2010

Autor e Coautor(es)
MARIANE ELLEN DA SILVA
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Eliana Aparecida Carleto e Luciana Soares Muniz

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de ensino e aprendizagem
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Metodologia de resolução de problemas
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Formas de organização dos conteúdos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Orientações didáticas para alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  •   Comparar números por meio de jogos;
  •   Realizar operações de adição;
  •   Reconhecer os numerais;
  •   Desenvolver o raciocínio lógico matemático.
Duração das atividades
Aproximadamente 180 minutos – Três (3) atividades de sessenta (60) minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Professor é necessário que o aluno tenha habilidades básicas de leitura e de escrita. Deverá também ser capaz de expor seu pensamento através da linguagem oral e conhecer os numerais.

Estratégias e recursos da aula

Estratégia e recursos da aula

Professor, nossa proposta em todos os momentos,  é realizar jogos que propicie uma aproximação de temas da  Matemática, no intuito de estimular cada vez mais o raciocínio lógico matemático dos alunos.

1ª Atividade:

Professor, esse jogo, propicia a comparação dos numerais e também suas quantidades.

Organize a turma em duplas e providencie 20 cartas tipo de dominó para cada uma. Serão 10 cartas de 1 a 10 na cor vermelha e 10 cartas de 1 a 10 na cor verde. Veja:

Fonte: Acervo da autora

  

Vamos jogar?                      

             JOGO DA BATALHA

Regras:  

  •        O jogo é realizado em duplas;
  •        Depois de embaralhadas, as cartas são todas distribuídas pelos dois jogadores. Cada um faz uma pilha com as figuras voltadas para baixo;  
  •         Cada jogador vira a carta superior de sua pilha e a coloca na mesa. Quem tiver o maior número recolhe as duas cartas;
  •         O jogo prossegue com cada jogador virando as cartas seguintes das pilhas até que estas acabem;
  •         Vence o jogo quem ganhar a carta com o maior número.

OBSERVAÇÃO:

Para o caso de cartas de mesmo valor é preciso combinar antecipadamente. Há várias possibilidades:

  •          Cada um ganha uma carta;
  •          As cartas ficam fora do jogo;
  •          As cartas ficam na mesa; quem ganhar a jogada seguinte leva todas;
  •          Uma solução sugerida pelos alunos ou pelo professor;
  •          Uma regra combinada com o seu parceiro.

Em seguida, solicite que os alunos registrem no caderno de matemática o nome do jogo e os objetivos.

Seria interessante, que os alunos realizassem a soma das quantidades obtidas nas cartas e as registrassem no caderno.

2ª atividade:

Professor, outro jogo que envolve a matemática e o contato entre os pares é esse.

Oba! Jogos!     

DESCUBRA        

                                                                                           

Material:

  •         1 tabuleiro de papelão com os numerais de 1 a 12

 

Fonte: Acervo da autora

  •         2 dados

Fonte: Acervo da autora

  •         20 tampinhas ou fichas para cobrirem os numerais que constam no tabuleiro

Fonte: Acervo da autora

 

Participantes: 2   

Regras:

  •          Cobrir todos os numerais do tabuleiro.
  •          O primeiro jogador lança os dados e conta o total de pontos; retira a tampinha da casa correspondente a esse total. O segundo jogador faz o mesmo. O primeiro torna a jogar, e assim por diante.
  •          Se faltar os numerais iguais ou menores  que 6 o jogador poderá escolher jogar com um ou dois dados.
  •          Ganha quem descobrir primeiro todas as casas.

OBSERVAÇÃO:

O numeral 8, por exemplo, pode ser descoberto quando as faces dos dados apresentarem 3 e 5 pontos ou 4 e 4 pontos ou 2 e 6 pontos. Se a casa do 8 já estiver descoberta e o jogador fizer 8 pontos, passa a vez.

VARIAÇÕES:

O jogo poderá começar com as casas descobertas. Os jogadores vão cobrindo as casas à medida que obtiverem os totais correspondentes.

3ª Atividade:

Professor, organize a turma em duplas e apresente o seguinte jogo:  

 CORRIDA AO CASTELO

Materiais:

  •          Uma trilha   

 

Fonte: Acervo da autora

  •          Um dado  

       

Fonte: Acervo da autora

  •          Um marcador para cada criança

  

Regras:

  •         Cada jogador lança o dado e anda na trilha de acordo com a quantidade obtida no dado.
  •          Quando parar em uma estrela leia a mensagem e faça o que se pede:

Fonte: acervo da autora

Em seguida, pergunte o que acharam do jogo e peça para justificarem. Proponha as seguintes atividades no caderno:

1 – Qual numeral vem antes? Qual numeral vem depois? Complete o quadro abaixo:

ANTES

NÚMERO

DEPOIS

16

10

13

24

2 -  Volte colocando os numerais indicados em ordem decrescente:  

a)      20, 19, 18

b)      10, 9, 8

c)      50, 49, 48

3 -  Complete:

Inicie do  

Ande para a frente

Você vai chegar ao

5

1 passo

17

4 passos

21

7 passos

Agora, calcule:

5 + 1 =

17 + 4 =

21 + 7 =

Inicie do

Volte

Você vai chegar ao

25

3 passos

26

5 passos

37

6 passos

Agora, calcule:

15 – 3 =

26 – 5 =

37 – 6 =

4 -  Descubra o segredo e complete as sequências numéricas:

a)      30 – 32 – 34 - ___-  ___- 40 – 42 - ___ - 46 - ___ - ___ - 52 -___ - ___ - ___- 60  

b)      0 – 5 – 10 – 15 – __ - __ - __ - __ - 40 – ___ - ___ - ___- 60  

c)      21 – 26- 31 - __ - __ - ___ - ___ - ___ - 61

Professor, você também poderá montar um tabuleiro com uma numeração maior, de acordo com o nível de seus alunos e propor atividades com esses numerais.   

Recursos Complementares
Avaliação

Professor, é de suma importância observar se as crianças estão participando e realizando as atividades propostas. Nesse sentido, você deverá perceber por meio de registros individuais as facilidades e as dificuldades de cada aluno com relação aos jogos trabalhados, no que diz respeito, às comparações de numerais e operações.

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