Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Trabalhando com o sentido da visão, através da lenda do Boitatá

 

19/11/2010

Autor e Coautor(es)
MIGUEL VICTOR NEVES SARAIVA
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Marcos Vinícios Pimentel de Andrade

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Movimento Expressividade
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Atividades rítmicas e expressivas
Educação Infantil Natureza e sociedade Os seres vivos
Educação Infantil Movimento Coordenação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- a lenda folclórica do boitatá, compreendendo o sentido da história contada pelo professor.

- decidir e a atuar na realidade socioambiental de modo comprometido com a vida, com o bem-estar de cada um e da sociedade, local e global.                

- algumas brincadeiras sem o sentido da visão, uma das características do enredo desenvolvido.                  

- perceber as dificuldades das pessoas com necessidades visuais e o que podemos fazer para integrá-las melhor na sociedade.

Duração das atividades
50 min/1 aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidades de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

O professor começará essa aula contando a história do Boitatá, cuja figura é representada por uma grande cobra de fogo. O Boitatá protege as matas e os animais e tem a capacidade de perseguir e matar aqueles que desrespeitam a natureza. Acredita-se que esta lenda tem origem indígena e que seja um dos primeiros do folclore brasileiro. Foram encontrados relatos do boitatá em cartas do padre jesuíta José de Anchieta, em 1560. A lenda do boitatá foi criada pelo padre José de Anchieta, onde descreveu o boitatá como uma gigantesca cobra de fogo ondulada, com olhos que parecem dois faróis, couro transparente, que cintila nas noites em que aparece deslizando nas campinas e na beira dos rios. Alguns contam que o boitatá pode se transformar em uma tora em brasa, para assim queimar e punir quem coloca fogo nas matas. Diz à lenda que quem se depara com o boitatá geralmente fica cego, pode morrer ou até ficar louco. Assim, quando alguém se encontrar com o boitatá deve ficar parado, sem respirar e de olhos bem fechados.

Fonte: http://2.bp.blogspot.com/_Mr4uX6T7_2Y/TFr1k0K2ycI/AAAAAAAAAfE/c3SsL9vxOv0/s1600/boitata.jpg  

Dica: Essa aula pode fazer parte de um planejamento junto com outras disciplinas da Educação Infantil e do Ensino Fundamental Inicial, para trabalhar com o tema transversal do Meio Ambiente.       

Atividade 1   

Nessa primeira atividade, o professor começará uma discussão sobre a importância de preservação do meio ambiente, e o que cada um pode fazer para ajudar nessa preservação. E para ilustrar melhor esse debate o professor apresentará para os alunos um vídeo bem educativo sobre o meio ambiente. Veja o vídeo a seguir:

http://www.youtube.com/watch?v=a5aHMwVxdo0 

Em seguida, com a proposta de agradar o Boitatá e ajudar o meio ambiente, os alunos irão plantar um pé de feijão. Primeiro será distribuído para cada aluno, um copo plástico transparente, um pouco de algodão e dois caroços de feijão. Depois, o professor pedirá que os alunos coloquem o algodão dentro do copo e com um pouco de água eles irão umedecer o algodão. Cuidado para o algodão não ficar muito molhado, pois assim o feijão poderá apodrecer. Por último, todos colocarão seus nomes nos copos e colocarão para pegar um pouco de sol na janela da sala. Lembre de acompanhar o crescimento da plantinha na aula seguinte.

Fonte: http://castelinhoalicerce.com.br/c/wp-content/uploads/2009/09/dsc05724-225x300.jpg  

Dica 1: Como o feijão precisa ser regado pelo menos duas vezes por dia, o professor precisará da ajuda dos outros professores para que isso aconteça. Sugiro que a semente seja regada pelos alunos, com a orientação dos professores, no primeiro e no último tempo de aula.   

Dica 2: Quando a plantinha chegar a uma altura de 15 a 20 cm, o professor poderá pedir que os alunos levem para casa e achem um lugar com terra que possa ser plantada, ajudando assim o meio ambiente.  

Atividade 2   

Com a turma na quadra, o professor explicará que um aluno será escolhido para ser o Boitatá e os outros serão os caçadores. O Boitatá irá ficar no meio da quadra e os caçadores ficarão no final da quadra. Ao sinal do professor o Boitatá irar virar de costas para os caçadores, contar até três e virar novamente, nesse momento o caçador que estiver de olhos abertos ou se mexendo deverá recuar até a posição inicial. Quando o Boitatá estiver de costas, todos os caçadores se deslocarão ao seu encontro. O caçador que tocar primeiro no Boitatá, ficará no lugar dele e este ficará sendo caçador. Enquanto os caçadores estiverem de olhos fechados, o Boitatá poderá brincar com eles sem manter contato.       

Atividade 3   

Na terceira atividade, o professor trabalhará com os alunos o sentido da visão. Como o Boitatá tem uma excelente visão e pode cegar as pessoas, os alunos perceberão nessa atividade, a importância da visão e as dificuldades de quem não consegue enxergar. Para começar, os alunos se deslocarão pela quadra com os olhos fechados, e para se proteger dos outros alunos que também estarão de olhos fechados, colocarão as mãos para frente com o intuito de perceber a aproximação do colega. Em seguida, eles formarão duplas, onde um integrante da dupla ficará de olhos fechados e o outro ficará de olhos abertos para conduzir o parceiro pela quadra, se o professor desejar poderá colocar objetos pela quadra para testar a condução e a confiança das duplas. E por último, o professor explicará que quando a pessoa não tem a visão, ela tem que aprimorar a audição, assim, um da dupla ficará de olhos fechados e o outro se afastará para longe, e começará a chamar o nome do parceiro, este terá então que chegar até o local que sua dupla está.

No final da aula o professor reunirá a turma para uma avaliação final. 

Recursos Complementares
Avaliação

Para avaliar a aprendizagem dos alunos nesta aula, o professor realizará algumas perguntas:

a) Quais são as características do Boitatá?

b) Por que é importante a preservação do meio ambiente?

c) O que podemos fazer para ajudar o meio ambiente?

d) Para a plantinha crescer e se desenvolver o que devemos fazer?

e) O que é mais difícil quando não conseguimos enxergar?

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • VIVIANE EMANUELE, E. M. B VEREADOR ALFREDO ALEXANDRE GARCIA , Santa Catarina - disse:
    VIVIEMANUELE@GMAiIL.COM

    17/08/2014

    Cinco estrelas

    ESSAS AULAS SÃO MARAVILHOSAS...


  • Neida, EMEI Dorvalina Madruga , Rio Grande do Sul - disse:
    neidacardoso@bol.com.br

    21/11/2010

    Cinco estrelas

    Miguel, amei sua aula. Trabalho com educação infantil e sem dúvida vou fazer uma colinha. Sucesso para voce.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.