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Rios, lagoas ou mares: esclarecendo

 

13/12/2010

Autor e Coautor(es)
MARIANE ELLEN DA SILVA
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Eliana Aparecida Carleto e Luciana Soares Muniz

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Orientações didáticas para alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Formas de organização dos conteúdos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de ensino e aprendizagem
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  •   Diferenciar rios, lagoas e mares;
  •   Pesquisar sobre o rio da sua cidade;
  •   Trabalhar com músicas e poesias sobre o tema.
Duração das atividades
Aproximadamente 240 minutos – Quatro (4) atividades de sessenta ( 60) minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Professor, é necessário que o aluno tenha habilidades básicas de leitura e de escrita. Deverá também ser capaz de expor seu pensamento através da linguagem oral.

Estratégias e recursos da aula

1ª Atividade:

   SENSIBILIZAÇÃO

EXPLORANDO:  LEITURA DOS POEMAS

  • Organize a turma em 3 grupos e entregue um poema para cada grupo. Solicite que faça a leitura individual e depois treinem a leitura em grupo para que possam apresentar para a turma.
  • Cada grupo poderá escolher a forma de apresentar o poema: jogral, por alguns elementos do grupo, utilizando movimentos ou outros.
  • Solicite também que ilustrem o poema, pois a forma com o aluno ilustra também revela o que ele compreendeu, ou seja, ele está interpretando.

Professor, providencie três poemas: um sobre rio, outro sobre lagoa e sobre mar. Sugerimos:

Os Rios

Os rios que eu encontro

 Vão seguindo comigo.

Rios são de água pouca,

em que a água sempre está por um fio.

 Cortados no verão

 Que faz secar todos os rios.

Rios todos com nome

 e que abraço como a amigos.

 Uns com nome de gente,

outros com nome de bicho,

 uns com nome de santo,

 muitos só com apelido.

 Mas todos como a gente (...)

Autor: João Cabral de Melo Neto

Lagoa

Eu não vi o mar.

Não sei se o mar é bonito,

 não sei se ele é bravo.

O mar não me importa.

Eu vi a lagoa.

A lagoa, sim.

A lagoa é grande

 E calma também.

 Na chuva de cores

 da tarde que explode

a lagoa brilha

a lagoa se pinta

 de todas as cores.

 Eu não vi o mar. Eu vi a lagoa...

                                                                                     

  Autor: Carlos Drummond de Andrade

A onda

A onda anda

 Aonde anda

                   A onda?

A onda ainda

Ainda onda

Ainda anda

                Aonde?

Aonde?

A onda a onda

Autor: Manuel Bandeira

Logo após, prepare perguntas para cada grupo:

Grupo 1 ( RIO) 

 a)      Vocês já viram um rio?

b)       Conhecem alguns nomes de rio?

c)       Na sua cidade tem rio?

d)       Qual o nome dele?

e)       Se não, pergunte: Vocês já viram na televisão ou em outro lugar?

Grupo 2 (LAGOA)

a)      Como vocês imaginam uma lagoa?

b)      Será calma ou agitada?

c)      Na sua cidade tem lagoa?

d)      Qual o nome dela?

e)      Se não, pergunte: Vocês já viram na televisão ou em outro lugar?

Grupo 3 (MAR)

 a)      Para vocês, aonde anda a onda?

 b)      Vocês já viram um mar?

c)       Na sua cidade tem mar?

d)       Qual o nome dele?

e)       Se não, pergunte: Vocês já viram na televisão ou em outro lugar?

Depois que cada grupo responder, propicie um diálogo com a turma refletindo sobre as respostas dos alunos. Em seguida, problematize:

  •          Haveria diferença entre rio, lagoa ou mar?
  •          Quais seriam?

Anote as possíveis hipóteses em uma cartolina e fixe na parede da sala de aula para que depois do desenvolvimento do trabalho, os alunos possam perceber o avanço no aprendizado.

2ª Atividade:

Professor, providencie várias imagens de rios, lagoas e mares e apresente à turma. Veja algumas:

Rios

Rio Amazonas, o mais extenso do mundo e o maior em volume d´água

http://www.h2oco2.blogger.com.br/2008_02_01_archive.html

http://herculano-coisasdobrasil.blogspot.com/2009/10/rio-sao-francisco-coisas-do-brasil.html 

Lagoas

http://morabem.webs.com/estoriamorabem.htm 

Lagoa Rodrigo de Freitas no Rio de Janeiro  

http://br.olhares.com/lagoa_rodrigo_de_freitas_foto186811.html  

Mares

 http://br.olhares.com/a_mais_bela_praia_do_rio_de_janeiro_foto1711906.html 

http://www.webbusca.com.br/pagam/rio_de_janeiro/rio_de_janeiro_ipanema_fotos.asp 

Entregue uma imagem para cada aluno observar e logo após escreva na lousa ou em um papel para fixar no mural da sala de aula.

RIOS                                                                                    LAGOAS                                                                               MARES

Solicite que cada criança fixe a imagem na lousa ou no papel, tendo em vista o que acha sobre a imagem se é rio, lagoa ou mar.

Logo após explique que:

  •         O rio é uma corrente natural de água que flui continuamente. Possui um tamanho considerável e desemboca no mar, num lago ou até em outro rio.
  •         A Lagoa é uma porção de água cercada por terra. Diferente do que muitos pensam, a lagoa é menor do que um lago.
  •         O mar é uma longa extensão de água salgada conectada com um oceano.

Professor, depois da explicação peça para as crianças verificarem qual imagem tinham observado e se fixaram no local correto.

3ª Atividade:

Professor, antes da pesquisa sugerida na 4ª atividade, seria interessante retratar a ação da água em um rio, pois o aluno deverá compreender que as águas dos rios não ficam paradas, elas seguem um curso, com origem e destino certo. Observe o exemplo:

Nascente - onde o rio nasce. Localiza-se em terras mais altas.

Rio afluente - joga suas águas no rio principal

Margens - São as terras que ficam ao lado do rio.

Rio principal - rio com maior volume de água

Foz - onde o rio desagua suas águas. Pode ser em outro rio, lago ou mar.

Veja:

Fonte: Acervo da autora

Em seguida, prepare a seguinte atividade para a turma:

Observação: Escolhemos imagens do rio São Francisco, mas você poderá providenciar de outros rios também.   

  •          Observe as imagens e complete as frases:

http://www.mototour.com.br/diariobordo_23_12_08.html

 Aqui são as proximidades do local onde nasce o rio São Francisco. Sua nascente fica em Minas Gerais.

http://juazeirodabahia.blogspot.com/

Às margens do rio São Francisco desenvolveram-se várias cidades, como Juazeiro, na Bahia.  

http://www.birdfinders.co.uk/news/texas2005pics.htm

O rio Grande (ao fundo) é afluente do rio São Francisco.

 http://sosriosdobrasil.blogspot.com/2008/12/na-foz-do-rio-so-francisco-terrorismo.html  

 

 A foz do rio São Francisco fica entre Sergipe e Alagoas. Aqui o vemos desaguando no oceano atlântico.  

4ª atividade:

Professor, nesse momento, solicite que os alunos façam uma pesquisa sobre o rio existente na cidade onde moram. Você poderá organizar a turma em grupos.

Sugerimos o seguinte roteiro:

  •    Nome do rio.
  •    Local da nascente.
  •    Nome das cidades que se localizam nas margens do rio.
  •    Nomes dos rios afluentes.
  •    Local da foz do rio

Depois da pesquisa, socialize os resultados e deixe-os registrados no caderno de Geografia.

Professor, se em sua cidade não tem nenhum rio você poderá sugerir que os alunos pesquisem sobre um rio que esteja mais próximo da cidade onde residem.

VARIAÇÕES:

Professor, se você preferir, poderá realizar um estudo mais aprofundado abordando lagoa ou mar, de acordo com sua região.

Recursos Complementares
Avaliação

Professor, é de suma importância observar se as crianças estão participando e realizando as atividades propostas. Nesse sentido, você deverá perceber por meio de registros individuais as facilidades e as dificuldades de cada aluno com relação ao conceito de rio, lagoa e mar, bem como o alcance dos objetivos propostos.

Opinião de quem acessou

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Opiniões

  • Karina, Outros Países - disse:
    karina.andrade8@yahoo.com.br

    08/11/2012

    Cinco estrelas

    eu adorei a aula , me ajudou para fazer as minhas pesquisas que valiam nota valeu ! beijos ! obrigado s2


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