25/11/2010
Aparecida Clemilda Porto
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Espaço e forma |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Matemática | Geometria |
Identificar ângulos retos e ângulo raso.
1ª etapa: Atividade em dupla
Recursos didáticos: cartolina ou isopor
Materiais a serem entregue às duplas:
ATENÇÃO
Os ângulos deverão ser recortados de forma que somente o professor saiba suas medidas. Sugestão: colocar cores iguais para medidas iguais.
Obs.: Os kits deverão conter ângulos recortados com diversas combinações de medidas.
ORIENTAÇÕES
Exemplo: 1º kit [(I) 30° e 60°; 45°; (II) 45° ; 20°, 20° e (III) 50°; 10°, 40° e 70°)
ATENÇÃO
Professor, registre no quadro a medida dos pares ( ou trio ...) de ângulos que os alunos conseguiram preencher o ângulo reto, explicando, então, que estes são chamados de ângulos complementares. A partir disso, solicite a eles que deem outros exemplos que ainda não constam da lista e, por fim, motive-os a construir, no caderno, o conceito de Ângulos Complementares.
2ª etapa
Entregar às duplas:
Obs.: Como na 1ª etapa, os kits deverão conter ângulos recortados com diversas combinações de medidas e em cores diferentes para que somente o professor conheça as respectivas medidas.
COM ESTE MATERIAL DEVEM:
Ex:
Proposta de jogo
Jogo: Dorminhoco 1
N° de jogadores: 2, 3 ou 6 jogadores(as)
Objetivos
O aluno deve ser capaz de:
Materiais
19 cartas de baralhos em que a soma de duas resulte 180° ( ou 90°) confeccionadas em cartolina ou papel cartaz e protegidas com papel contact.
Modo de jogar
[1] Retirado do livro:Lara, Isabel Cristina Machado de Jogando com a Matemática de 5ª a 8ª série.
A AVALIAÇÃO DEVERÁ VERIFICAR:
Três estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
08/11/2011
Uma estrelaeu acho que deveria ter atividades para os alunos aprenderem nao ideias para os professores.....
03/03/2011
Cinco estrelasPow muito show isso ai! Me ajudo pakas na aula!