Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Explicando o significado da palavra folclore e contextualizando algumas lendas.

 

17/11/2010

Autor e Coautor(es)
MIGUEL VICTOR NEVES SARAIVA
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Marcos Vinícios Pimentel de Andrade

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Arte Visual O fazer artístico
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Atividades rítmicas e expressivas
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Educação Infantil Movimento Coordenação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- o significado da palavra folclore, resgatando algumas lendas folclóricas das culturas regionais brasileiras.                   

- a lenda folclórica do negrinho do pastoreiro, e compreender seu valor histórico.                

- brincadeiras lúdicas com o tema trabalhado.

Duração das atividades
50 min/1 aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Fonte: http://adpereira.files.wordpress.com/2009/11/lendas-folclore-brasileiro.jpg  

Nesta primeira aula do planejamento sobre as lendas Folclóricas Brasileiras, o professor explicará as crianças o significado da palavra “folclore” e como são construídas as lendas folclóricas.O folclore é um gênero de cultura de origem popular, constituído pelos costumes e tradições populares transmitidos de geração em geração. Todos os povos possuem suas tradições, crendices e superstições, que se transmitem através de lendas, contos, canções, danças, religiosidade, brincadeiras infantis, mitos, idiomas e dialetos característicos, adivinhações, festas e outras atividades culturais que nasceram e se desenvolveram com o povo.

Vale lembra que esse planejamento é para ser colocado em prática na Educação Infantil e nos primeiros anos do Ensino Fundamental Inicial. Sendo assim, uma forma lúdica de se começar essa aula, é apresentando para os alunos os vídeos sobre folclore abaixo:

Vídeo: http://folcloreportaldoprofessor.wordpress.com/  

http://www.youtube.com/watch?v=k2N3_Dwdltg&feature=related 

Depois de passar esses dois vídeos para os alunos, o professor perguntará quais foram às lendas folclóricas apresentadas e se alguém conhece mais alguma lenda que não foi relacionada em nenhum dos dois vídeos.

Em seguida, o professor explicará que nessa primeira aula os alunos conhecerão a lenda do Neguinho do Pastoreiro. Por ter surgido no período da escravidão no Brasil, essa lenda mostra muito bem a violência e a injustiça imposta aos escravos. Por isso o professor poderá também explicar um pouco as crianças o que foi a escravidão e qual o seu papel para o Brasil.

Fonte: http://2.bp.blogspot.com/_pzYOJhobpOU/THP59jsG7oI/AAAAAAAAAug/ExYGkeL4qoo/s1600/NegrinhoPastoreio.jpg  

De acordo com a lenda, havia um menino negro escravo, de quatorze anos, que possuía a tarefa de cuidar do pasto e dos cavalos de um rico fazendeiro. Porém, num determinado dia, o menino voltou do trabalho e foi acusado pelo patrão de ter perdido um dos cavalos. O fazendeiro mandou açoitar o menino, que teve que voltar ao pasto para recuperar o cavalo. Após horas procurando, não conseguiu encontrar o tal cavalo. Ao retornar á fazenda foi novamente castigado pelo fazendeiro. Desta vez, o patrão, para aumentar o castigo, colocou o menino pelado dentro de um formigueiro. No dia seguinte, o patrão foi ver a situação do menino escravo e ficou surpreso. O garoto estava livre, sem nenhum ferimento e montado no cavalo baio que havia sumido. Conta à lenda que foi um milagre que salvou o menino, que foi transformado num anjo.

Para que os alunos possam compreender melhor a lenda, o professor contará a história passo a passo com o vídeo abaixo.

http://www.youtube.com/watch?v=j7SQIvecNRo&feature=related 

Atividade 1

Depois de ter apresentado a lenda do Neguinho do Pastoreiro para os alunos, o professor distribuirá uma folha de papel A4 para as crianças e pedirá que eles representem no papel o que eles entenderam da lenda e dos personagens ou alguma idéia nova que poderia ser incluída na lenda. Essa atividade estimulará a imaginação dos alunos e ainda servirá como uma diagnose para saber se os alunos entenderam a história.       

Atividade 2

Para essa atividade, o professor explicará que o Neguinho do Pastoreiro ficou conhecido como o protetor das pessoas que perdem algo. De acordo com a crença, ao perder alguma coisa, basta pedir para o menino do pastoreio que ele ajuda a encontrar. Assim, com os alunos na quadra de Educação Física, o professor dividirá a turma em três ou quatro grupos. Em seguida, explicará que cada grupo estará representado por uma cor (azul, amarelo, vermelho e verde), e terão que encontrar as “moedas” (rodelas de cartolina nas cores dos grupos) que foram perdidas na escola. E para facilitar a procura, o professor comentará com os grupos que o Neguinho do Pastoreiro deixou uma dica que ajudará a encontrar as “moedas”.

Dica: As moedas poderão ser encontradas onde eu fui amarrado e castigado pela primeira vez.

Resposta: Árvore

Por último, o professor explicará que todos os grupos terão até dez minutos para recolher todas as “moedas” da sua cor. O grupo que não completar deverá realizar uma prenda que será escolhida pelos outros grupos.

OBS: Para essa atividade, o professor antes de começar a aula deverá fixar as rodelas de cartolinas coloridas nas árvores da escola.   

Atividade 3

Como o Neguinho do Pastoreiro se tornou um excelente cavaleiro, nessa atividade os alunos terão que mostrar também que são bons cavaleiros. Para isso, o professor trabalhará com a imaginação dos alunos, distribuindo um bastão para cada grupo, que servirá como um cavalo. Assim, o professor colocará os grupos da atividade anterior de um lado da quadra, e as “moedas” que também foram utilizadas antes, no outro lado da quadra. Ao sinal do professor, um aluno de cada grupo, deverá se deslocar “cavalgando” até o outro lado, pegar a “moeda”, voltar para o lado inicial, e passar o “cavalo” para o outro aluno do grupo. Vencerá a disputa o grupo que resgatar todas as “moedas” primeiro.   

Ao final da aula o professor reunirá os alunos para uma avaliação da aula.

Recursos Complementares
Avaliação

Como forma de observar a aprendizagem dos objetivos dessa aula, o professor realizará algumas perguntas aos alunos:

a) O que significa a palavra folclore?

b) como surgi uma lenda folclórica?

c) Quem foi o Neguinho do Pastoreiro?

d) O que eles entendem pela palavra escravo ou escravidão?

e) O que foi mais difícil nas atividades práticas?

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 2/3 - 66.67%
  • Quatro estrelas 1/3 - 33.33%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.