19/11/2010
SAO PAULO - SP Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Edelvira de Castro Quintanilha Mastroianni ; Charlene de Oliveira Rodrigues; Soellyn Elene Bataliotti
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
-Vivenciar inúmeras situações de comunicação oral para desenvolver gradativamente o interesse, o envolvimento do educando pela leitura e escrita;
-Ampliar o acesso do educando aos diferentes portadores textuais presentes em seu cotidiano por meio do manuseio de livros, revistas, histórias em quadrinhos e outros;
-Desenvolver a criatividade e imaginação por meio da construção e reconstrução de estórias.
Não é necessário conhecimento prévio.
Atividade 1: Sequência da estória.
Material: imagens diversas.
Formação: em fileiras, círculos, sentados, adequando a sua realidade professor.
Descrição da atividade: O professor começará contando uma estória e pedirá aos alunos que continuem a contá-la, porém eles deverão dar continuidade a esta a partir da imagem que o professor apresentar.
Ex: O professor começará... “Era uma vez um sapo que vivia numa lagoa, ele conhecia todos que moravam por lá, mas um dia...” (neste momento pedirá para que o primeiro da fila continue a estória e pegará uma das imagens que poderá ser um elefante) o aluno continuará a estória “... mas um dia um elefante chegou por lá e o sapo não o conhecia...” pegando mais uma imagem. O próximo aluno continuará e assim por diante até que todos participem. .
Figura 1: Disponível em: http://www.imagina.pt/wp-content/uploads/Caixa-de-imagens-v-002.png
acesso em: 01.10.10.
Atividade 2: Estórias curtas.
Material: Lápis e papel.
Formação: grupos de 5 a 6 alunos.
Descrição da atividade: cada membro do grupo, de posse de papel e lápis, sem que nenhum dos demais alunos possam visualizar o que escreverão na folha, o professor pedirá para que se organizem numa sequência, do 1º, ao 6º.
Passo a passo para desenvolver a atividade:
1º Passo: O primeiro aluno, seguindo a sequência organizada no início da atividade, escreverá no papel o nome de um homem; deverá ser um nome conhecido pelo grupo, podendo ser real ou fictício. Então o aluno dobrará folha de papel no final da sua escrita a fim de que o próximo colega não leia.
2º Passo: O próximo aluno deverá escrever a palavra “encontrou” e um nome de uma mulher, também um nome conhecido, real ou fictício e dobrará a folha da mesma maneira que o colega anterior e passará para o colega ao lado.
3º Passo: Após, o terceiro aluno continuará a estória e deverá colocar um local (Exs:sorveteria, lanchonete, parque, entre outros), dobrará o papel e passará para o próximo.
4º Passo: Sem saber o que os demais escreveram até então, o aluno de posse do papel deverá escrever “Ele disse” e completar com outra frase como: Vamos comer pizza!. Assim, dobrará a sua parte e passará ao quinto aluno.
5º Passo: Este por sua vez deverá escrever “Ela disse” e escreverá uma frase para a mulher que foi atribuída anteriormente como: estou com dor de cabeça. Dobrará o papel e passará para o último do grupo.
6º Passo:O professor fechará dizendo para que o último aluno escreva “Então eles...” e pedirá para que o aluno complete.
Ao terminar o professor pedirá para que cada um do grupo leia como ficou a sua história, todos se divertirão!!
Referência: Atividade adaptada de : MACGREGOR, Cynthia. 150 jogos não-competitivos para criança. Todo mundo ganha. Madras, São Paulo. 1999.
Figura 2: Disponível em: http://dre.madeira-edu.pt/baudeleitura/images/stories/Image/Administrador/historias_individuais.jpg
acesso em: 01.10.10.
Atividade 3: Montando uma cena.
Material: Listas de filmes conhecidos pelos alunos.
Descrição da atividade: Formando duas equipes, os alunos de cada equipe deverão se preparar para reproduzir e representar uma cena de um filme para a outra equipe. Esta deverá descobrir qual o nome do filme a partir da cena apresentada pela outra equipe. Cada uma das equipes terá o mesmo número de filmes, se a equipe acertar o filme somará pontos.
Dicas de filmes para crianças: A grande família, Sherek, A era do gelo, entre outros.
Figura 3: Disponível em: http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:f9u2b_Fh02bqsM:http://img26.imageshack.us/img26/1176/monstrossa.jpg&t=1
acesso em: 01.10.10.
Nota professor... As atividades propostas nesta aula favorecem ao educando o desenvolvimento em vários aspectos, dentre eles: o uso da criatividade e da imaginação; a língua oral e escrita; a organização das idéias de forma clara e coesa; raciocínio lógico entre outros.
Percebe professor... que ao desenvolver estratégias didáticas diversificadas, dinâmicas, e motivadoras atenderá de maneira mais adequada às dificuldades apresentadas pelas crianças .
Trabalhar com recursos lúdicos, visuais, tecnológicos a criança poderá apresentar maior interesse, aumentando gradativamente seu nível de envolvimento nas tarefas a ela delegadas, possibilitando assim, que apresente gradativamente um grau de importância, respeito, mais elevados, tornando-se mais compreensiva e participativa.Por isso:
- lembre-se do componente emocional da aprendizagem; estas crianças precisam de uma ajuda especial para encontrar prazer na aula; é fundamental ter em atenção às emoções envolvidas no processo de ensino-aprendizagem;
-utilize uma linguagem simplificada, pois assim mais facilmente será compreendido; abuse de uma linguagem colorida, facilitadora, trabalhando com recursos visuais diferenciados;
-preste atenção às crianças ou pessoas que a criança com DDA prende mais a atenção. Estas crianças têm necessidade de se sentirem envolvidas com alguém ou alguma coisa e assim, mais motivadas, maior será a facilidade de concentração e sintonização.
Histórias Fantásticas!
Neste Objeto de Aprendizagem, as crianças poderão criar suas estórias, podendo clicar na atividade 1 ou 2.
Na atividade 1: A criança terá vários cenários onde poderá escolher seu personagem e criar a sua estória.
Na atividade 2: O aluno primeiro criará a sua estória, usando a sua imaginação. Depois poderá desenhar o que escreveu, usando a sua criatividade. Após a criação das estórias o professor deverá salvar cada uma em uma pasta no computador, e deixar disponível para que todos as visitem.
Disponível em: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/11271
acesso em: 02.10.10.
Ou poderá fazer a atividade on line em:
http://www.proativa.vdl.ufc.br/oa/historias/
acesso em: 02.10.10.
O professor deve avaliar:
- o nível de desenvolvimento do aluno em relação ao uso da imaginação e da criatividade;
- a coerência das idéias apresentadas pelos alunos durante o desenvolvimento das estórias trabalhadas;
-o envolvimento do aluno com os diferentes gêneros textuais.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!