Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Criando sua própria história/Ensino Especial

 

19/11/2010

Autor e Coautor(es)
Edelvira de Castro Quintanilha Mastroianni
imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Edelvira de Castro Quintanilha Mastroianni ; Charlene de Oliveira Rodrigues; Soellyn Elene Bataliotti

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

-Vivenciar inúmeras situações de comunicação oral para desenvolver gradativamente o interesse, o envolvimento do educando pela leitura e escrita;

-Ampliar o acesso do educando aos diferentes portadores textuais presentes em seu cotidiano por meio do manuseio de livros, revistas, histórias em quadrinhos e outros;

-Desenvolver a criatividade e imaginação por meio da construção e reconstrução de estórias.

Duração das atividades
Aproximadamente 50 minutos; uma (1) aula.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não é necessário conhecimento prévio.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1: Sequência da estória.

Material:  imagens diversas.

Formação: em fileiras, círculos, sentados, adequando a sua realidade professor.

Descrição da atividade: O professor começará contando uma estória e pedirá aos alunos que continuem a contá-la, porém eles deverão dar continuidade a esta a partir da imagem que o professor apresentar.

Ex: O professor começará... “Era uma vez um sapo que vivia numa lagoa, ele conhecia todos que moravam por lá, mas um dia...” (neste momento pedirá para que o primeiro da fila continue a estória e pegará uma das imagens que poderá ser um elefante) o aluno continuará a estória “... mas um dia um elefante chegou por lá e o sapo não o conhecia...” pegando mais uma imagem. O próximo aluno continuará e assim por diante até que todos participem. .

Figura 1: Disponível em: http://www.imagina.pt/wp-content/uploads/Caixa-de-imagens-v-002.png   

acesso em: 01.10.10.

Atividade 2: Estórias curtas.

Material: Lápis e papel.

Formação: grupos de 5 a 6 alunos.

Descrição da atividade: cada membro do grupo, de posse de papel e lápis, sem que nenhum dos demais alunos possam visualizar o que escreverão na folha, o professor pedirá para que se organizem numa sequência, do 1º, ao 6º.

Passo a passo para desenvolver a atividade:

1º Passo:  O primeiro aluno, seguindo a sequência organizada no início da atividade, escreverá no papel o nome de um homem; deverá ser um nome conhecido pelo grupo, podendo ser real ou fictício. Então o aluno dobrará folha de papel no final da sua escrita a fim de que o próximo colega não leia.

2º Passo: O próximo aluno deverá escrever  a palavra “encontrou” e um nome de uma mulher, também um nome conhecido, real ou fictício e dobrará a folha da mesma maneira que o colega anterior e passará para o colega ao lado.

3º Passo: Após, o terceiro aluno continuará a estória e deverá colocar um local (Exs:sorveteria, lanchonete, parque, entre outros), dobrará o papel e passará para o próximo.

4º Passo: Sem saber o que os demais escreveram até então, o aluno de posse do papel deverá escrever “Ele disse” e completar com outra frase como: Vamos comer pizza!. Assim, dobrará a sua parte e passará ao quinto aluno.

5º Passo: Este por sua vez deverá escrever “Ela disse” e escreverá uma frase para a mulher que foi atribuída anteriormente como: estou com dor de cabeça. Dobrará o papel e passará para o último do grupo.

6º Passo:O professor fechará dizendo para que o último aluno escreva “Então eles...” e pedirá para que o aluno complete.

Ao terminar o professor pedirá para que cada um do grupo leia como ficou a sua história, todos se divertirão!!    

Referência: Atividade adaptada de : MACGREGOR, Cynthia. 150 jogos não-competitivos para criança. Todo mundo ganha. Madras, São Paulo. 1999.

Figura 2: Disponível em: http://dre.madeira-edu.pt/baudeleitura/images/stories/Image/Administrador/historias_individuais.jpg 

acesso em: 01.10.10.

Atividade 3: Montando uma cena. 

Material: Listas de filmes conhecidos pelos alunos.

Descrição da atividade: Formando duas equipes, os alunos de cada equipe deverão se preparar para reproduzir e representar uma cena de um filme para a outra equipe. Esta deverá descobrir qual o nome do filme a partir da cena apresentada pela outra equipe. Cada uma das equipes terá o mesmo número de filmes, se a equipe acertar o filme somará pontos.  

Dicas de filmes para crianças: A grande família, Sherek, A era do gelo, entre outros.

Figura 3: Disponível em: http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:f9u2b_Fh02bqsM:http://img26.imageshack.us/img26/1176/monstrossa.jpg&t=1 

acesso em: 01.10.10.

Nota professor... As atividades propostas nesta aula favorecem ao educando o desenvolvimento em vários aspectos, dentre eles: o uso da criatividade e da imaginação; a língua oral e escrita; a organização das idéias de forma clara e coesa; raciocínio lógico entre outros.

Percebe professor... que ao desenvolver estratégias didáticas diversificadas, dinâmicas, e motivadoras atenderá de maneira mais adequada às dificuldades apresentadas pelas crianças .

Trabalhar com recursos lúdicos, visuais, tecnológicos a criança poderá apresentar maior interesse, aumentando gradativamente seu nível de envolvimento nas tarefas a ela delegadas, possibilitando assim, que apresente gradativamente um grau de importância, respeito, mais elevados, tornando-se mais compreensiva e participativa.Por isso:

- lembre-se do componente emocional da aprendizagem; estas crianças precisam de uma ajuda especial para encontrar prazer na aula; é fundamental ter em atenção às emoções envolvidas no processo de ensino-aprendizagem;

-utilize uma linguagem simplificada, pois assim mais facilmente será compreendido; abuse de uma linguagem colorida, facilitadora, trabalhando com recursos visuais diferenciados;

-preste atenção às crianças ou pessoas que a criança com DDA prende mais a atenção. Estas crianças têm necessidade de se sentirem envolvidas com alguém ou alguma coisa e assim, mais motivadas, maior será a facilidade de concentração e sintonização.

Recursos Complementares

Histórias Fantásticas!

Neste Objeto de Aprendizagem, as crianças poderão criar suas estórias, podendo clicar na atividade 1 ou 2.

Na atividade 1: A criança terá vários cenários onde poderá escolher seu personagem e criar a sua estória.

Na atividade 2: O aluno primeiro criará a sua estória, usando a sua imaginação. Depois poderá desenhar o que escreveu, usando a sua criatividade. Após a criação das estórias o professor deverá salvar cada uma em uma pasta no computador, e deixar disponível para que todos as visitem.  

Disponível em: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/11271 

acesso em: 02.10.10.

Ou poderá fazer a atividade on line em:

http://www.proativa.vdl.ufc.br/oa/historias/ 

acesso em: 02.10.10.

Avaliação

O professor deve avaliar:

- o nível de desenvolvimento do aluno em relação ao uso da imaginação e da criatividade;

- a coerência das idéias apresentadas pelos alunos durante o desenvolvimento das estórias trabalhadas;

-o envolvimento do aluno com os diferentes gêneros textuais.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.