13/12/2010
Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Eliana Aparecida Carleto e Luciana Soares Muniz
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Orientações didáticas para alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Formas de organização dos conteúdos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de ensino e aprendizagem |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Professor, é necessário que o aluno tenha habilidades básicas de leitura e de escrita. Deverá também ser capaz de expor seu pensamento através da linguagem oral.
SENSIBILIZAÇÃO
EXPLORANDO: LEITURA DOS POEMAS
Professor, providencie três poemas: um sobre rio, outro sobre lagoa e sobre mar. Sugerimos:
Os Rios
Os rios que eu encontro
Vão seguindo comigo.
Rios são de água pouca,
em que a água sempre está por um fio.
Cortados no verão
Que faz secar todos os rios.
Rios todos com nome
e que abraço como a amigos.
Uns com nome de gente,
outros com nome de bicho,
uns com nome de santo,
muitos só com apelido.
Mas todos como a gente (...)
Autor: João Cabral de Melo Neto
Lagoa
Eu não vi o mar.
Não sei se o mar é bonito,
não sei se ele é bravo.
O mar não me importa.
Eu vi a lagoa.
A lagoa, sim.
A lagoa é grande
E calma também.
Na chuva de cores
da tarde que explode
a lagoa brilha
a lagoa se pinta
de todas as cores.
Eu não vi o mar. Eu vi a lagoa...
Autor: Carlos Drummond de Andrade
A onda
A onda anda
Aonde anda
A onda?
A onda ainda
Ainda onda
Ainda anda
Aonde?
Aonde?
A onda a onda
Autor: Manuel Bandeira
Logo após, prepare perguntas para cada grupo:
Grupo 1 ( RIO)
a) Vocês já viram um rio?
b) Conhecem alguns nomes de rio?
c) Na sua cidade tem rio?
d) Qual o nome dele?
e) Se não, pergunte: Vocês já viram na televisão ou em outro lugar?
Grupo 2 (LAGOA)
a) Como vocês imaginam uma lagoa?
b) Será calma ou agitada?
c) Na sua cidade tem lagoa?
d) Qual o nome dela?
e) Se não, pergunte: Vocês já viram na televisão ou em outro lugar?
Grupo 3 (MAR)
a) Para vocês, aonde anda a onda?
b) Vocês já viram um mar?
c) Na sua cidade tem mar?
d) Qual o nome dele?
e) Se não, pergunte: Vocês já viram na televisão ou em outro lugar?
Depois que cada grupo responder, propicie um diálogo com a turma refletindo sobre as respostas dos alunos. Em seguida, problematize:
Anote as possíveis hipóteses em uma cartolina e fixe na parede da sala de aula para que depois do desenvolvimento do trabalho, os alunos possam perceber o avanço no aprendizado.
Professor, providencie várias imagens de rios, lagoas e mares e apresente à turma. Veja algumas:
Rios
Rio Amazonas, o mais extenso do mundo e o maior em volume d´água
http://www.h2oco2.blogger.com.br/2008_02_01_archive.html
http://herculano-coisasdobrasil.blogspot.com/2009/10/rio-sao-francisco-coisas-do-brasil.html
Lagoas
http://morabem.webs.com/estoriamorabem.htm
Lagoa Rodrigo de Freitas no Rio de Janeiro
http://br.olhares.com/lagoa_rodrigo_de_freitas_foto186811.html
Mares
http://br.olhares.com/a_mais_bela_praia_do_rio_de_janeiro_foto1711906.html
http://www.webbusca.com.br/pagam/rio_de_janeiro/rio_de_janeiro_ipanema_fotos.asp
Entregue uma imagem para cada aluno observar e logo após escreva na lousa ou em um papel para fixar no mural da sala de aula.
RIOS LAGOAS MARES
Solicite que cada criança fixe a imagem na lousa ou no papel, tendo em vista o que acha sobre a imagem se é rio, lagoa ou mar.
Logo após explique que:
Professor, depois da explicação peça para as crianças verificarem qual imagem tinham observado e se fixaram no local correto.
Professor, antes da pesquisa sugerida na 4ª atividade, seria interessante retratar a ação da água em um rio, pois o aluno deverá compreender que as águas dos rios não ficam paradas, elas seguem um curso, com origem e destino certo. Observe o exemplo:
Nascente - onde o rio nasce. Localiza-se em terras mais altas.
Rio afluente - joga suas águas no rio principal
Margens - São as terras que ficam ao lado do rio.
Rio principal - rio com maior volume de água
Foz - onde o rio desagua suas águas. Pode ser em outro rio, lago ou mar.
Veja:
Fonte: Acervo da autora
Em seguida, prepare a seguinte atividade para a turma:
Observação: Escolhemos imagens do rio São Francisco, mas você poderá providenciar de outros rios também.
http://www.mototour.com.br/diariobordo_23_12_08.html
Aqui são as proximidades do local onde nasce o rio São Francisco. Sua nascente fica em Minas Gerais.
http://juazeirodabahia.blogspot.com/
Às margens do rio São Francisco desenvolveram-se várias cidades, como Juazeiro, na Bahia.
http://www.birdfinders.co.uk/news/texas2005pics.htm
O rio Grande (ao fundo) é afluente do rio São Francisco.
http://sosriosdobrasil.blogspot.com/2008/12/na-foz-do-rio-so-francisco-terrorismo.html
A foz do rio São Francisco fica entre Sergipe e Alagoas. Aqui o vemos desaguando no oceano atlântico.
Professor, nesse momento, solicite que os alunos façam uma pesquisa sobre o rio existente na cidade onde moram. Você poderá organizar a turma em grupos.
Sugerimos o seguinte roteiro:
Depois da pesquisa, socialize os resultados e deixe-os registrados no caderno de Geografia.
Professor, se em sua cidade não tem nenhum rio você poderá sugerir que os alunos pesquisem sobre um rio que esteja mais próximo da cidade onde residem.
VARIAÇÕES:
Professor, se você preferir, poderá realizar um estudo mais aprofundado abordando lagoa ou mar, de acordo com sua região.
http://ambientes.ambientebrasil.com.br/agua/artigos_agua_doce/terra_o_planeta_azul.html
http://educacao.uol.com.br/geografia/oceanos-mares.jhtm
http://meumundosustentavel.com/eco-glossario/recursos-hidricos/
Professor, é de suma importância observar se as crianças estão participando e realizando as atividades propostas. Nesse sentido, você deverá perceber por meio de registros individuais as facilidades e as dificuldades de cada aluno com relação ao conceito de rio, lagoa e mar, bem como o alcance dos objetivos propostos.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
08/11/2012
Cinco estrelaseu adorei a aula , me ajudou para fazer as minhas pesquisas que valiam nota valeu ! beijos ! obrigado s2