17/11/2010
Marcos Vinícios Pimentel de Andrade
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Atividades rítmicas e expressivas |
Educação Infantil | Movimento | Coordenação |
- a lenda folclórica do Saci-Pererê, compreendendo o sentido da história contada pelo professor.
- aprender tarefas básicas do seu cotidiano, através de vídeos e educativos.
- Perceber a dificuldade do personagem em se deslocar com apenas uma das pernas, através de brincadeiras lúdicas.
- Participar das brincadeiras respeitando e cooperando com os colegas.
Não há necessidades de conhecimentos prévios.
Nesta aula o professor apresentará aos alunos a lenda do Saci-Pererê, mostrando suas características e curiosidades.
Fonte: http://inusitatus.blogtv.uol.com.br/img/Image/Inusitatus/2008/Outubro/saci_perere.jpg
O Saci-Pererê é uma lenda do folclore brasileiro e originou-se entre as tribos indígenas do sul do Brasil. O Saci possui apenas uma perna, usa um gorro vermelho e sempre está com um cachimbo na boca. Ele adora fazer travessuras e brincadeiras com os animais e com as pessoas. Segundo a lenda, o Saci está nos redemoinhos de vento e pode ser capturado jogando uma peneira sobre os redemoinhos. Quem consegue prende-lo tem direito a um desejo para ser realizado. A lenda conta também, que quem estiver sendo perseguido pelo Saci deverá jogar cordas com nós em seu caminho, pois ele irá parar para desatar os nós, o que dará tempo da pessoa fugir. Sugiro que essa lenda seja contada pelo professor, com a ajuda do vídeo abaixo.
Vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=QxK78Cts3Jo&feature=related
OBS: O áudio do vídeo não está muito bom, por isso aconselho ao professor retirar o som e contar ele mesmo a história para os alunos.
Atividade 1
Apesar de ser uma tarefa relativamente fácil, existem muitas crianças que chegam à escola e ainda não sabem amarrar seus próprios sapatos. Isso muitas vezes, gera ao professor de Educação Física e a outros professores certo transtorno, pois a aula é constantemente interrompida com pedidos das crianças para amarrar os sapatos. E é importante para a própria autonomia e segurança da criança que ela aprenda a realizar essa tarefa, pois nem sempre terá um adulto por perto. Essa atividade pode ser executada em sala de aula. O professor passará para os alunos um vídeo lúdico e educativo, mostrando a importância de se aprender a amarrar os sapatos.
Vídeo: http://videolog.uol.com.br/video.php?id=563340
Depois de passar o vídeo o professor pedirá que todas as crianças desamarrem os sapatos. Em seguida, pedirá que eles segurem um cadarço com a mão direita e outro com a mão esquerda, depois cruzará os dois cadarços, trocando de mão. Para terminar a primeira parte, os alunos passarão o cadarço que está na mão direita por dentro do espaço formado e irá puxá-lo, apertando o nó. Com isso as crianças já aprenderão a fazer um nó simples. Agora para realizar o laço, o professor pedirá que cada criança faça uma espécie de “orelha” com o cadarço, isto é, juntar a ponta do cadarço com a parte que está perto do primeiro nó realizado. E para finalizar, todos realizam o mesmo nó simples que foi ensinado na primeira parte. O professor repetirá esse exercício até que todos tenham automatizado o movimento.
Dica: Se o professor tiver trabalhando com uma turma com idade mais avançada, e todos já tenham esse conhecimento, o professor poderá ensinar novas formas de se amarrar o cadarço ou tipos de nós diferentes. Veja nos vídeos a seguir:
Vídeos: http://www.youtube.com/watch?v=MJ2mkMYCFQ0
http://www.youtube.com/watch?v=9lFDIQE9tK4
Atividade 2
Para essa segunda atividade, o professor começará um debate com os alunos sobre a PPNE (Pessoas Portadoras de Necessidades Especiais), especialmente pessoas como o personagem do Saci, descobrindo quais são as dificuldades de não ter uma perna, e como essas pessoas podem ter uma vida normal e saudável. Para enriquecer o debate, o professor estimulará os alunos a refletirem se a sua cidade está preparada para tratar essas pessoas com dignidade e, que eles possam exercer em plenitude a sua cidadania. Será perguntado também, se alguém conhece alguma pessoa com algum tipo de PPNE ( Pessoas Portadoras de Necessidades Especiais).
Depois dessa discussão, o professor pedirá que agora os alunos experimentem a sensação de ficar com uma perna só, como se realmente fossem portadores dessa necessidade. Então o primeiro passo será trabalhar o equilíbrio, ficando parado apoiado com apenas uma perna no chão, é importante que os alunos troquem de perna. Em seguida, será apresentado para turma o pique-saci. Quatro alunos serão escolhidos para serem os pegadores, e só poderão se deslocar pulando num pé só, os demais pode correr normalmente. Quando alguém for pego, torna-se também Saci e terá que ajudar o restante dos pegadores para pegar o restante da turma. A brincadeira termina quando todos virarem Saci.
Fonte: http://gooutside.terra.com.br/Edicoes/14/imagens/inverno8_50.gif
Dica: O professor poderá pedir também que os pegadores comecem correndo normalmente e os fugitivos se deslocando como Saci, invertendo a brincadeira.
Atividade 3
Nessa última atividade, o professor pedirá que todos os alunos tirem os sapatos, e coloquem no meio da quadra. Com a turma dividida em três grupos, o professor explicará que como de costume, o Saci aprontou uma travessura e misturou todos os sapatos no meio da quadra. Ao sinal do professor todos os alunos deverão se deslocar pulando num pé só, encontrar os respectivos sapatos, calçá-los e amarrá-los. Vencerá a equipe que terminar mais rápido.
Dica: Como na lenda, o professor poderá colocar no caminho entre os alunos e os sapatos, cordas com nós para que cada grupo desate antes de passar.
No final da aula, a turma será reunida para uma avaliação.
Sites: http://folcloreportaldoprofessor.wordpress.com/
http://www.brasilescola.com/folclore/saci-perere.htm
Alguns questionamentos serão importantes para verificar o aprendizado dos alunos na aula:
1- Quais são as características e curiosidades sobre a lenda do Saci-pererê?
2- Qual foi a forma mais fácil encontrada para se amarrar o sapato?
3- Qual foi a maior dificuldade encontrada nas atividades realizadas com uma perna só?
4- O que pode ser feito para facilitar a vida dos PPNE?
Quatro estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
25/08/2013
Quatro estrelastrabalho com a educação infantil em creche vou adaptar a aula achei mto lega!